Embora não viva protagonismo no elenco como na temporada 2023, é fato que Tiquinho Soares no Botafogo é sinônimo de sucesso. O jogador, que tem sido uma das peças-chave no projeto de John Textor, é um dos ídolos recentes da equipe que vem assumindo papel de competitividade no cenário nacional e internacional.
Para melhor noção, o atleta foi o artilheiro no ano passado na boa campanha do Fogão, que terminou entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Entretanto, em 2024, o esportista que já não é titular absoluto do elenco de Artur Jorge tem função importante, aparecendo como um dos maiores assistentes da temporada. Com isso, pode-se dizer que ele ainda inflama as arquibancadas do Nilton Santos.
Dessa forma, acompanhe a leitura do artigo e veja tudo sobre a trajetória do atacante Tiquinho Soares no Botafogo. Além disso, confira suas estatísticas, importância para o plantel e outras informações relevantes.
A chegada e trajetória de Tiquinho Soares no Botafogo
A chegada de Tiquinho Soares no Botafogo foi muito comemorada entre os torcedores da equipe. Isso porque o centroavante aparecia como um dos principais do país, e disputaria força com outros grandes atletas de clubes cariocas, como German Cano, Pedro e Vegetti.
Sendo a grande esperança de melhores conversões de gols do plantel, o atacante que chegou em 2022 a equipe veio de ótimas passagens em elencos europeus. Para melhor noção, o esportista chegou com uma trajetória de 164 gols, além de destaques no time do Porto e do Olympiakos, da Grécia.
Leia também: Relembre os títulos do Botafogo no Campeonato Carioca.
Nesse sentido, em seus pouco mais de dois anos no clube carioca, o jogador já conta com 113 partidas, 44 gols e 17 assistências. No primeiro ano, ele participou de apenas 14 jogos, mas conseguiu anotar seis bolas na rede.
Já no ano de 2023, a campanha de Tiquinho Soares no Botafogo atingiu seu auge. Embora os primeiros meses da temporada não tenham sido bons, a partir do Campeonato Brasileiro, toda a equipe ganha uma virada de chave. Dessa forma, participou ativamente como um dos protagonistas da campanha que culminou com o melhor desempenho no primeiro turno de um clube na história do Brasileirão.
Ele encerrou a temporada como o artilheiro do país, da Copa do Brasil e o segundo maior no Campeonato Brasileiro. Foram 54 jogos em 2023, além de 29 gols e sete assistências. Vale destacar que sua segunda parte do ano foi muito prejudicada por lesões, o que também atrapalhou na conquista do título da Série A.
A temporada de 2024 de Tiquinho Soares no Botafogo
Após ter perdido o Brasileirão para o Palmeiras, muitos acreditavam que a passagem de Tiquinho Soares no Botafogo estava chegando ao fim. E isso quase aconteceu, principalmente pela rejeição da torcida ao ídolo por conta dos vexames e da busca do atleta por novos ares.
Sendo assim, o Grêmio foi o principal candidato à nova equipe do jogador. Entretanto, o Glorioso foi rápido ao blindar o esportista e a acrescentar que não tinha intenção de negociar. Isso porque ele ainda aparecia como uma peça importante ao clube.
Contudo, desde a chegada de Igor Jesus, o atacante viu mudar aos poucos a função que tinha no elenco, muito por conta de suas lesões que o prejudicavam na continuidade e ritmo de jogo. Dessa forma, o atleta tem aparecido até aqui mais vezes no banco e passou a entrar ao lado do outro atacante, tendo muito a função de criador de jogadas.
Leia também: Quem foi o melhor lateral-direito da história do Botafogo?
A nova característica de estilo de jogo não tem sido de todo ruim. Embora não apareça com números de artilheiros, o novo papel de Tiquinho Soares no Botafogo tem sido muito produtivo até aqui. Para melhor noção, ele está com oito assistências na temporada, sendo seu maior número da carreira.
Vale destacar que essa capacidade de construção e de mobilidade do camisa 9 é marcante no Glorioso. Além disso, essas valências têm causado um maior impacto sob o comando de Arthur Jorge. São 15 assistências na equipe em dois anos, muito mais que em sua passagem no Porto, que durou cinco anos.
No meio do ano, a situação de Tiquinho Soares no Botafogo parece ter retomado os bons momentos com a torcida. Nesse sentido, a diretoria já encaminhou renovação com o atleta até 2026, dando-lhe um aumento salarial. O esportista aceitou a proposta.
Salário de Tiquinho Soares no Botafogo
Embora apareça como um dos principais jogadores do elenco, o salário de Tiquinho Soares no Botafogo não é tão alto como de outros talentos do país. Para melhor noção, ele recebe cerca de 500 mil reais por mês nesse momento. Com o novo acordo, espera-se um aumento de 25% no montante. Sendo assim, passaria para 625 mil reais.
Vale destacar que, no início do ano, o Grêmio ofereceu o dobro do salário ao jogador. Dessa forma, ele ganharia um total de 1 milhão por mês.
Foi muito especulado em 2023 que sua renovação teria um aumento de 50%, mas com os entraves, os representantes do atacante conseguiram o novo acordo, que é válido até 2026.