O Criciúma voltou para a elite do Campeonato Brasileiro em 2023. O elenco tem se adaptado muito bem na divisão, com uma boa campanha de bons resultados contra gigantes, além da distância da zona de rebaixamento. Inclusive, o Criciúma espera contar com o apoio da torcida em 2024, junto ao Tigre, para ter sucesso e, dessa maneira, se manter na elite do futebol brasileiro. Mas será que a presença dos torcedores realmente faz a diferença?
O sucesso da torcida do Criciúma em casa na temporada 2024
O Criciúma nunca ganhou o Campeonato Brasileiro, mas coleciona um título da Copa do Brasil e um da Série B. Desde 1947, o ano da sua fundação, se divide entre as divisões do torneio nacional. Mesmo com placares ruins, a torcida defende o Tigre com unhas e dentes.
Criciúma, município situado no estado de Santa Catarina, tem aproximadamente 214.493 moradores, de acordo com o IBGE. De certa forma, a população se mobiliza para acompanhar o clube que representa a cidade catarinense. Em cada um dos confrontos, os fãs se reúnem no Estádio Heriberto Hülse para empurrar os jogadores a lutarem pelos três pontos ou, quem sabe, a classificação.
Outro dado interessante é a média de público do clube no Brasileirão em 2024. De acordo com o levantamento do GE, o Criciúma tem a média de 13.261 por jogo. Não é um número alto, mas que não muda em nada o apoio incondicional que os torcedores dão para o elenco.
Agora, vamos comparar os dados. Este é o desempenho do Criciúma como mandante na temporada, incluindo Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Brasileiro:
- 17 jogos;
- 8 vitórias;
- 5 empates;
- 4 derrotas;
- 25 gols marcados;
- 20 gols sofridos.
Então, acompanhe o Tigre jogando em casa no Brasileirão:
- 10 jogos;
- 3 vitórias;
- 5 empates;
- 2 derrotas;
- 14 gols marcados;
- 15 gols sofridos.
Para comparar, veja as estatísticas do Criciúma como visitante:
- 10 jogos;
- 3 vitórias;
- 1 empate;
- 6 derrotas;
- 14 gols marcados;
- 15 gols sofridos.
É notável que, em jogos com o Heriberto Hülse lotado, a torcida do Criciúma em 2024 faz a diferença.
O que o torcedor pode esperar em 2024?
O Criciúma foi aplaudido pelo torcedor no início da temporada após a conquista do 12º título do Campeonato Catarinense. O Tigre bateu cada um dos adversários nas quartas de final, semifinal e a final, contra o Brusque, até ser coroado o campeão estadual em 2024. Além da taça, o retorno para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro também deixou os fãs ansiosos. Afinal, o que esperar do time?
Infelizmente, o esquadrão disputa somente o Brasileirão. Para a surpresa dos simpatizantes, o clube permanece longe da parte de baixo da tabela, isto é, não está ameaçado de queda para a segunda divisão.
O Criciúma não é candidato ao título e sabe disso. Porém, o propósito do elenco do treinador Claudio Tencati neste momento é buscar a vaga na Sul-Americana ou, quem sabe, a Libertadores do ano que vem. A concorrência é grande, mas nada é impossível no futebol.
Na Copa do Brasil, o Tigre foi eliminado na terceira fase para o Bahia, por 3 a 0 no agregado.