Início » Futebol » A carreira e os títulos de Maurício Barbieri como treinador

A carreira e os títulos de Maurício Barbieri como treinador

Publicado em:

Última atualização:

Tendo feito grandes campanhas no Brasil, com destaque para feitos no Bragantino e Flamengo, muitas pessoas se perguntam quais são títulos de Mauricio Barbieri e como seus times trabalham com a bola. Com passagem decepcionante pelo Vasco e entrevistas que aborreciam o torcedor, treinador está atualmente no Juarez, no México.

Sua ida para a Liga MX marca seu primeiro trabalho profissional fora do país. Com 42 anos, seu principal foco é trazer competitividade para a equipe. Sua campanha tem gerado bons resultados, tirando o clube da vice lanterna para 12 posição do campeonato, com três vitórias nos últimos cinco jogos.

Os títulos de Mauricio Barbieri como técnico

Ao procurar analisar os títulos de Mauricio Barbieri, cabe destacar que o jovem treinador ainda não levantou nenhuma taça. Mas, seu estilo de jogo e gestão de atletas atraem a atenção de inúmeras diretorias.

No total, o comandante já esteve em onze times, sendo dez deles brasileiros. Seus principais trabalhos foram no Flamengo de 2018, no qual administrou o time por 39 partidas e teve 19 vitórias, 11 empates e 9 derrotas. Muitos o lembram como parte inicial do projeto vencedor que viria a ter o rubro negro em 2019.

Fora o comando na Gávea, foi no Bragantino que Barbieri teve seu destaque como treinador. Com ele, o clube de Bragança conquistou uma vaga na Libertadores e ainda chegou às finais da sul-americana, mas acabou perdendo para o Athlético Paranaense. No total, foram 160 partidas pelo time paulista, 63 vitórias, 47 empates e 50 derrotas.

Vale lembrar que em 2019, o treinador chegou às finais pelo Goiás na disputa pelo estadual, mas acabou perdendo os dois jogos da decisão e os dirigentes optaram por sua demissão para o andamento na temporada.

Como jogam os times de Barbieri?

Além de procurar ver os títulos de Mauricio Barbieri como treinador, precisamos entender seu estilo de jogo. Optando pelas táticas posicionais de campo, sua principal formação era o 4-3-3. Seus principais objetivos eram intensidade e agressividade no ataque, com passes verticais com a posse de bola para gerar chances de gols.

Fora isso, as inversões ao redor do campo também eram bem comuns nos seus trabalhos em Bragança e no Vasco. Sem a posse, o comandante marcava a saída de bola adversária e buscava recuperar pressionando em busca de erros do outro time.

O trabalho de Barbieri decepcionou muitos vascaínos que esperavam uma campanha vencedora do Gigante da Colina. Tendo ficado seis meses no comando do clube carioca, seu aproveitamento geral foi de 43%.

O treinador deixou a equipe após a 11ª rodada do Brasileirão de 2023, deixando o Vasco em 19ª na disputa e a um passo de ser rebaixado. Pelo clube mexicano, o técnico está com 4 vitórias, 2 empates e 6 derrotas e é o atual 12º Colocado da Liga MX.

Com apenas 42 anos de idade, Mauricio Barbieri ainda terá muito tempo de carreira para conquistar títulos. No entanto, precisa ter bons elencos a sua disposição para conseguir brigar na parte de cima da tabela.