Início » Uncategorized » Conheça todos os times que Pelé jogou

Conheça todos os times que Pelé jogou

Publicado em:

Última atualização:

Enquanto hoje em dia é comum ver os jogadores de futebol irem e voltarem de diferentes equipes – tanto do Brasil quanto do exterior, os times em que o Pelé jogou “oficialmente” foram apenas três. Edson Arantes do Nascimento defendeu a camisa do Bauru, do Santos e do New York Cosmos. Além disso, o eterno Rei Pelé também vestiu a camisa da Seleção Brasileira.

Contudo, nem todo mundo sabe, mas o meia-atacante quase defendeu o Vasco – e chegou a vestir a camisa do time carioca em 1957. No entanto, o clube não quis saber muito do ainda inexperiente menino de 16 anos que era reserva no Santos, que estava disposto a abrir mão do garoto recém-contratado. 

Foi somente quando o time combinado Vasco-Santos jogou no Maracanã que ambos os times viram o potencial de Pelé. Por um lado, o Vasco voltou atrás e insistiu em levar o jovem mineiro. O Santos, por sua vez, percebeu que quase perdeu um verdadeiro prodígio para os cariocas e não aceitou nenhum tipo de negociação.

Pelé também vestiu uma única vez a camisa do Flamengo em 1976. Na ocasião, ele defendeu os rubro-negros em um amistoso beneficente contra o Atlético-MG. Toda a renda da partida foi revertida para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram Minas Gerais naquele ano.

Outra partida curiosa foi a que Pelé jogou defendendo o Fluminense. O ano era 1978 e Pelé já havia se aposentado do futebol brasileiro. No entanto, ele jogou pelo Flu em um amistoso na Nigéria, enfrentando o campeão nigeriano da época.

O primeiro time em que Pelé jogou

Nascido na cidade de Três Corações no dia 23 de outubro de 1940, o mineirinho, carinhosamente apelidado de Pelé, mudou-se para Bauru, no interior de São Paulo, ainda criança. O filho de Dona Celeste e do conhecido jogador de futebol Dondinho não teve uma infância fácil e chegou a trabalhar como engraxate para ajudar a família. 

Seu sonho, no entanto, era seguir os passos do pai – que era um reconhecido cabeceador. Conta-se que ele chegou a marcar cinco gols de cabeça em uma única partida. No entanto, Dondinho foi obrigado a aposentar as chuteiras após uma lesão no joelho.

Pelé deu, então, seus primeiros dribles no futebol profissional ainda muito novo, jogando pelo pequeno Clube Atlético de Bauru, clube no qual ficou por três anos. Mas foi no Santos que o menino viu sua estrela brilhar mais forte.

A incrível trajetória de Pelé no Santos

Dos times em que Pelé jogou, é indiscutível que o mais importante foi o Santos. No final da década de 1950, Pelé entrou para o clube no qual conquistaria suas maiores vitórias. Em 1956, com apenas 16 anos, ele foi oficialmente apresentado na Vila Belmiro, casa do Santos Futebol Clube. 

O garoto tímido mostrava todo seu poder dentro das quatro linhas, onde, desde sua primeira atuação, impressionou técnicos, companheiros de equipe e, claro, os torcedores. No ano seguinte, Pelé já se consagrava como o mais jovem artilheiro do campeonato paulista, com 17 gols marcados. 

Vestindo a camisa do Peixe, a lista de títulos conquistados por Pelé é imensa. Dentre os mais importantes, podemos destacar suas duas taças da Libertadores, dois títulos do Mundial de Clubes, seis Campeonatos Brasileiros, quatro Torneios Rio-São Paulo e dez Campeonatos Paulistas. 

Ao todo, Pelé entrou em campo 1.116 vezes pelo Santos, marcando 1.091 gols. Inclusive foi pelo Peixe, em 1969, que ele marcou seu gol de número 1000. O marco foi fruto de um pênalti pelo Santos em cima do Vasco da Gama. Todavia, em 1975, Pelé encerrou sua carreira pelo Santos.

Pelé e a Seleção Brasileira

Ainda adolescente, Pelé é convocado para a Seleção Brasileira. Em 1958, o mineiro disputou sua primeira Copa do Mundo, na Suécia, e o resultado não poderia ser melhor. Apesar de terem começado o torneio no banco, Pelé e Garrincha viram no terceiro jogo do campeonato a oportunidade de mostrar seu talento. E a parceria foi vitoriosa.

Ao lado de Garrincha, Pelé ajudou os canarinhos a conquistarem sua primeira taça mundial, marcando gols que entraram para a história das Copas do Mundo. Como esquecer, por exemplo, das vezes em que ele balançou o fundo da rede na vitória de 1 a 0 em cima do País de Gales? Ou então o 5 a 1 contra a França? Isso sem contar a emocionante final contra o time anfitrião do evento, quando Pelé marcou um dos gols mais bonitos do torneio. 

Pela Seleção Brasileira, Pelé se tornou o único jogador a conquistar três mundiais: o da Suécia, do Chile (1962) e do México (1970). Ao todo, o tricordiano participou de 113 jogos com a camisa verde e amarela, com 77 gols oficializados pela FIFA. Assim, não foi à toa que Pelé entrou no radar do futebol mundial, tornando-se uma verdadeira lenda. Era um fato unânime: mesmo aqueles que não torciam para o Santos se empolgavam ao ver o menino da Vila entrar em campo. 

Isso fez com que, entre 1975 e 1977, Pelé defendesse seu primeiro e único clube fora do Brasil. O meia-atacante jogou pelo New York Cosmos, dividindo o campo com nomes como o alemão Franz Beckenbauer e contribuindo para a popularização do futebol entre os norte-americanos.