Sem títulos ou vagas em torneios internacionais. Assim foi o encerramento da temporada 2023/24 para o Newcastle, time do brasileiro Bruno Guimarães. O grupo deixou a desejar no Campeonato Inglês e teve de se contentar com a 7ª posição. Vamos relembrar os últimos jogos do Newcastle e quem são os destaques do elenco!
Como foram os últimos jogos do Newcastle?
Os seis últimos jogos do Newcastle são compostos por quatro vitórias (contra Tottenham, Brentford, Burnley e Sheffield United), um empate (Brighton) e uma derrota (Manchester United). Agora, concentra-se em amistoso na pré-temporada.
O Newcastle não tem o que comemorar. Foi eliminado pelo Chelsea nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa, perdeu para o Manchester City nas quartas da Copa da Inglaterra e caiu na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ademais, na Premier League 2023/24, somou 60 pontos após ganhar 18 jogos, empatar seis e perder 14.
Apesar do fundo de investimentos milionário da Arábia Saudita, o time parece não engrenar. Nesse cenário, os resultados em campo não correspondem à alta quantia empregada diariamente no clube inglês. Nem mesmo as contratações, melhorias na gestão e a ótima comissão técnica dão o que se espera do Newcastle: bom futebol e taças.
Inclusive, o último troféu dos Magpies foi a Segunda Divisão do Campeonato Inglês, em 2017. Desde então, o elenco luta para se manter na elite inglesa e, consequentemente, em tirar a poeira da sala de taças.
Agora, sabemos que você deseja saber quais são os últimos jogos do Newcastle. Então, a seguir, acompanhe os resultados dos cinco últimos confrontos, todos disputados em 2024:
Newcastle 1 (5×4) 1 Tottenham (amistoso)
- Data: quinta-feira, 22/05
- Local: Melbourne Cricket Ground
- Gols: Alexander Isak e James Maddison
Brentford 2 x 4 Newcastle (Campeonato Inglês)
- Data: domingo, 19/05
- Local: Brentford Community Stadium
- Gols: Vitaly Janelt, Wissa, Harvey Barnes, Jacob Murphy, Alexander Isak e Bruno Guimarães
- Rodada: 38
Manchester United 3 x 2 Newcastle (Campeonato Inglês)
- Data: quarta-feira, 15/05
- Local: Old Trafford
- Gols: Amad Diallo, Kobbie Mainoo, Rasmus Højlund, Anthony Gordon e Lewis Hall
- Rodada: 34
Newcastle 1 x 1 Brighton (Campeonato Inglês)
- Data: sábado, 11/05
- Local: St. James’ Park
- Gols: Sean Longstaff e Joel Veltman
- Rodada: 37
Burnley 1 x 4 Newcastle (Campeonato Inglês)
- Data: sábado, 04/05
- Local: Estádio Turf Moor
- Gols: Dara O’Shea, Bruno Guimarães, Callum Wilson, Alexander Isak e Sean Longstaff
- Rodada: 36
Quem são os destaques do Newcastle?
Primeiramente, Alexander Isak tem apenas 24 anos, mas sabe lidar muito bem com a pressão, assumir a liderança e, ao mesmo tempo, chamar a atenção de gigantes europeus.
Com 21 gols, o sueco foi o artilheiro do Newcastle na temporada e o terceiro maior goleador da Premier League, atrás de Haaland e Cole Palmer. O craque é, inclusive, comparado a Thierry Henry, ídolo do futebol francês.
O prodígio deixou o seu país para se aventurar no Borussia Dortmund. Em 2017, quebrou recordes ao se tornar o artilheiro mais jovem da nação sueca, aos 17 anos. Ademais, teve uma breve passagem no Willem II, assumiu o protagonismo no Real Sociedad e, finalmente, chegou ao ápice da carreira no Newcastle.
A temporada do clube não foi boa, mas poderia ter sido pior sem Isak no setor ofensivo. O atleta é pretendido pelo Arsenal, de Mikel Arteta, mas o seu atual clube não está disposto a perder a joia.
Por outro lado, Anthony Gordon e Callum Wilson também são destaques do Newcastle, mas é o brasileiro Bruno Guimarães que figura entre as listas de melhores jogadores do campeonato. Lapidado na base do Athletico Paranaense, o volante defendeu o Lyon antes de chegar à Inglaterra, em 2022.
Atualmente, participa ativamente de jogadas que resultam em tentos, além de conquistar mais posse de bola do que qualquer outro atleta do plantel.
A seguir, confira os cinco artilheiros do Newcastle em 2023/24:
- Alexander Isak (Centroavante) – 21 gols
- Anthony Gordon (Atacante) – 10 gols
- Callum Wilson (Centroavante) – 9 gols
- Bruno Guimarães (Volante) – 7 gols
- Sean Longstaff (Meia) – 6 gols
O que esperar da próxima temporada?
Se você é torcedor do Newcastle, anote na agenda: o Campeonato Inglês, Copa da Liga Inglesa e a Copa da Inglaterra são os desafios da próxima temporada. Infelizmente, os Magpies não estarão em torneios internacionais, já que não alcançaram a pontuação para se classificar.
Por outro lado, o trabalho do técnico Eddie Howe à frente do Newcastle tem sido bem avaliado. Houve atuações boas e ruins, apesar das dramáticas eliminações contra o Manchester City e Chelsea. De fato, o comandante conseguiu manter o ritmo, apesar dos desfalques como o de Sandro Tonali, suspenso por 10 meses por envolvimento com apostas.
Com investimentos milionários, o clube analisa contratar novas peças. Os dirigentes brigarão para manter alguns dos melhores jogadores do elenco, como é o caso do brasileiro Joelinton, que assinou a renovação de contrato até 2029. Outros, por outro lado, devem ser vendidos, emprestados ou podem retornar para os seus clubes após o fim da negociação.
Será que o time finalmente sairá da fila no próximo ano? O clube tem todos os requisitos para se destacar, resta colocá-los em prática.