Início » Futebol » Treinadores do Botafogo: quais foram os últimos técnicos da equipe?

Treinadores do Botafogo: quais foram os últimos técnicos da equipe?

Publicado em:

Última atualização:

Nos últimos dez anos, o Botafogo conquistou dois títulos e teve 11 treinadores no comando do elenco, com direito a um técnico que sequer estreou pela equipe. Além disso, houve treinadores desde o 0% de aproveitamento até os 72% de acertos com o clube.

Continue a leitura e veja quais foram os últimos técnicos do Botafogo, bem como seus números e conquistas com o Glorioso.

Quais foram os últimos técnicos do Botafogo?

O futebol brasileiro é conhecido pela grande troca de técnicos em pouco tempo, e com o Botafogo não foi diferente. Desde 2020, o Fogão já teve o comando de 11 treinadores diferentes. Alguns, por exemplo, tiveram apenas seis jogos pela equipe; já o que mais treinou o time chegou a 80 jogos. Confira:

Técnicos de 2019 a 2021

  • Alberto Valentim (2019-20): Valentim começou a carreira de treinador no Palmeiras, em 2017. Ele chegou ao Botafogo em 2018, quando ganhou o título do Campeonato Carioca. No entanto, na segunda passagem pelo clube, o técnico comandou o Glorioso durante 20 jogos, com sete vitórias, dois empates e 11 derrotas, em um aproveitamento de apenas 38%.
  • Paulo Autori (2020): o experiente técnico já teve passagens por Flamengo, Santos e Al-Rayyan (Catar), com uma campanha um pouco melhor do que Valentim no Botafogo. Foram 23 jogos, seis vitórias, 13 empates e quatro derrotas. Paulo Autori somou um aproveitamento de 45% no comando da equipe.
  • Bruno Lazaroni (2020): antes de comandar o Botafogo como técnico interino, Bruno Lazaroni foi assistente, além de treinador do sub-13. Com apenas seis jogos, Lazaroni teve duas vitórias, dois empates e duas derrotas, com um aproveitamento de 44%.
  • Ramón Diaz (2020): o técnico argentino Ramón Diaz sequer estreou pelo Glorioso devido a um problema de saúde. No lugar dele, Emiliano Diaz, que é filho do comandante, assumiu a posição, mas perdeu todos os três jogos pelos quais atuou.
  • Eduardo Barroca (2020-21): para findar a participação do Botafogo na Série A, Eduardo Barroca assumiu o elenco, jogando parte da Série B. Em um comando desastroso, o técnico fez 12 jogos, com apenas uma vitória, um empate e dez derrotas. O aproveitamento do treinador foi de 11%.
  • Marcelo Chamusca (2021): depois de algum tempo, o time carioca começou a ter esperanças com Marcelo Chamusca, mas os números do treinador começaram a cair ao longo da temporada. Isso porque ele participou de 27 jogos, com nove vitórias, 12 empates, seis derrotas e um aproveitamento de 48%. No entanto, os números não foram suficientes, e o técnico foi demitido.

Treinadores do Botafogo de 2022 a 2024

  • Enderson Moreira (2021-22): uma das melhores campanhas do Botafogo aconteceu sob o comando do técnico Enderson Moreira. O agora técnico do Avaí levou o Glorioso ao título do Brasileirão da Série B, somando 31 jogos, 20 vitórias, sete empates e quatro derrotas, com incríveis 72% de aproveitamento — a maior porcentagem do século XXI.
  • Luís Castro (2022-23): muito querido pelos torcedores do Fogão, o time do português Luís Castro colocava medo em qualquer adversário. Sob o comando do treinador, o Botafogo conseguiu 42 vitórias, 15 empates e 23 derrotas em 80 jogos, com um aproveitamento de 58,7%. Castro recebeu proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e deixou o clube após liderar boa parte do Campeonato Brasileiro em 2023.
  • Bruno Lage (2023): a diretoria botafoguense decidiu apostar em mais um técnico português — dessa vez, Bruno Lage. No entanto, a aposta não foi como o esperado, e o técnico foi demitido após 15 jogos. Ao todo, foram quatro vitórias, sete empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 43,3% na temporada.
  • Tiago Nunes (2023-24): quem terminou a temporada de 2023 no comando da equipe foi Tiago Nunes, que também começou 2024 liderando o elenco do Botafogo. No entanto, após oscilações da equipe e maus resultados, o treinador, que também já comandou Corinthians e Athletico-PR, foi demitido. Ele comandou o time com os mesmos números de Lage: 15 jogos, com apenas quatro vitórias, sete empates e quatro derrotas, além dos mesmos 43,3% de aproveitamento.

Artur Jorge: quem é o atual técnico do Botafogo?

Artur Jorge é o técnico do Botafogo na temporada de 2024, escolhido por John Textor, dono da SAF da equipe, que mais uma vez apostou em um português para comandar o time. Essa escolha tem se mostrado acertada, uma vez que, segundo o site Sofascore, em 42 jogos sob o comando do clube, Artur Jorge acumulou 25 vitórias, dez empates e apenas sete derrotas, com um aproveitamento de 67,4%.

Além disso, o Botafogo é atualmente o líder do Campeonato Brasileiro, com 60 pontos, seguido de perto por Palmeiras (57), Fortaleza (55) e o rival Flamengo (51). Nas últimas cinco partidas do torneio, o Fogão venceu quatro e empatou uma.

Além do sucesso no Brasileirão, o time também segue vivo na Copa Libertadores da América, após eliminar o São Paulo nos pênaltis. Agora, Artur Jorge e a equipe se preparam para enfrentar o Peñarol, do Uruguai, na semifinal da competição.

O primeiro confronto será no estádio Nilton Santos, no dia 23 de outubro, às 21h30 (horário de Brasília), e a partida de volta está marcada para o dia 30, no Uruguai, no mesmo horário.