Início » Futebol » Quem são os técnicos com mais títulos no Brasil?

Quem são os técnicos com mais títulos no Brasil?

Publicado em:

Última atualização:

O Brasil é mundialmente conhecido por formar novos talentos no futebol, mas se engana quem acha que só estamos falando de jogadores. Treinadores como Luxemburgo, Telê Santana e Felipão também estão na categoria, mas quem são os técnicos com mais títulos no Brasil? Confira o ranking completo. 

Quem lidera a lista de técnicos com mais títulos no Brasil? 

Quando falamos sobre o trabalho de treinadores em clubes brasileiros, chegamos à conclusão de que Vanderlei Luxemburgo é quem tem mais troféus. Isso porque o técnico, um dos mais experientes do cenário nacional, tem 25 títulos entre Corinthians, Cruzeiro, Sport, Palmeiras, Bragantino, Flamengo e Santos. 

É importante ressaltar que apenas títulos conquistados à frente de times brasileiros foram considerados, como Estaduais, Brasileirão, Regionais, Intercontinentais, Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana, Recopa, Supercopa do Brasil e Mundial. Aliás, triunfos com a Seleção Brasileira também contam. 

Então, se você gosta de ficar por dentro de todos os detalhes, acompanhe a lista completa dos técnicos com mais títulos no Brasil.  

Vanderlei Luxemburgo (25 títulos) 

Luxemburgo é o técnico mais vitorioso do futebol brasileiro, com taças em clubes e na Seleção Brasileira. 

O carioca coleciona 14 títulos estaduais (Capixaba, Paulista, Carioca, Mineiro e Pernambucano), três regionais (Copa Rio e Torneio Rio São-Paulo), uma Série B, cinco troféus do Brasileirão e uma Copa do Brasil. 

Além disso, com o time do Brasil, venceu a Copa América em 1999. 

Lula (22 títulos) 

Luiz Alonso Perez, conhecido como Lula, tem 22 títulos no futebol brasileiro. Ídolo do Santos, o técnico soma nove troféus do Paulistão, nove do Brasileirão (apenas cinco na era da CBF), duas Libertadores e dois títulos do Mundial de Clubes. 

Lula morreu em 15 de junho de 1972. 

Felipão (18 títulos) 

Não há como negar que Luiz Felipe Scolari, o Felipão, tem lugar reservado na lista de maiores técnicos brasileiros. São 18 títulos em seu país, além de conquistas no Kuwait, China e Uzbequistão. 

O currículo do treinador tem quatro estaduais (Alagoano e Gaúcho), dois regionais (Copa Rio-Minas e Torneio Rio-São Paulo), quatro taças da Copa do Brasil, dois Brasileiros, duas Libertadores, uma Recopa e uma Copa Mercosul. 

Em 2002, Felipão levantou a taça dourada da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira e em 2013 venceu a Copa das Confederações.   

Telê Santana (17 títulos): 

Ídolo do São Paulo, Telê Santana coleciona 17 conquistas com times brasileiros, desde o Paulistão até o Mundial de Clubes. 

Assim, o profissional já ganhou oito estaduais (Taça Guanabara, Gaúcho, Carioca, Mineiro e Paulista), dois Brasileiros, duas Libertadores, duas Recopas e Copa Intercontinental, e uma Supercopa da Libertadores. 

Muricy Ramalho (15 títulos) 

Com o lema “Aqui é trabalho, meu filho”, a lenda Muricy Ramalho deixou o seu nome marcado na história do futebol brasileiro. 

Muricy tem sete estaduais (Paulista, Gaúcho e Pernambucano), quatro Brasileirão e uma Libertadores, Recopa, Copa Conmebol e Copa Master da Conmebol. 

Tite (14 títulos) 

Treinador da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo, Adenor Leonardo Bachi, ou Tite, contabiliza 14 títulos em times brasileiros. 

São seis estaduais (Gaúcho, Gaúcho A2, Carioca e Paulista), dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, Libertadores, Mundial de Clubes, Recopa e Copa Sul-Americana. Com a Seleção Brasileira, o treinador só venceu a Copa América em 2019. 

Abel Ferreira (10 títulos) 

O português Abel Ferreira assumiu o cargo no Palmeiras em 2020 e, desde então, trouxe dez troféus para a equipe paulista. É um dos treinadores internacionais mais bem-sucedidos do futebol brasileiro. 

São três Paulistas, dois Brasileiros, duas Libertadores, uma Supercopa do Brasil, Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana. 

O Palmeiras é o único time que Abel Ferreira trabalhou no Brasil. 

Parreira (8 títulos) 

Parte da carreira de Carlos Alberto Parreira, ou apenas Parreira, é na Seleção Brasileira. No entanto, o profissional também comandou clubes da elite do futebol no país, como o Corinthians e o Fluminense. 

São oito títulos, sendo um estadual (Carioca), uma Série C, um Brasileirão, um regional (Torneio Rio-São Paulo) e uma Copa do Brasil. Pelo time do Brasil, tem uma Copa do Mundo, em 1994, a Copa América, em 2004, e a Copa das Confederações, em 2005.