A Glória Eterna! O Botafogo conquistou, de forma inédita, o título da Libertadores 2024, superando o Atlético-MG na grande final. Assim, com essa conquista histórica, surge uma questão que mexe com os torcedores: quais são os times cariocas com Libertadores?
A Copa Libertadores é uma das competições mais emocionantes do futebol sul-americano, despertando a paixão dos torcedores brasileiros. Dessa maneira, seja pela busca por novos títulos ou pela chance de escrever seu nome pela primeira vez na galeria dos campeões, o sonho da Glória Eterna mobiliza clubes e suas torcidas. Atualmente, 12 equipes brasileiras já alcançaram essa façanha histórica.
Quais times cariocas com Libertadores?
Pela primeira vez na história da Copa Libertadores da América, três clubes de uma mesma cidade conquistaram consecutivamente o título mais importante do continente. Desse modo, o Rio de Janeiro viu seus três principais times: Flamengo, em 2022, Fluminense, em 2023, e Botafogo, em 2024, erguerem a taça mais importante do continente. Aliás, o Rio de Janeiro acumula seis títulos da Libertadores: três do Flamengo e um de Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama.
Com o título inédito, o Botafogo contribuiu para equilibrar a balança entre os estados. Agora, a Cidade Maravilhosa com seis conquistas se aproxima de São Paulo, que lidera com dez títulos (três de Santos, São Paulo e Palmeiras; e um do Corinthians). Em seguida, o Rio Grande do Sul aparece em terceiro com cinco troféus (três do Grêmio e dois do Internacional), seguido por Minas Gerais, com três títulos (dois do Cruzeiro e um do Atlético-MG).
Entre 2019 e 2024, o domínio brasileiro foi evidente, com os últimos seis campeões sendo clubes brasileiros. Nesse período, foram quatro títulos cariocas e dois paulistas, além de vice-campeonatos de Santos (2020), Flamengo (2021), Athletico-PR (2022) e Atlético-MG (2024). Além disso, em 2024, o futebol carioca ainda celebrou a Recopa Sul-Americana com o Fluminense e a Copa do Brasil, conquistada pelo Flamengo diante do Atlético-MG.
Triênio Dourado: Rio de Janeiro no Topo da América
Decerto, o sucesso dos times cariocas com Libertadores reflete investimentos estratégicos, reestruturações administrativas e a formação de equipes altamente competitivas:
- Flamengo (2022): liderado por Gabigol, Arrascaeta e Pedro, o Rubro-Negro conquistou seu terceiro título com uma campanha histórica, reafirmando sua posição como potência continental;
- Fluminense (2023): em sua primeira conquista, o Tricolor das Laranjeiras brilhou com Germán Cano e John Kennedy, vencendo a final no Maracanã;
- Botafogo (2024): após sua transformação em SAF, o Glorioso seguiu um planejamento exemplar, liderado pelo técnico Artur Jorge e reforçado por estrelas como Thiago Almada e Luiz Henrique. O título encerrou um longo jejum e colocou o clube de volta ao cenário internacional.
Finais da Libertadores entre clubes brasileiros
2005: São Paulo (campeão) e Athletico-PR (vice)
2006: Internacional (campeão) e São Paulo (vice)
2020: Palmeiras (campeão) e Santos (vice)
2021: Palmeiras (campeão) e Flamengo (vice)
2022: Flamengo (campeão) e Athletico-PR (vice)
2024: Botafogo (campeão) x Atlético-MG
País com mais títulos da Libertadores
- Argentina – 25 títulos
- Brasil – 24 títulos
- Uruguai – 8 títulos
- Paraguai – 3 títulos
- Colômbia – 3 títulos
- Chile – 1 título
- Equador – 1 título