Os títulos do Palmeiras feminino destacam a importância da equipe no futebol brasileiro ao longo dos anos. Visto como um dos clubes mais vitoriosos na modalidade, as Palestrinas conquistaram desde campeonatos regionais até a Libertadores da América em pouco menos de 20 anos ativos.
Continue a leitura e conheça a história do Palmeiras feminino, bem como seus títulos e o elenco do time.
Palmeiras feminino: como a modalidade surgiu?
A história do time masculino do Palmeiras é amplamente conhecida, mas você sabe como surgiu o Palmeiras feminino?
As primeiras discussões sobre o elenco feminino ocorreram em 1920, mas o projeto só se concretizou em 1983, quando o clube disputou sua primeira competição oficial, a I Taça São Paulo de Futebol Feminino. No entanto, após um período de pausa, a equipe retornou em 1997, mas foi continuado em 2012.
Já em 2019, o time foi reativado devido à regra que exigia a modalidade feminina para clubes que participassem da Copa Libertadores. Desde então, o Palmeiras feminino voltou em grande estilo, conquistando títulos importantes em menos de dez meses após sua volta.
Principais conquistas do time feminino do Palmeiras
Com uma sala de troféus repleta de títulos, o time feminino do Palmeiras já deu muita alegria aos torcedores. Relembre as principais conquistas da equipe durante seus quase 20 anos ativos:
Copa Libertadores da América (2022)
Uma das maiores conquistas da equipe feminina do Palmeiras foi a vitória na Copa Libertadores de 2022. As Palestrinas conquistaram o título de forma inédita e com uma campanha invicta. Nas quartas de final, a equipe venceu o Morning do Chile por 2 a 1. Já na semifinal, obteve triunfo sobre o América de Cali, da Colômbia, por 1 a 0.
Na grande decisão, porém, foram 4 gols contra 1 do Boca Juniors da Argentina, com marcas de Ary Borges, Byanca Brasil, Poliana e da capitã e ídolo da equipe, Bia Zaneratto.
Campeonato Paulista (2001)
Primeiro título da história do time feminino do Palmeiras, o Campeonato Paulista de 2001 foi um marco significativo para a equipe. O clube, que contava com o técnico Marcello Frigério, a atacante Magrão e a meio-campista e capitã Sissi (que também atuou pelo São Paulo), venceu a disputa contra a Matonense por 1 a 0, com gol de Zangão.
Campeonato Paulista (2022)
Pouco mais de 21 anos depois do primeiro título, o Palmeiras feminino voltou a vencer o Campeonato Paulista em 2022. A equipe levantou a taça diante de mais de 20 mil torcedores no Allianz Parque após vencer o Santos por 2 a 1, consolidando-se a melhor equipe não somente do estado, mas da América do Sul.
Elenco do Palmeiras feminino
Confira as jogadoras que fazem parte do plantel do Palmeiras feminino em 2024:
- Goleiras: Amanda (1), Bruna Hirata (14), Kate Tapia (25), Natascha (22) e Ravena (42)
- Zagueiras: Flavia Mota (23), Giovanna Campiolo (4), Lorrane (30), Pati Maldaner (13) e Poliana (3)
- Laterais: Bruna Calderan (2), Fe Palermo (6), Eskerdinha (33) e Juliete (12)
- Meio-campistas: Andressinha (20), Brena Carolina (7), Diany Martins (8), Dudinha (21), Ingryd Lima (5), Isadora Amaral (17), Joselyn Espinales (99), Juliana (27), Lais Estevam (26) e Yorelli Rincón (10)
- Atacantes: Amanda Gutierres (9), Bianca Gomes (15), Gaby Santos (16), Letícia Ferreira (19), Soll (31), Stefanie (18), Taina Maranhão (29) e Victoria Liss (28)
- Técnica: Camilla Orlando