Gabriel Milito tem um currículo cheio. Entre atuações dentro e fora de campo, primeiro como zagueiro e depois treinando grandes clubes. O treinador tem muitos nomes fortes na conta e, neste artigo, você vai conhecer quais são os times dirigidos por Gabriel Milito como técnico, desde o começo até os dias de hoje.
Quem é Gabriel Milito?
Se você não conhece o Gabriel Milito, já deve ter ouvido falar do seu irmão, o ex-atacante Diego Milito. No início da carreira, o agora treinador do Atlético-MG viveu algumas temporadas como zagueiro entre 1997 e 2012.
Nesse sentido, começou a atuar nos gramados na categoria de base do Independiente. Após uma breve participação no Zaragoza, entre os anos de 2007 e 2011, foi contratado pelo Barcelona, onde jogou bola ao lado do Messi, um dos maiores craques argentinos.
Assim, durante seu tempo no gigante espanhol, foi escalado pela seleção da Argentina, onde disputou 41 jogos. Além disso, participou da Copa das Confederações de 2005, da Copa do Mundo de 2006 e da Copa América de 2011.
Por fim, encerrou sua carreira em julho de 2012, em decorrência de problemas no joelho. Logo, sua jornada em campo terminou, mas Milito virou o jogo e regressou ao Independiente como técnico.
Títulos de Gabriel Milito enquanto jogador
- Campeonato Argentino: 2002
Zaragoza
- Copa do Rei: 2003–04
- Supercopa da Espanha: 2004
Barcelona
- Supercopa da Espanha: 2009 e 2010
- Supercopa da UEFA: 2009
- Mundial de Clubes da FIFA: 2009
- La Liga: 2009–10 e 2010–11
- Liga dos Campeões da UEFA: 2010-11
Times dirigidos por Gabriel Milito como técnico
Veja quais são os times dirigidos por Gabriel Milito como técnico:
Estudiantes de La Plata
Milito iniciou a carreira como treinador em 2015. Portanto, o Estudiantes de La Plata foi o primeiro clube que o ex-zagueiro treinou após seus três anos de aposentadoria. No entanto, sua passagem pelo clube argentino durou pouquíssimo tempo, isto é, durante 29 jogos.
Independiente
É claro que o Independiente foi um dos times dirigidos por Gabriel Milito como técnico, por ser o clube onde iniciou sua carreira em campo e fazer grande parte da sua história.
Em 2016, Gabriel Milito regressou ao Independiente argentino, agora com a função de técnico da equipe principal. Contudo, comandou a equipe argentina por apenas um ano e pediu demissão após uma eliminação para o Banfield.
O’Higgins
Da mesma forma, Milito também passou pelo O’Higgins muito brevemente, durante entre agosto de 2017 e junho de 2018. Desse modo, comandou o time chileno pelo período de um ano, onde recebeu inúmeras críticas da torcida. Logo, após uma eliminação dolorosa para o Colchagua, clube da segunda divisão chilena, Milito pediu demissão.
Argentinos Juniors
Em janeiro de 2021, o ex-zagueiro argentino iniciou seu trabalho como técnico do Argentinos Juniors. Durante os dois anos treinando o clube, foram 135 jogos, 57 vitórias, 35 empates e 43 derrotas, totalizando 50,8% de aproveitamento.
No período, o time de Buenos Aires chegou às semifinais da Copa da Liga Argentina de 2022 e da Copa Argentina de 2021. Entretanto, deixou a equipe em 2023, depois de temporada que se encerrou com a desclassificação do clube nas oitavas de final da Copa Libertadores da América de 2023 para o Fluminense.
Atlético-MG
Milito foi anunciado como novo treinador do Atlético Mineiro no dia 24 de março de 2024, onde assinou o contrato com o clube até dezembro de 2025. Assim, o técnico argentino estreou pelo Galo no dia 30 de março, num empate por 2 a 2 contra o maior rival, o Cruzeiro, no jogo da final do Campeonato Mineiro.
O Galo conquistou o Campeonato Mineiro de 2024 ao emplacar três gols contra um do Cruzeiro, na partida de volta da final, no Mineirão. Portanto, o Galo conquistou o Mineiro pelo quinto ano seguido.
Logo, esses são os times dirigidos por Gabriel Milito como técnico durante sua trajetória no futebol. Para ler mais conteúdos como esse, visite nosso blog clicando neste link aqui.