No futebol, alguns jogadores sempre se destacam. Alguns brilham individualmente, enquanto outros têm uma química única com os companheiros de time. Na verdade, alguns dos atletas de futebol icônicos destacaram-se como um trio. E um dos mais emblemáticos foi o Trio MSN, formado por Lionel Messi, Luís Suárez e Neymar Jr. no Barcelona. Essa tríade entrou para a história do futebol e ficará na memória dos torcedores. Muitos, inclusive, sonham em ver os três craques jogando juntos novamente.
Entre 2014 e 2017, o Trio MSN formou um dos ataques mais letais e badalados de toda a história do futebol. Foram apenas três temporadas juntos, mas o suficiente para marcar época com grandes conquistas, belas jogadas, gols marcantes e uma sintonia no campo que ia além do terreno profissional, encantando o Camp Nou e o mundo.
Como começou o Trio MSN?
No Estádio Anoeta, em 4 de janeiro de 2015, o Barcelona enfrentou a Real Sociedad, palco de derrotas históricas. O técnico Luís Enrique decidiu começar o jogo com Messi e Neymar no banco de reservas. Assim, o time perdeu por 1 a 0, e a crise se instalou no Camp Nou.
Naquele momento, o Barcelona era vice-líder do Campeonato Espanhol, a quatro pontos do Real Madrid. Entretanto, apesar de estar classificado em primeiro no seu grupo na Champions League, a derrota em Anoeta foi o estopim para mudanças. Foi a partir dessa crise que surgiu a solução para uma temporada inesquecível, resumida em três letras: MSN.
Messi, Suárez e Neymar tinham apenas dois meses de entrosamento, já que Suárez precisou cumprir suspensão pela mordida em Chiellini na Copa do Mundo. Após o revés, Luis Enrique ajustou o sistema, dando mais liberdade ao Trio MSN e adotando um estilo de jogo mais direto, menos dependente do meio-campo herdado da era Pep Guardiola.
Após a derrota para a Real Sociedad, nas 35 partidas seguintes, o Barcelona venceu 31, conquistou a La Liga, a Copa do Rei e a Champions League, derrotando a Juventus na final. O Trio MSN brilhou com 79 gols e 33 assistências (Messi: 35G/15A, Suárez: 21G/15A, Neymar: 23G/3A), além de lances que ficaram para sempre na memória de quem ama futebol.
A genialidade de Messi para criar e finalizar as jogadas, com a inteligência de Suárez para explorar os espaços, com o poder de fogo de Neymar saindo da esquerda para uma diagonal mortal na área: certamente esta era uma combinação gigantesca. Das 35 partidas, o Trio MSN foi poupado em apenas um, contra o Elche, na Copa do Rei.
Melhor ataque da história do Barça?
O Barcelona contou com um dos trios mais mortais da história do futebol, reunindo três dos melhores jogadores latino-americanos. Juntos, Messi, Neymar e Suárez superam marcas memoráveis, incluindo ultrapassar os gols da equipe do Real Madrid em 2015, marcando 122 gols numa única temporada.
Em três anos de parceria, o trio disputou 110 jogos, vencendo 84 delas. Além disso, durante esse período, marcou 364 gols e distribuiu 173 assistências, alcançando a primeira colocação no ranking dos 45 melhores trios do futebol mundial.
Com aproveitamento de 76% nos 8.896 minutos que jogou junto, foram 228 gols do Trio MSN, ou seja, um gol a cada 39 minutos e 124 assistências entre eles, assim, uma a cada 72 minutos.
A temporada 2015/16 foi a mais impactante, com um recorde de 131 gols, sendo 59 de Suárez, 41 de Messi e 31 de Neymar. No entanto, o trio se desfez em 2017, quando Neymar decidiu transferir-se para o Paris Saint-Germain.
Trio MSN: impôs seu jogo e superou os adversários com classe
No Barcelona, o Trio MSN foi um sucesso absoluto, conquistando nove títulos entre 2014 e 2017. Mas, afinal, quantas Champions o Trio MSN ganhou? Os jogadores levantaram a taça da Champions League uma vez, além de um Mundial de Clubes, duas La Liga, uma Supercopa da Uefa, uma Supercopa da Espanha e três Copas do Rei, consolidando-se como uma das tríades mais dominantes da história do futebol.
Retorno do MSN?
O Trio MSN pode ser reeditado no Inter Miami, atual time de Lionel Messi e Luis Suárez nos Estados Unidos. Aliás, o Inter Miami confirmou sua participação no Supermundial de Clubes da FIFA em 2025 e busca reforços. Entre as especulações, Messi estaria intercedendo para trazer Neymar, atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita. O próprio Neymar estaria interessado na ideia. No entanto, as regras da Major League Soccer (MLS) podem dificultar esse reencontro.
A liga adota um sistema de teto salarial, limitando os jogadores a um máximo de 683,7 mil dólares por ano. Desse modo, cada equipe tem direito a apenas três vagas para atletas que podem ultrapassar esse valor. No Inter Miami, essas vagas já são ocupadas por Messi, Sergio Busquets e Leonardo Campana. Enquanto Busquets tem contrato até 2025, Campana está vinculado ao clube até 2027. Além disso, Neymar apresenta vínculo contratual com o Al-Hilal até o meio de 2025.
Estatísticas do Trio MSN por temporada
2014/15
- Messi: 58 gols e 27 assistências em 57 partidas
- Suárez: 25 gols e 21 assistências em 43 partidas
- Neymar: 39 gols e 7 assistências em 51 partidas
TOTAL: 122 gols, 55 assistências e três títulos.
2015/16
- Messi: 41 gols e 23 assistências em 49 partidas
- Suárez: 59 gols e 22 assistências em 53 partidas
- Neymar: 31 gols e 21 assistências em 49 partidas
TOTAL: 131 gols, 66 assistências e quatro títulos.
2016/17
- Messi: 54 gols e 16 assistências em 52 partidas
- Suárez: 37 gols e 16 assistências em 51 partidas
- Neymar: 20 gols e 20 assistências em 45 partidas
TOTAL: 111 gols, 52 assistências e dois títulos.