Sendo um dos grandes estados competidores fora do eixo nacional, os times mineiros sempre aparecem com destaque nos campeonatos em que participam. Para melhor noção, o Atlético-MG nesta temporada aparece em duas decisões, sendo uma delas a Libertadores da América. Já o Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil e também entre os principais campeões do continente Sul-Americano.
Com um torneio estadual bem competitivo e também tendo crescimento no investimento regional nos últimos anos, outros clubes tem ganhado repercussão nacional. Entre eles, o Athletic de São João del-Rei, que recentemente subiu para a Série B, e o Tombense, que esteve na final do Mineirão em uma das últimas edições.
Dessa forma, acompanhe a leitura do artigo e veja mais quais são os principais time mineiros, história do futebol no estado, clubes presentes e outras informações relevantes.
A história do futebol e criação dos times mineiros
Com uma história que anda com a popularização do esporte no Brasil, os times mineiros começaram sua formação ainda no século XX. Nos registros históricos, o primeiro clube do estado a ser fundado foi o Sport Club Foot-Ball, fundado em 10 de junho de 1904.
Após a vinda do futebol para a região, a capital mineira começou a repercutir mais as competições, o que motivou a criação de outras equipes. Nas mais tradicionais, o Plínio Foot-Ball Club e o Atlético Mineiro começaram sua gestão nos anos posteriores. Vale destacar que esse Atlético ainda não é o Galo como conhecemos atualmente, mas foi um dos percussores para sua fundação no futuro.
Aparecendo como um dos populares, a criação do Cruzeiro Esporte Clube aconteceria somente em 1921, por iniciativa de desportistas da colônia italiana, ainda com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália.
O Campeonato Mineiro começou em 1915. Nesse sentido, é importante entender que já ocorreram 110 edições no total. Ainda assim, somente sete times mineiros venceram o torneio nesse meio-tempo. Vale entender que, antes de 1958, o torneio era conhecido como Campeonato da Cidade, disputado somente por clubes de municípios próximos a Belo Horizonte.
Dessa forma, somente nos finais dos anos 50 o evento passou a ter definitivamente um torneio com o nome no qual conhecemos hoje, além de reunir clubes de todas as regiões do estado, e não só capital.
Atualmente, o Estadual na região é disputado em cinco fases. São elas: classificatória, semifinal, final, Troféu Inconfidência e repescagem. Além disso, são dois módulos diferentes, com dois times sendo rebaixados e dois subindo todas as temporadas.
Os times mineiros mais populares
Os clubes mineiros mais populares são os da capital do estado: Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro. Ainda assim, outras equipes estão crescendo em holofotes, como o próprio Athletic, que esteve nas semis do estadual em duas vezes nas últimas três temporadas. Além disso, o “Esquadrão”, como é conhecido, conseguiu subir de acesso nacionalmente por dois anos consecutivos. Dessa forma, a equipe vai para a Série B em 2025.
Já no ranking nacional, a Raposa aparece com 4% da preferência, tendo cerca de oito milhões de torcedores, enquanto o Atlético figura com 2%. Entretanto, é preciso analisar a margem de erro nesses estudos, o que indica que tecnicamente os rivais estão empatados nesse aspecto. O Coelho tem uma torcida de cerca de 1%.
Maiores campeões do estado
Indo somente para a conquista do estadual, somente sete times mineiros aparecem com taças do torneio: América-MG, Atlético-MG, Caldense, Cruzeiro, Ipatinga, Siderúrgica e Villa Nova-MG. Atualmente, o Galo é pentacampeão consecutivo, além de aparecer com o plantel mais vencedor.
Veja as conquistas dos times mineiros:
- Atlético-MG: 81 títulos oficiais (49 estaduais)
- Cruzeiro: 76 títulos oficiais (38 estaduais)
- América-MG: 35 títulos oficiais (16 estaduais)
- Villa Nova: 16 títulos oficiais (5 estaduais)
- Siderúrgica: 8 títulos oficiais (2 estaduais)
- Caldense: 13 títulos oficiais (1 estadual)
- Ipatinga: 9 títulos oficiais (1 estadual)
Equipes presentes no estadual
Para a temporada 2025, veja quais os times mineiros estarão presentes na disputa do Estadual Modulo I e II.
Módulo I
- América Mineiro, da cidade de Belo Horizonte;
- Athletic, do município de São João del-Rei;
- Atlético Mineiro, da cidade de Belo Horizonte;
- Betim Futebol, da cidade de Betim;
- Cruzeiro, da cidade de Belo Horizonte;
- Democrata, do município de Governador Valadares;
- Itabirito, do município homônimo;
- Pouso Alegre, da cidade homônima;
- Sport Club Aymorés, do município de Ubá;
- Tombense, do município de Tombos;
- Uberlândia, da cidade homônima;
- Villa Nova, do município de Nova Lima.
Módulo II
Na segunda divisão do estadual da região, há 12 times mineiros atualmente. Confira a seguir:
- Itabirito, da cidade homônima;
- Ipatinga, da cidade homônima;
- MAC Muriaé, do município de Muriaé;
- North Esporte Clube, da cidade de Montes Claros;
- Guarani, da cidade de Divinópolis;
- Tupynambás Futebol Clube, também da cidade de Juiz de Fora;
- Uberlândia, do município homônimo;
- União Luziense, da cidade de Santa Luzia;
- Uberaba, da cidade de Uberaba;
- URT (União Recreativa dos Trabalhadores), do município de Patos de Minas;
- Patrocinense, da cidade de Patrocínio;
- Varginha Esporte Clube, da cidade de Varginha.