Jorge Sampaoli é um grande técnico que conquistou os times por onde passou. Cheio de energia, dedicação e muita competência, seus trabalhos sempre ficaram gravados na cabeça do torcedor, seja por uma temporada boa, ou por uma fase não tão boa assim. Marcado por ser um técnico de trabalho ofensivo, ele sempre é procurado por times que buscam resultados, conquistas de títulos ou classificações importantes.
Apesar de não ter tantos trabalhos de sucesso, seus maiores e melhores resultados fazem valer seu nome até os dias de hoje. Conheça um pouco mais sobre a história e trabalhos desse argentino que conquistou os chilenos.
História
Nascido no dia 13 de março de 1960, no município de Casilda, na Argentina, Jorge Luis Sampaoli Moya é técnico e ex-jogador de futebol. Já atuou por diversos clubes como treinador, nacionais e internacionais, entre países como Brasil, Chile, Argentina, Peru, Equador e Europa.
Em sua carreira inicial como atleta ele jogava como lateral-direito, mas precisou interromper seus planos futuros devido a uma grave lesão. Sua trajetória se iniciou no Newell’s Old Boys, em 1977. Como não obteve sucesso, mudou temporariamente de esporte e deu sequência à sua carreira de treinador em 1994, comandando o time de basquete argentino Alumni de Casilda, oriundo de sua cidade natal.
Voltando ao futebol depois de alguns anos, o treinador passou por diversos times, dentre eles o Sporting Cristal (Peru) e o Emelec (Equador), times conhecidos dos brasileiros. Todavia, foi no Universidad de Chile que Sampaoli obteve seu grande sucesso na carreira.
Quando chegou ao clube em 2010, no seu ano seguinte conseguiu conquistar seu primeiro título profissional como treinador. Além disso, venceu o Campeonato Apertura de 2011. Bem como, no mesmo ano, tornou-se campeão da Copa Sul-Americana.
Desde o seu sucesso com a equipe chilena, Jorge Sampaoli começou a receber convites para comandar grandes times de futebol no mundo todo, incluindo times nacionais e europeus, além de seleções. E, dessa maneira, ele fez de cada oportunidade recebida uma forma de traçar um novo caminho para a sua história.
Jorge Sampaoli: grandes times no Brasil
Com o sucesso de Sampaoli no exterior, ele se tornou o sonho de muitos clubes brasileiros. Mas sua carreira passou por vários altos e baixos, incluindo em suas passagens no Brasil. Saiba um pouco mais sobre a história de Jorge Sampaoli nos times brasileiros.
Santos (2019)
O treinador chegou ao Santos após uma grande decepção na Seleção Argentina, mas o Peixe surpreendeu a todos ao contratar o técnico. O Peixe buscava um comandante mais ofensivo para a sua equipe, e encontrou no treinador o estilo de jogo perfeito. Logo, o treinador caiu nas graças da torcida.
Apesar da eliminação precoce na Copa Sul-Americana, Campeonato Paulista e Copa do Brasil, o treinador fez valer a sua contratação ao mostrar seu trabalho no Campeonato Brasileiro. Afinal, o Santos conquistou 22 vitórias, somando 74 pontos, ficando em segundo lugar na competição.
Contudo, o seu relacionamento com o presidente do Santos na época, José Carlos Peres, nunca foi muito agradável. Isso fez com que houvesse muito desgaste no ambiente de trabalho, tornando, assim, insustentável a continuação do contrato. Por isso, de maneira polêmica, o contrato teve a sua rescisão definida na Justiça.
Atlético Mineiro (2020-2021)
Após o excelente trabalho feito no time paulista, outro time quis Jorge Sampaoli, o Atlético Mineiro. O clube contratou o treinador no ano seguinte, após uma disputa com o Palmeiras. O treinador chegou com o objetivo de organizar o Galo após uma série de contratações e eliminações nas Copas Sul-Americana e do Brasil.
Com o treinador, o alvinegro conseguiu conquistar o Campeonato Mineiro, sendo o seu primeiro e único título em solo brasileiro até o momento. Ao todo, pelo clube foram 44 jogos, sendo 25 vitórias, nove empates e 10 derrotas.
Flamengo (2023)
No Flamengo, o técnico chegou como uma esperança após o time perder os títulos do Mundial de Clubes, Campeonato Carioca, além da Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, com a direção de Vitor Pereira. Infelizmente, sua passagem pelo Rubro-Negro Carioca também não rendeu grandes frutos.
Com passagem polêmica, resultados ruins e muita crítica da torcida, o técnico foi desligado do clube após perder a Copa do Brasil para o São Paulo. Sendo que já havia sido eliminado precocemente da Libertadores.
Dessa forma, Jorge Sampaoli encerrou a passagem pelo time carioca com 39 jogos, 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas. Foram 63 gols marcados e 41 sofridos. Um adendo aos 39 jogos é que em nenhum deles o técnico repetiu a escalação, mostrando uma falta de constância no seu trabalho.
Jorge Sampaoli: grandes times na Espanha
Da mesma forma que o técnico passou pelo Brasil, ele recebeu propostas da Europa, e não pensou duas vezes em construir a sua carreira no exterior. Veja por quais lugares Jorge Sampaoli passou.
Sevilla (2016–2017) (2022-2023)
No Sevilla, o comandante teve duas passagens. A primeira, em 2016, sendo a sua primeira experiência no futebol europeu. A chegada o técnico foi muito boa, o time conseguia alcançar bons resultados e trazia esperanças por uma luta na parte de cima da tabela do Campeonato Espanhol. Mas, no final da temporada, quando o Sevilla já estava bem colocado, esse trabalho foi interrompido.
Apesar de seu contrato ser de duas temporadas, o ténico recebeu um convite para comandar a Seleção Argentina, e é claro que ele não ia deixar o seu país na mão. Portanto, em julho de 2017, ele aceitou o convite.
Já a segunda passagem não foi tão bem sucedida quanto a primeira. Sampaoli chegou como uma medida de ajudar o time que estava no zona de rebaixamento, mas o trabalho do treinador não rendeu frutos. O Sevilla não teve bons resultados e, para piorar, ficou a dois pontos da zona de rebaixamento. Como resultado, ele foi demitido após cinco meses de trabalho.
Dos 30 jogos que comandou, foram apenas 12 vitórias, seis empates e 12 derrotas, tendo um aproveitamento de apenas 40%.
Olympique de Marseille (2021-2022)
Em 2021, Jorge Sampaoli vai à França para comandar o time do Olympique de Marseille. Em sua passagem, o treinador conseguiu fazer uma excelente campanha no comando do Clube. No campeonato do país, terminou em segundo lugar, perdendo o título apenas para o PSG. Além disso, conseguiu uma classificação para a UEFA Champions League.
Apesar dos bons resultados estarem chegando, a insatisfação com a diretoria do clube era notável. O técnico ansiava por novos reforços, mas após uma conversa com o presidente Pablo Longoria, ficou claro para o treinador que os reforços não chegariam. Sendo assim, Jorge Sampaoli resolveu encerrar o seu contrato com o time.
Jorge Sampaoli: seleções
Com suas passagens por diversos times sul-americanos, o técnico Sampaoli chamou a atenção da Seleção Chilena e da Seleção Argentina. Com isso, conseguiu grandes feitos por suas passagens, incluindo um título da Copa América em seu currículo.
Seleção do Chile (2012-2016)
Esse com certeza foi o melhor trabalho de Jorge Sampaoli em sua carreira no comando de um time. Após o seu sucesso na Universidad de Chile, o técnico foi convidado a comandar a Seleção Chilena. Dessa forma, já no início de seu trabalho, logo conseguiu a classificação para a Copa do Mundo de 2014.
Desde o início de sua história, a Seleção do Chile nunca havia conquistado um título, mas devido à dedicação, bom trabalho e persistência de Sampaoli, esse cenário mundou. Isso porque o Chile passou a jogar de igual para igual com os seus adversários, independente de quem seria.
Mas o grande feito veio mesmo na Copa América de 2015, quando, com o trabalho impecável do técnico, todo o continente conheceu a força da Seleção Chilena. O time fez uma campanha perfeita e se tornou campeão invicto da competição. Sendo este o primeiro título da história do país no futebol.
Seleção da Argentina (2017-2018)
Com a Argentina fora da classificação para a Copa do Mundo de 2018, Jorge Sampaoli era o nome unânime para comandar a seleção em busca da classificação em meio às Eliminatórias da Copa. Além do mais, o técnico também teria o trabalho de ajustar a seleção, que mesmo recheada de craques como Lionel Messi, não respondia muito bem aos jogos, apresentando um futebol decepcionante.
Com a missão de comandar a seleção do seu país, o técnico fez o que lhe foi ordenado e classificou o time para a Copa do Mundo. Contudo, viria a decepcionar novamente com uma eliminação nas oitavas de final para a França, que, naquele ano, sagrou-se campeã do mundo.
Dessa maneira, sob o manto da Seleção Argentina foram um total de 15 jogos, sendo eles: sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Outros times que o técnico atuou
Clube | Período |
Alumni de Casilda | 1994–1995 |
Belgrano de Arequito | 1996 |
Argentino de Rosário | 1996–1997 |
Alumni de Casilda | 1997 |
Belgrano de Arequito | 1998 |
Aprendices Casildenses | 1999–2000 |
Argentino de Rosário | 2000 |
Alumni de Casilda | 2001 |
Juan Aurich | 2002 |
Sport Boys | 2003 |
Coronel Bolognesi | 2004-2006 |
Sporting Cristal | 2007 |
O’Higgins | 2008-2009 |
Emelec | 2010 |
Universidad de Chile | 2011–2012 |
Atualmente, após sair do Flamengo em 28 de setembro de 2023, o técnico Jorge Sampaoli não assinou contrato com nenhum outro clube e segue livre no mercado. O técnico ainda informou que segue atento aos times de futebol, e que dois clubes da europa têm chamado a sua atenção.
Títulos conquistados por Jorge Sampaoli
Em 30 anos como treinador, Jorge Sampaoli só conseguiu conquistar 6 títulos em sua carreira. O maior deles sendo a Copa América, em 2015. Veja a lista de conquistas do técnico argentino.
Belgrano de Arequito
- Liga Casildense: 1996
Aprendices Casildenses
- Liga Casildense: 1999, 2000
Universidad de Chile
- Copa Sul-Americana: 2011
- Torneio Apertura: 2011, 2012
- Torneio Clausura: 2011
Seleção do Chile
- Copa América: 2015
Atlético Mineiro
- Campeonato Mineiro: 2020