É fato que os clubes da Arábia Saudita têm tido muito destaque nos últimos anos. Principalmente, isso se deve ao fato dos times árabes terem contratado grandes estrelas do futebol internacional para atuar em suas equipes nas últimas temporadas. Confira a seguir um pouco sobre o futebol no país, como se deu esse crescimento e conhecer todos os times da Arábia Saudita.
O futebol na Arábia Saudita
Ao contrário dos países onde o povo praticamente já nasce com a bola no pé há séculos, como o Brasil, o futebol na Arábia Saudita começou a se desenvolver somente na década de 1950, com torneios regionais e amadores.
Desse modo, a oficialização do futebol como modalidade profissional veio junto com a criação da Associação Saudita de Futebol (SAFF), em 1956. Inclusive, foi esse um marco significativo para o desenvolvimento do esporte no país.
Para você ter ideia, a primeira Copa do Mundo foi disputada em 1930, vinte anos antes do início do futebol profissional árabe. Isto é, foi somente em 1957 que se criou o primeiro torneio, chamado de Copa Rei Àrabe. Nesse sentido, foi o único campeonato de nível nacional durante muitos anos.
Mais de meio século depois, criou-se a Liga Profissional Saudita, a Saudi Pro League, em 2008. Logo, foi a partir daí que os patrocínios e investimentos no esporte ganharam mais força.
E então chegamos a 2023, quando o Fundo De Investimento Público (PIF), o fundo soberano saudita, passou a ser dono de 75% do capital dos maiores times da Arábia Saudita, como o Al Nassr, Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Ahli.
Por fim, no mesmo ano, as transferências milionárias começaram a acontecer, onde jogadores das maiores seleções europeias foram comprados para as temporadas árabes.
Dentre eles, podemos citar os principais craques do futebol atual, Cristiano Ronaldo, que atualmente veste a camisa do Al-Nassr, e o camisa 10 da seleção brasileira, Neymar Junior, que joga pelo Al-Hilal.
Além deles, também temos outros nomes classe A nos times da Arábia Saudita, como:
- Karim Benzema, N’Golo Kanté e Fabinho no Al-Ittihad;
- Marcelo Brozović, Alex Telles e Sadio Mané no Al-Nassr;
- Milinković-Savić, Kalidou Koulibaly e Malcom, no Al-Hilal;
- Édouard Mendy, Roberto Firmino, Riyad Mahrez e Saint-Maximin no Al-Ahli;
- Jordan Henderson no Al-Ettifaq.
Veja todos os times
Por fim, confira abaixo todos os 47 times da Arábia Saudita:
- Al Hilal SFC
- Al Nassr
- Al Ahli SFC
- Al Ittihad
- Al Ettifaq
- Al Shabab
- Al Fateh SC
- Al Qadisiyah
- Al Wehda
- Al Raed SFC
- Al Khaleej Club
- Damac FC
- Al Fayha
- Abha Club
- Al Taawoun
- Al Tai
- Ohod Club
- Al Riyadh SC
- Al Hazem
- Al Adalah
- Al Faisaly FC
- Al Batin
- Hajer Club
- Al Orobah Club
- Al Okhdood Club
- Al Safa
- Al Jabalain
- Al Shoalah
- Al Ain FC
- Al Najma SC
- Al Qaisumah
- Al Arabi Al Saudi
- Jeddah Club
- Al Bukiryah
- Al Nahda
- Al Kholood Club
- Najran SC
- Al Jandal SC
- Al Taraji Club
- Al Washm Club
- Neom SC
- Al Mojzel Club
- Al Ansar FC
- Jerash FC
- Al Nojoom
- Al Ula
- Al Thoqbah Club