Início » Futebol » O papel da torcida do Bahia nos jogos em casa

O papel da torcida do Bahia nos jogos em casa

Publicado em:

Última atualização:

Um dos times que mais tem surpreendido nessa temporada do futebol brasileiro é o Bahia. O clube baiano, após ser comprado pelo Grupo City, passou a fazer investimentos pesados no seu departamento de futebol e, inclusive, começou a contratar grandes nomes para integrar seu elenco, como Éverton Ribeiro. Dessa forma, a torcida do Bahia em 2024 vem lotando estádios e ajudando com que o time se sobressaia durante as competições nacionais.

Dito isso, leia a seguir alguns dados a seguir que comprovam a força do Tricolor em seus domínios. Vamos explorar de que maneira os fãs agem como 12º jogador.

Grandes médias de público

De acordo com dados levantados pelo site do GE no mês de julho, a equipe de Salvador é a que tem a quarta maior média de público em todo o Campeonato Brasileiro. São 34.256 espectadores que lotam a Arena Fonte Nova durante cada partida.

Na sua frente, estão apenas Flamengo, com um público de 49.295, Corinthians, com 41.596, e São Paulo, com 40.382. Ou seja, a torcida do Bahia em 2024 consegue competir de igual para igual com três dos maiores times do país. Um número que é impressionante, já que o Vitória, segundo nordestino da lista, enche bem menos o Barradão, com 21.290 torcedores.

Além disso, a tendência é que muitos dos torcedores agora encham jogos fora de casa também. Isso porque o clube criou o projeto SAF. Ele permite que os tricolores consigam se hospedar no mesmo hotel do elenco e participar de uma sessão de autógrafos com os jogadores.

Fanatismo da torcida em 2024

Outro dado interessante para se salientar é que, segundo pesquisa Quaest/CNN/Itatiaia, aqueles que torcem pelo Esquadrão são os mais fanáticos em todo o futebol brasileiro. Os números afirmam que 47% da torcida é fanática pelo time, e os outros que completam o Top 3 são o Sport (41%) e Flamengo (38%).

A longo prazo, isso pode ser uma excelente notícia. Afinal, a estratégia do Grupo City é massificar o Bahia e fazê-lo o segundo maior time da organização, atrás apenas do próprio Manchester City. Logo, ter uma base sólida de fiéis no Brasil é bem importante.

Invencibilidade do Bahia dentro de casa

Até julho, o clube tinha uma das grandes marcas do futebol brasileiro em tempos recentes. Nesta temporada, após 20 jogos, a equipe ainda não havia sido derrotada dentro de casa, algo que mostrou a força da torcida do Bahia em 2024.

A invencibilidade caiu após 18 vitórias e dois empates na Arena Fonte Nova, em um jogo contra o Cuiabá. O Dourado venceu a partida por 2 a 1 pela 17ª rodada e, inclusive, foi o primeiro adversário que fez mais de um gol no tricolor em todo o ano.

No entanto, isso ainda não tira a força que os baianos possuem quando jogam em seus domínios, principalmente quando o “Super-Homem” aparece. De acordo com estatísticas fornecidas pelo site O GOL, neste Brasileirão, são dez vitórias, sete empates e cinco derrotas acumuladas no torneio, um aproveitamento que é de quase 56%.