A torcida do Galo ficou conhecida pelo mantra “Eu acredito” durante as quartas de final da Libertadores de 2013. Nas arquibancadas, os torcedores do clube não param de cantar um minuto. Foi assim que a história do Atlético ganhou novos capítulos nos últimos três anos. Um título brasileiro, a Copa e a Supercopa do Brasil foram incluídos na prateleira. Agora, o Atlético Mineiro espera novamente contar com a torcida em 2024, na Arena MRV, para conquistar novas taças. As estatísticas mostram que, de fato, o apoio dos fãs em casa faz a diferença.
O elenco disputa o Brasileiro, Copa do Brasil e a Libertadores na temporada. No início do ano, venceu o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro.
Desempenho do Atlético Mineiro com a presença da torcida em 2024
O Atlético e o Cruzeiro são os maiores clubes de Minas Gerais. De acordo com a pesquisa da Quaest/CNN/Itatiaia em maio de 2024, ambas as equipes estão empatadas em 4% no ranking das maiores torcidas do Brasil. No entanto, um detalhe importante é que, apesar de a sede do Galo ser em Belo Horizonte, há torcedores espalhados em todos os lugares do estado e também do país.
O Atlético sabe que ter o apoio da sua fanática torcida em casa é importante. Por isso, faz questão de convocar os apoiadores para cada partida. Para aqueles que moram fora da capital mineira ou em outros estados, há mobilização para dar a oportunidade de conhecer e presenciar um jogo.
Quando o clube joga em casa, sua atuação é mais completa. Portanto, contar com os torcedores cantando durante os 90 minutos é fundamental para extrair o melhor de cada atleta.
Vamos aos números. Como visitante no Campeonato Mineiro, o Galo obteve duas derrotas, um empate e duas vitórias, além de balançar as redes dez vezes e sofrer seis. Dentro de casa, por outro lado, anotou:
- 6 jogos;
- 3 vitórias;
- 2 empates;
- 1 derrota;
- 12 gols marcados;
- 5 gols sofridos.
No Brasileiro, o balanço fora de casa é de três vitórias, quatro empates e três derrotas. Como mandante, são:
- 10 jogos;
- 4 vitórias;
- 4 empates;
- 2 derrotas;
- 15 gols marcados;
- 14 gols sofridos.
Pela Copa do Brasil, um empate e uma derrota fora de casa foi o saldo até aqui. Fora do seu estádio, os números são diferentes:
- 2 jogos;
- 2 vitórias;
- 0 empates;
- 0 derrotas;
- 5 gols marcados;
- 0 gols sofridos.
Enquanto isso, na Libertadores, o time acumula dois triunfos, um empate e uma derrota como visitante. Em casa, as estatísticas são as seguintes:
- 3 jogos;
- 3 vitórias;
- 0 empates;
- 0 derrotas;
- 9 gols marcados;
- 3 gols sofridos.
O fator Arena MRV
Inaugurada em abril de 2023, a Arena MRV é a nova casa do Atlético Mineiro. Está localizada no bairro Califórnia, a região noroeste de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O estádio pertence 100% ao Galo, mas com naming rights adquirido pela MRV Engenharia. O espaço tem capacidade para 45 mil torcedores, além de 112 camarotes, 42 bares e lanchonetes e cerca de 2.300 vagas de estacionamento.
O Atlético tem o próprio estádio para chamar de seu, mas nem sempre foi assim. Antes, o elenco mandava os jogos para o Mineirão e o Independência, também conhecido como Horto. Grande parte das conquistas do clube, inclusive, foram realizadas em ambos os estádios, como a Libertadores, em 2013, a Copa do Brasil e o Brasileirão, em 2021, e os diversos Mineiros.
Entretanto, é importante ressaltar que, com a Arena MRV, o torcedor se sente mais motivado a comparecer aos confrontos, seja em torneios nacionais ou internacionais. Desse modo, os setores ficam lotados, e o Galo, dentro de campo, consegue um desempenho superior.
Se compararmos a média de público do Atlético Mineiro no Brasileirão em 2024, com os anos anteriores, é possível ver a diferença. Aliás, em 2024, de acordo com o GE, o Galo obteve a média de 30.163, enquanto em 2023 esse número foi de 27.989.