Todos os títulos do Corinthians deram grande alegria aos torcedores do clube. Afinal, quem não gosta de ver seu time levantando uma taça? Esse é um dos grandes objetivos do futebol. Cada conquista ajuda a contar um pouco da história do clube, que já tem mais de cem anos de história. Porém, quais títulos a equipe venceu em sua longa trajetória no esporte?
Saiba mais sobre os títulos de maior importância do Corinthians!
1 – Campeonato Paulista: 30 títulos
Nenhum clube tem mais títulos do Campeonato Paulista que o Corinthians. A equipe já conquistou 30 vezes o troféu do estadual de mais prestígio do país. A primeira delas foi em 1914. Nela, o Timão venceu de forma invicta.
Nos anos seguintes, ele foi acumulando mais e mais taças do Paulistão. Em sua história, o Corinthians conquistou três vezes o tricampeonato do Campeonato Paulista: entre 1928 e 1930, entre 1937 e 1939 e entre 2017 e 2019.
É difícil definir qual dessas conquistas foi a mais importante. No entanto, é bom destacar o Campeonato Paulista de 1977. Isso porque, na época, o Time do Povo não conquistava um troféu desde 1955. Dessa forma, esse campeonato representou o fim da maior fila de títulos da história do Corinthians.
2 – Torneio Rio-São Paulo: 5 títulos
O Corinthians é um dos três times com mais títulos do Torneio Rio-São Paulo. O campeonato era um dos mais importantes a nível regional, pois contava com clubes de dois estados cheios de tradição no futebol. O Corinthians, assim como Santos e Palmeiras, venceu ele em cinco ocasiões.
Em 1950 veio a primeira conquista. Logo depois, em 1953 e 1954, o Corinthians voltou a vencê-lo. No ano de 1966, o torneio terminou com o Timão sendo campeão, sendo essa a última vez em que foi disputado no sistema de pontos corridos. No entanto, 36 anos depois, em 2002, o clube voltaria a ser campeão do Rio-São Paulo, que nesse período era disputado no sistema de mata-mata. Essa também foi a última edição do torneio.
3 – Supercopa do Brasil: 1 título
A Supercopa do Brasil foi criada em 1990. O Corinthians se tornou campeão da competição em sua segunda edição, no ano de 1991. O clube enfrentou o Flamengo, um de seus maiores rivais. Neto fez o gol que deu o título ao Timão.
4 – Copa do Brasil: 3 títulos
O Corinthians tem três títulos da Copa do Brasil em sua sala de troféus. O primeiro deles veio em 1995, quando superou o Grêmio na final. Marcelinho Carioca foi decisivo, marcando em ambos os jogos da decisão.
Em 2002 o Corinthians voltou a vencer essa que é uma das principais competições nacionais. Na edição de 2002, o clube enfrentou o São Paulo na decisão. Depois de vencer na ida por 2 a 0, o Coringão perdeu por 2 a 1 na volta, mas se sagrou campeão. Deivid, centroavante da equipe, marcou 13 gols no torneio, se consagrando como artilheiro dele.
Por último, em 2009 o Timão venceu a Copa do Brasil pela última vez. Ele bateu Itumbiara, Misto, Athletico Paranaense, Fluminense e Vasco para chegar na grande final, onde teve o Internacional pela frente. O clube paulista venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e empatou o segundo, conseguindo o título.
5 – Campeonato Brasileiro: 7 títulos
O Corinthians é um dos times com mais títulos do Campeonato Brasileiro. No entanto, o clube só foi conquistar o torneio pela primeira vez em 1990. Depois venceu mais duas vezes, em 1998 e 1999, encerrando muito bem a década.
No ano de 2005 o Timão voltou a vencer a elite do Brasileirão. Aquele elenco tinha Nilmar e Tévez como dupla de atacantes e foi muito marcante. No entanto, essa edição também ficou marcada por conta da “Máfia do Apito”.
Em 2011, o lendário técnico Tite venceu o Campeonato Brasileiro. Esse foi seu primeiro título pelo clube no qual viria a fazer história. Ele voltou a vencer o torneio em 2015, em sua segunda passagem pelo clube. Em 2017 o Corinthians venceu seu último Brasileirão. Sob o comando de Fábio Carille, o Timão fez um campeonato excelente, anotando 72 pontos, nove a mais que o segundo colocado.
6 – Recopa Sul-Americana: 1 título
A Recopa Sul-Americana não é um dos torneios mais prestigiados. No entanto, esse é um dos títulos do Corinthians que acabou ficando marcado. Isso porque a equipe bateu o São Paulo, um de seus grandes rivais, para conquistá-lo. O Timão venceu as duas partidas para adicionar mais uma taça para sua sala de troféus.
7 – Libertadores: 1 título
Depois de muito tentar, o Corinthians finalmente venceu sua primeira Libertadores. Isso aconteceu em 2012 e o clube fez em grande estilo, não perdendo nenhum jogo na competição.
Na primeira fase, o Corinthians ficou em primeiro no seu grupo, que tinha Cruz Azul, Deportivo Táchira e Nacional do Paraguai. A equipe fez 14 pontos e avançou sem grandes dificuldades.
No mata-mata, eliminou Emelec sem grandes dificuldades. Nas quartas de final, teve o Vasco como adversário. Após empatar em 0 a 0 no jogo de ida, o Corinthians venceu por 1 a 0 na volta. Consequentemente, se classificou para as semifinais. É bom ressaltar que o jogo de volta é um dos mais marcantes da história do clube: nele, o goleiro Cássio fez uma defesa histórica. Se não fosse isso, o clube sairia perdendo e a virada seria muito difícil.
Porém, ele conseguiu avançar. Na semifinal, encarou o Santos. Venceu na ida por 1 a 0 e empatou na volta. Finalmente o clube conseguiu chegar na final da maior competição da América do Sul.
No entanto, o adversário era o temido Boca Juniors. O time empatou em 1 a 1 no jogo de ida que foi disputado na Argentina. Romarinho fez o gol de empate nos minutos finais. Em casa, o Timão se impôs e venceu por 2 a 0. Os dois gols foram marcados por Emerson Sheik, que garantiu esse título histórico para o clube.
8 – Mundial de Clubes: 2 títulos
Os Mundiais são alguns dos títulos favoritos do Corinthians. Em primeiro lugar, vamos falar da edição de 2000. Ela foi disputada no Brasil. O Corinthians acabou sendo indicado pela CBF em junho de 1999 para representar o país no torneio, já que havia sido campeão brasileiro em 1998.
Na primeira fase, o Time do Povo fez sete pontos e liderou seu grupo. Ganhou do Raja Casablanca e Al Nassr. Além disso, empatou em 2 a 2 com o Real Madrid. Os primeiros colocados de cada grupo se enfrentavam na final. Dessa forma, o Timão encarou o Vasco na grande decisão. Depois de empatar em 0 a 0 no tempo regulamentar, o Corinthians superou o clube carioca nas penalidades, vencendo seu primeiro Mundial de Clubes.
Doze anos depois, o time paulista voltou a conquistar esse torneio que é o grande sonho dos torcedores. A equipe conseguiu se classificar para a competição por ter vencido a Libertadores daquele ano.
O Corinthians entrou direto nas semifinais. Nela, venceu por 1 a 0 o Al Ahly. O gol foi marcado por Paolo Guerrero. O adversário na grande final foi o Chelsea, que era o atual campeão da Champions League. Em um jogo muito truncado, o Corinthians venceu por 1 a 0. Novamente Guerrero anotou o gol que deu a vitória para seu time. No entanto, foi o goleiro Cássio que ganhou o prêmio de melhor jogador do torneio.