Início » Futebol » Conheça o Universidad Católica Quito, principal clube de futebol do Equador

Conheça o Universidad Católica Quito, principal clube de futebol do Equador

Publicado em:

Última atualização:

Conhecer o adversário em um confronto é muito importante. No futebol, a prática pode garantir a vitória, a classificação e até mesmo o título. O Universidad Católica Quito, clube do Equador, esbarra frequentemente com equipes brasileiras em torneios da América do Sul, como a Libertadores e a Sul-Americana. Já enfrentou o Santos, Cruzeiro e Fluminense, mas o melhor resultado foi um empate contra a Raposa.

Chegou a hora de aprender sobre o time que disputa a primeira divisão do Campeonato Equatoriano. Quantos títulos o grupo coleciona? Quem são os jogadores que representam o elenco? Acompanhe o artigo e fique por dentro dos principais detalhes.

História do Universidad Católica Quito

A fundação do Universidad Católica de Quito foi decretada em 15 de maio de 1963, no Equador, após o acordo ministerial que autorizou o estatuto do time. Nesse contexto, o Doutor Manuel de Guzmán Polanco foi o primeiro presidente da história da instituição.

Entretanto, é importante voltar no tempo para entender como a ideia de criar um novo clube de futebol no Equador surgiu. Um ano antes, em 1962, a equipe da Pontifícia Universidade Católica ganhou o Campeonato Interuniversitária, em Guayaquil.

Ao retornar para Quito, tesoureiros da universidade, Carlos Egas, Hugo Albornoz, Padre José Rivera, Liborio López e Gustavo Riofrío, decidiram lutar para que o grupo de estudantes pudesse seguir jogando futebol. Sob as orientações do reitor da universidade, Padre Luis Orellana, o Universidad Católica Sports Club foi fundado.

O time começou no torneio amador e, em 1964, conquistou o acesso à primeira divisão do Campeonato Equatoriano, conforme as informações relatadas pelo jornal equatoriano Primicias. Em 1973, o Universidad Católica teve um de seus melhores anos ao conquistar o vice-campeonato nacional e a vaga na Libertadores.

Ficou entre a primeira e a segunda divisão de 1992 a 2008 e só retornou em definitivo em 2013. Com melhores resultados, o grupo passou a carimbar o passaporte para competições da Conmebol com frequência.

O Universidade Católica de Quito finalmente encontrou o equilíbrio perfeito para se manter na principal classe do futebol e, ao mesmo tempo, participar de partidas internacionais. O clube continua, desse modo, em sua complexa busca pelo título inédito.

Quantos títulos tem a Universidade Católica?

O Deportivo Universidad Católica não possui títulos de expressão, porque é um clube relativamente novo. O time faz parte da elite do Campeonato do Equador, mas só teve a oportunidade de festejar o caneco ao lado dos torcedores em passagens pela segunda divisão.

Em torneios internacionais, como a Libertadores e a Copa Sul-Americana, o grupo nunca trouxe para casa o troféu. O LDU Quito e o Independiente del Valle são os únicos equatorianos na história a vencerem as competições da Conmebol.

Confira, então, os títulos do clube:

  • 3 Segunda Divisão do Campeonato Equatoriano – 2012, 2007 e 1990

Desempenho em competições sul-americanas

O Universidad Católica de Quito soma 13 participações em competições da Conmebol: cinco na Libertadores e oito na Copa Sul-Americana. Apesar do bom retrospecto, a equipe equatoriana nunca chegou à final em nenhuma delas. Seu melhor resultado foi, nesse cenário, alcançar as oitavas de final.

Na Libertadores, o clube entrou em campo nas edições de 1974, 1980, 2021, 2022 e 2023. A melhor campanha foi a fase de grupos em 1974 e 1980, sob o antigo sistema de disputas, diferentemente do que conhecemos hoje.

Já na Sul-Americana, o time azul participou em 2014, 2015, 2016, 2017, 2019, 2020, 2022 e 2024. O melhor desempenho foi em 2019, quando passou da primeira e segunda etapa eliminatória e alcançou as oitavas de final. Por 3 a 3 no agregado, o argentino Independiente contou com o fator gol fora de casa em seu favor eliminou o Universidad Católica do campeonato.

Ainda na Sul-Americana, o esquadrão enfrentou três brasileiros em diferentes ocasiões: perdeu dois jogos para o Fluminense em 2017, na segunda fase eliminatória; foi derrotado pelo Santos na fase de grupos em 2022; por fim, encerrou a fase de grupos em 2024 com um empate e uma derrota contra o Cruzeiro.

Elenco atual

O time equatoriano tem 26 atletas. São oito estrangeiros, com quatro da Argentina; dois do Panamá; e um do Peru e da Venezuela. Por incrível que pareça, não há brasileiros no atual grupo.

Jorge Célico é o treinador do Universidad Católica desde janeiro de 2024. O argentino assumiu pela primeira vez o Universidad Católica em 2010. O ciclo acabou em 2017, quando Célico assumiu as categorias de base da Federação Equatoriana de Futebol, depois o Barcelona de Guayaquil e, então, o Deportivo Garcilaso, do Peru.

É importante ressaltar que o elenco equatoriano se destaca pelo coletivo, e não por talentos individuais. Agora, chegou o momento de conhecer cada um dos integrantes do Universidad Católica Quito:

Goleiros:

  • Rafael Romo, Johan Lara e Elías Valencia.

Defensores:

  • Gustavo Vallecilla, Fausto Grillo, Joshué Quiñónez, Luis Moreno, Rockson Renteria, Layan Loor, Luis Castillo, Gregori Anangono, Daykol Romero e Ignacio Mosquera.

Meias:

  • Kevin Minda, Rooney Troya, Facundo Martínez, Mauro Díaz e Luciano Nieto.

Atacantes:

  • Ismael Díaz, Aron Rodríguez, Kevin Quevedo, Emiliano Clavijo, Janus Vivar, José Fajardo, Jhon Cifuente e Byron Palacios.