Em toda a sua história, o Cruzmaltino já disputou a competição internacional em duas oportunidades. Mas, afinal, o Vasco da Gama tem Mundial em sua história? Continue lendo para saber!
Quando o Vasco foi para o Mundial?
Fundada em 21 de agosto de 1898 por um grupo de remadores, a equipe carioca já disputou duas edições do Mundial de Clubes. A primeira oportunidade foi em 1998, quando o clube conquistou a Libertadores. Posteriormente, em 2000, o time do Rio de Janeiro voltou a ter a chance de conquistar o mundo.
Mundial de 1998
Naquela edição da Libertadores, o Vasco foi um dos três brasileiros na competição, ao lado do Grêmio e do Cruzeiro. Na primeira fase, somou oito pontos e se classificou em segundo lugar. Depois, bateu o Cruzeiro nas oitavas de final, com uma vitória por 2 a 1 na ida e um 0 a 0 na volta.
Pelas quartas de final, o Cruzmaltino encarou mais um brasileiro, o Grêmio. Sendo assim, empatou o primeiro jogo e venceu o segundo pelo placar mínimo. Posteriormente, encarou o River Plate e se aproveitou de uma vitória por 1 a 0 na ida para poder empatar em 1 a 1 na volta.
Finalmente, na grande decisão, o Vasco teve seu jogo mais tranquilo na fase final. Contra o Barcelona de Guayaquil, o time comandado por Antônio Lopes venceu as duas partidas. Dentro de casa, fez 2 a 0, com gols de Luizão e Donizete. No Equador, os mesmos jogadores marcaram e os cariocas levantaram a taça.
Desta maneira, o título carimbou a vaga do Vasco da Gama para o Mundial. Em Tóquio, no Japão, a equipe do Rio de Janeiro enfrentou ninguém menos que o Real Madrid, que, na época, contava com Roberto Carlos, Sávio, Seedorf e outras estrelas.
O sonho cruzmaltino durou pouco tempo. Já aos 25 minutos, o volante Nasa acabou fazendo um gol contra e abriu o placar para os merengues. Posteriormente, aos 12 minutos do segundo tempo, Juninho Pernambucano deu esperanças, empatando a partida. No entanto, Raúl, aos 38, colocou os espanhóis na frente e garantiu o título.
Mundial de 2000
Dois anos depois, a equipe brasileira teve mais uma chance de conquistar o mundo, desta vez com a regência da Fifa. Em um novo modelo de competição, o Vasco foi convidado para a competição por ter vencido a Libertadores em 1998, contrariando a grande mídia que pensava que a vaga seria do campeão da edição daquele ano.
Com a competição sendo toda realizada no Rio de Janeiro, o Almirante liderou o grupo B, com nove pontos e batendo o Manchester United por 3 a 1. Desta maneira, o clube se classificou para a final da competição, na qual enfrentou o Corinthians, líder do Grupo A que se classificou para a competição pelo título do Campeonato Brasileiro em 1988.
Na decisão, ninguém marcou gol no tempo normal no Maracanã. Nas penalidades máximas, a equipe paulista teve mais felicidade. Inicialmente, Gilberto errou a terceira cobrança vascaína, enquanto Marcelinho Carioca desperdiçou a quinta corintiana. No entanto, também na quinta batida, Edmundo errou e o troféu ficou com o Timão. Sendo assim, o Vasco da Gama não tem Mundial de Clubes.