O futebol é um dos mais populares esportes ao redor do mundo. Na Europa, a modalidade leva os torcedores aos estádios e os transforma em fanáticos por seus times, uma paixão incondicional. No continente, o esporte é controlado pela União das Associações Europeias de Futebol, também chamada de UEFA. Mas você sabe qual é a função da entidade? Então siga no texto para tirar as dúvidas.
Como funciona a União das Associações Europeias de Futebol?
A UEFA, União das Associações Europeias de Futebol, é o órgão responsável pelo futebol em todo o continente europeu. É a entidade que realiza as competições de clubes profissionais e seleções. Ela também é encarregada de regulamentar o esporte na região. Aliás, é importante ressaltar que a federação é filiada à FIFA.
Torneios como a Liga dos Campeões, Liga Europa, Conference League, Liga das Nações e Eurocopa são executados pela UEFA. Cada detalhe, como os sorteios, chaveamentos, regulamentos, calendário, remuneração, regulamentação de direitos de imagens e a logística em estádios são garantidos pela organização.
Com o futebol se tornando cada vez mais popular, os europeus ansiavam por um órgão governamental que assumisse as rédeas do esporte e, assim, oferecesse mais oportunidades aos clubes e seleções. Dessa forma, três figuras se uniram para tirar a ideia do papel: Ottorino Barassi (Presidente da Federação Italiana de Futebol), José Crahay (Secretário-Geral da Associação Belga de Futebol) e Henri Delaunay (Presidente da Federação Francesa de Futebol à época).
O órgão nasceu, então, em junho de 1954, em Basileia, na Suíça, com o aval da FIFA. Rapidamente, surgiram duas das principais competições de futebol no continente: a Taça dos Clubes Campeões Europeus, atual Liga dos Campeões, e o Campeonato Europeu para equipes nacionais, a Eurocopa. Desse modo, aos poucos, surgiram outros torneios.
Quais são os países-membros da UEFA?
No total, 55 países fazem parte da UEFA. As seleções devem estar inscritas na entidade para concorrerem aos principais campeonatos, como a Copa do Mundo da FIFA, e até mesmo amistosos intercontinentais.
Além disso, a associação também identifica o coeficiente de seleções e clubes, que tem como objetivo ajudar equipes a se classificarem para as ligas. Assim, os times conquistam pontos através dos resultados entre as competições da UEFA. Isto é, quanto mais vitórias, melhor o coeficiente e a posição no ranking, dando mais privilégios aos elencos.
Você já sabe quantos países estão na União das Associações Europeias de Futebol. Confira, então, cada uma das seleções que está presente entre os campeonatos da entidade, de acordo com o site da UEFA:
- Albânia
- Andorra
- Armênia
- Áustria
- Azerbaijão
- Bielorrússia
- Bélgica
- Bósnia
- Bulgária
- Croácia
- Chipre
- República Tcheca
- Dinamarca
- Inglaterra
- Estônia
- Ilhas Faroé
- Finlândia
- França
- Geórgia
- Alemanha
- Gibraltar
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Israel
- Itália
- Cazaquistão
- Kosovo
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Moldávia
- Montenegro
- Holanda
- Macedônia do Norte
- Irlanda do Norte
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Irlanda
- Romênia
- Rússia
- San Marino
- Escócia
- Sérvia
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Suécia
- Suíça
- Turquia
- Ucrânia
- País de Gales
Principais competições
Falando sobre clubes profissionais, a UEFA possui três campeonatos de futebol: Champions League, Liga Europa e a Conference League. Em suma, todos eles trabalham sob o mesmo formato, assim como o número de participantes.
Não há dúvidas de que a Liga dos Campeões é definitivamente a competição mais importante do continente. O alto nível do futebol e as acirradas brigas pela taça o transformam no torneio mais atrativo da Europa. O Real Madrid é o maior campeão de todos os tempos, com 15 títulos, seguido do Milan, com sete, e Liverpool e Bayern de Munique, com seis cada.
Em contrapartida, a Liga Europa é a segunda competição mais importante. Nos últimos anos, o nível das partidas subiu, assim como a dificuldade em alcançar a decisão. Sendo assim, o Sevilla domina a lista de campeões com sete troféus, enquanto Inter de Milão, Juventus, Liverpool e Atlético de Madrid estão empatados, com três.
Por fim, em 2021, a UEFA criou a Liga Conferência, a terceira competição do continente. Esta é, inclusive, a oportunidade de equipes de menor expressão em pequenos países disputarem um grande campeonato internacional. Roma, West Ham e Olympiacos são os vencedores das três edições já realizadas.
Enquanto isso, entre as seleções, os principais campeonatos são a Eurocopa, com a Espanha dominando as estatísticas em quatro títulos, e a novata Liga das Nações, criada em 2018, com Espanha, Portugal e França somando um troféu cada. Aliás, a UEFA também organiza as eliminatórias que qualificam para a Copa do Mundo e a Euro.