Início » Futebol » Conheça todos os times que foram dirigidos pelo Tite

Conheça todos os times que foram dirigidos pelo Tite

Publicado em:

Última atualização:

Tite é um dos técnicos mais respeitados do Brasil, atualmente. Após anos comandando diversos clubes como Internacional, Corinthians e até mesmo a Seleção Brasileira, Tite assinou com o Flamengo em 2023. Neste artigo, relembre todos os times que foram dirigidos pelo Tite e quais os títulos conquistados pelo técnico durante seus anos de história no futebol nacional!

Primeiros times que foram dirigidos pelo Tite

Os primeiros times que foram dirigidos pelo Tite são times gaúchos. No Rio Grande do Sul, o técnico comandou clubes como Veranópolis, Caxias, Internacional e Grêmio. 

Nesse sentido, Tite iniciou sua carreira como técnico profissional na década de 90, quando dirigiu o Guarany de Garibaldi, equipe do Rio Grande do Sul. Após, teve uma breve passagem pelo Caxias, Ypiranga e Veranópolis, onde conquistou seu primeiro título, na segunda divisão gaúcha de 1993.

No entanto, foi no Juventude que o nome do técnico ganhou força nacional. Dessa forma, Tite acabou voltando para o Caxias, sua segunda passagem pelo clube, e levou a equipe ao título do Campeonato Gaúcho, numa disputa contra o Grêmio, e a partir daí o Tite virou símbolo de vitórias. 

Para finalizar os primeiros anos, Tite assinou contrato com o Grêmio, de 2001 até 2003. Durante esse período, o treinador levou o tricolor a conquistar o Campeonato Gaúcho de 2001 e a Copa do Brasil 2001.

Times que foram dirigidos pelo Tite: Corinthians (2004-2005/2010-2013/2015-2016)

A maior parte das conquistas de Tite estão no futebol gaúcho e, claro, no Corinthians, por onde passou três vezes. Vamos ver a história do técnico do clube paulista.

Em 2004, Tite assumiu o Corinthians para substituir o técnico Oswaldo de Oliveira e livrou o Timão de um provável rebaixamento para o quinto lugar da tabela do Campeonato Brasileiro. No entanto, o gaúcho pediu demissão no ano seguinte por conflitos com Kia Joorabchian, da MSI (Media Sports Investments), parceira do clube na época.

Durante o Campeonato Brasileiro de 2010, o Timão estava a dez partidas sem nenhuma vitória e demitiu o técnico Adilson Batista pela falta de resultados. Nesse sentido, Tite assinou o contrato com o clube paulista pela segunda vez.

Logo em sua estreia, Tite derrotou o rival Palmeiras por 1×0. Entretanto, não houve tempo hábil para conquistar o título, a equipe conseguiu um ótimo desempenho em suas 8 partidas ao final do torneio, com 5 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota. 

Assim, Tite comandou o Timão até 2013 e conquistou títulos como o Brasileirão (2011), a Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012), Campeonato Paulista (2013), Recopa (2013 e Sul-Americana (2013).

Por fim, a última passagem de Tite pelo Corinthians foi em 2015, quando conquistou novamente o Campeonato Brasileiro. Entretanto, em junho de 2016 foi chamado para comandar a seleção brasileira e encerrou de vez sua história no clube paulista. Assim, o Corinthians foi um dos times dirigiddos pelo Tite e, inclusive, é o técnico que mais trouxe vitórias para o clube.

Atlético-MG (2005)

Em 2005,  Tite assinou com o Atlético Mineiro para a disputa do Campeonato Brasileiro. Contudo, a equipe acabou rebaixada após 13 vitórias, 8 empates e 22 derrotas e o gaúcho foi substituído pelo treinador Marco Aurélio. Inclusive, até hoje a torcida do Galo culpa o técnico pelo mal desempenho no Brasileirão e a  não conquista do título.

Palmeiras (2006)

Da mesma forma, o Palmeiras também está na lista de times que foram dirigidos pelo Tite. 

Em 2006, o técnico pegou o Verdão na zona do rebaixamento e conseguiu fazer uma recuperação fantástica na equipe, com sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. No entanto, não houveram conquistas durante a trajetória dele no clube e isso resultou em sua demissão no mesmo ano.

Al Ain (2007), Internacional (2008-2009) e Al Wahda (2010)

No fim de 2007, Al Ain contratou o técnico. Contudo, sua passagem pelo clube dos Emirados Árabes durou apenas seis meses, onde disputou 25 jogos, com 13 vitórias, seis empates e seis derrotas.

Em 2008 a 2009, Tite assinou com o Internacional, quando conquistou o Campeonato Gaúcho (2008 e 2009) e a Copa Sul-Americana (2008). Além disso, foi vice da Recopa Sul-Americana de 2009 e campeão da Copa Suruga Bank no mesmo ano.

Em 2010, por sua vez, recebeu a contratação de Al Wahda, outro clube dos Emirados Árabes, onde atuou em apenas seis partidas, pois voltou para o Corinthians. 

Seleção brasileira (2016-2022)

Em 2006, confirmou-se como o novo treinador da Seleção, substituindo Dunga. Desse modo, o técnico fez uma estreia excelente e recuperou a moral da equipe brasileira, que vinha abalada pelas eliminações na Copa do Mundo de 2014.

Em 2019, Tite conquistou a Copa América ao vencer o Peru por 3×1. Por fim, em 2022, o gaúcho se despediu da seleção brasileira. 

Flamengo (2023-2024)

Por último, o Flamengo também faz parte dos times que foram dirigidos pelo Tite durante sua carreira. Sem clube desde a seleção, Tite assumiu o Flamengo em 2023.

Nesse sentido, é o atual treinador do Rubro Negro e já conquistou o Campeonato Carioca de 2024 em seu primeiro ano com o clube sob sua tutela. Assim, os próximos desafios são a Copa Libertadores, o Brasileirão e Copa do Brasil, que estão em andamento.