Aos 34 anos, Moussa Sissoko já defendeu equipes importantes do futebol inglês, como Tottenham e Newcastle. Além disso, o francês conta com uma Copa do Mundo e uma Eurocopa no currículo, representando Les Bleus em 2014 no Brasil e em 2016 jogando em casa.
Atualmente vestindo a camisa do Watford, na segunda divisão inglesa, em sua carreira Sissoko se destacou por sua versatilidade e qualidade técnica aliada à força física.
Conheça a trajetória de Moussa Sissoko, francês de passagem marcante pela Inglaterra.
Começo da carreira
Filho de pais malineses, Sissoko nasceu nos subúrbios de Paris, como muitos filhos de imigrantes. Aos 14 anos, ele chegou ao Toulouse após passar por alguns clubes dos arredores da capital.
Primeiramente, foi no clube do sul do país que o meia fez sua estreia no futebol profissional aos 17 anos. Logo em sua primeira temporada, ele foi figura recorrente no time titular do Toulouse, participando de 36 jogos da equipe violeta e marcando dois gols.
De fato, Sissoko ganhou espaço no time titular logo em sua segunda temporada no Toulouse, sendo titular em 24 dos 38 jogos da equipe no Campeonato Francês e marcando quatro gols. Naquele ano, o time comandado por Alain Casanova terminou a Ligue 1 na 4ª colocação com 64 pontos, se classificando para a Liga Europa.
Depois disso, o jogador passou mais três temporadas e meia vestindo a camisa da equipe francesa. Ao todo, Moussa Sissoko somou 220 partidas e marcou 24 gols pelo Toulouse entre 2007 e 2013.
Ida para o futebol inglês
Em 21 de janeiro de 2013, o Newcastle United, da Premier League, anunciou o francês como novo camisa 7.
Sissoko obteve um sucesso imediato, marcando dois gols em seus dois primeiros jogos pelo clube. Em sua passagem pelos Magpies, ele disputou 133 jogos e fez 12 gols, sendo capitão do time no final de sua última temporada.
Com o rebaixamento do Newcastle em 2016, o meia foi contratado pelo Tottenham por 30 milhões de libras.
Seu início no clube londrino não foi dos melhores, mas logo o atleta se tornou peça fundamental da equipe de Maurício Pochettino.
Sob o comando do argentino, os Spurs chegaram à final da Champions League na temporada 2018/19, na qual Sissoko foi titular importante. Nessa mesma temporada, ele foi eleito para o time ideal do campeonato.
Em 2020, por conta de uma grave lesão no joelho o francês acabou perdendo espaço no time, já com outro treinador.
No ano seguinte, ele assinou com o Watford, clube de menor expressão na Inglaterra. Desde então, o jogador passou a ter menos destaque no cenário de clubes. Após um breve período no Nantes, de seu país natal, ele voltou ao Watford, onde joga até hoje.
Trajetória na seleção
Pela Seleção Francesa, Moussa Sissoko disputou 71 jogos, marcando 2 gols. Além disso, disputou a Copa do Mundo de 2014, em que marcou na vitória de 5 a 2 sobre a Suíça na fase de grupos.
O meia também esteve presente na campanha vice-campeã da França na Eurocopa de 2016 e em alguns jogos da UEFA Nations League 2021, em que sua seleção foi campeã.