O Unión La Calera é um clube de futebol chileno com uma história que remonta à sua fundação, em 1954. Localizado na cidade de La Calera, na região de Valparaíso, o clube tem uma trajetória marcada por participações em várias divisões do futebol chileno ao longo das décadas. Conheça a história do Unión La Calera.
Cenário atual do Unión La Calera
Em maio deste ano, em uma partida da Conmebol Sudamericana, o Cruzeiro conquistou uma vitória crucial sobre o Unión La Calera por 1 a 0, no Mineirão, com um gol marcado por Matheus Pereira.
A derrota do Unión La Calera nessa partida resultou na eliminação dos chilenos ainda na fase de grupos da competição. O resultado negativo da competição se soma ao mau desempenho no Campeonato Chileno de Futebol, conhecido como Campeonato Nacional de Primera División.
Conquistando vaga na competição desde 2011, após ficar nas divisões inferiores por muitas décadas, atualmente o Unión La Calera figura na zona de rebaixamento da Primera División. Enquanto o campeão de 2023, o Huachipato, tenta defender o título, o Universidad de Chile lidera a disputa.
Com 16 equipes, o Campeonato Chileno era tradicionalmente dividido em duas partes, Apertura e Clausura. Ou seja, cada semestre representava uma temporada, com dois campeões anuais ao final.
Porém, em 2018 teve início um movimento em direção a um formato único de temporada, com apenas um campeão por ano. O maior campeão do Campeonato Chileno de Futebol é o Colo-Colo, com um histórico de conquistas significativas ao longo das décadas. O clube foi fundado em 1925 e acumula 33 taças da competição em seu histórico.
Quais títulos o Unión La Calera já conquistou?
O Unión La Calera nunca conquistou um título em torneios de elite. Seus troféus estão nas divisões inferiores. Isso porque o clube venceu a Primera División B do Chile, equivalente à segunda divisão, três vezes: em 1960/1961, 1983/1984 e 2017/2018.
Já na terceira divisão, conhecida como Segunda División Profesional, o time levou a melhor em duas ocasiões: 1990 e 1999/2000. Além disso, desde 2019 o Unión La Calera iniciou uma participação sucessiva na Conmebol Sudamericana, mas ainda busca sua primeira vitória na competição.
Coquimbo Unido e San Luis são dois dos clubes mais destacados na história da Primera División B do futebol chileno, com ambos acumulando quatro títulos ao longo dos anos. O Coquimbo Unido conquistou seus títulos nas temporadas de 1962, 1977, 2018 e 2021, enquanto o San Luis venceu em 1955, 1958, 1980 e na temporada 2014/2015.
Já na história da Terceira Divisão do futebol chileno, Colchagua e Ñublense são os dois clubes mais proeminentes, cada um com três títulos conquistados ao longo de suas trajetórias. O Colchagua ergueu o troféu nas temporadas de 1998, e duas vezes em 2013, além de ter sido vice-campeão em 2007. Por outro lado, o Ñublense conquistou seus títulos nas temporadas de 1985, 1992 e 2004.
Quem é o maior rival do clube?
O maior rival do Unión La Calera é o clube chileno San Luis de Quillota. Assim, os clubes estrelam o Clásico Provincial (Clássico Provincial). Essa rivalidade se estende por várias décadas, possuindo raízes profundas na região central do Chile.
Aliás, um dos fatores que intensificou a competição entre as equipes ao longo dos anos foi a proximidade geográfica das duas cidades. San Luis joga em casa no estádio Lucio Fariña Fernández, enquanto Unión La Calera joga no estádio Nicolás Chahuán Nazar.
O primeiro confronto entre eles ocorreu em 5 de setembro de 1954, durante o torneio da segunda divisão. A partida terminou com um placar de 2 a 0 e com a vitória do clube mais antigo, o San Luis, fundado em 1919.