A tarefa de um treinador no mundo do futebol, seja no Brasil ou na Europa, não é nem um pouco fácil. Afinal, saber lidar com a pressão de um clube e sofrer críticas da mídia, e da própria torcida ocasionalmente, é uma tarefa que a maioria não consegue realizar. No entanto, existem algumas figuras, como é o caso dos técnicos com mais títulos no planeta, que, além de fazerem essa função com maestria, acabam virando ídolos das equipes que lideram.
E é justamente sobre eles que iremos comentar a seguir. Portanto, leia o texto para conhecer os comandantes do mundo do futebol que mais possuem troféus em toda a história.
Os técnicos com mais títulos do futebol europeu
Em primeiro lugar, vamos mostrar quem são os treinadores mais bem-sucedidos do Velho Continente que entram nesse ranking. São eles:
Alex Ferguson: 49 troféus
Sir Alex Ferguson comandou o Manchester United por 27 anos, conquistando 38 troféus e colocando o clube entre os maiores da Europa. Não à toa, é o técnico com mais títulos no futebol.
Dentre os principais feitos estão 13 Premier Leagues, duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes da Fifa, uma Copa Intercontinental e cinco FA Cups, além de uma Tríplice Coroa na temporada 1998-99.
Vale também destacar que Ferguson venceu em dois times escoceses no início de sua carreira: o St Mirren e o Aberdeen. Neste último, aliás, ele conseguiu levantar uma Taça dos Clubes Ganhadores de Taça da UEFA e da Supercopa da UEFA de forma surpreendente.
Pep Guardiola: 39 títulos (o técnico com mais títulos em atividade)
Outro que concorre ao posto de melhor da história é Pep Guardiola, que, sem dúvidas, é o melhor treinador do século 21.
O espanhol começou sua carreira como técnico profissional em 2008 e é uma máquina de conquistar taças. Ao todo, em 15 anos na função, Pep possui 39 títulos em três clubes diferentes: Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City.
Entre os grandes feitos que obteve estão: três Ligas dos Campeões, quatro Mundiais de Clubes da Fifa, seis Premier Leagues, três Bundesligas, três La Ligas e quatro Supercopas da Uefa. Ainda por cima, vale mencionar que ele levantou duas Tríplices Coroas em 2008-09 e 2022-23.
Mircea Lucescu: 38 títulos
O romeno nascido em Bucareste talvez não seja tão conhecido pelo público brasileiro. Isso porque Lucescu passou grande parte da carreira comandando clubes europeus fora das cinco grandes ligas.
No entanto, por grande parte dos lugares que treinou, Mircea conseguiu abocanhar inúmeros títulos. Ele venceu troféus em quatro países diferentes: Turquia, Ucrânia, Romênia e Itália.
Seu período mais bem-sucedido foi no Shakhtar Donetsk. Lá ele conquistou nada menos que oito Ligas Ucranianas, seis Copas da Ucrânia e uma Supercopa da Uefa. Além disso, ele ganhou duas vezes a Liga Turca com Galatasaray e Besiktas.
Valeriy Lobanovskyi: 30 títulos
Lobanovskyi é outra figura que provavelmente não é tão conhecida pelos brasileiros, porém não deixa de ser um técnico muito importante.
Grande parte dos seus trabalhos foram em clubes da União Soviética, onde, por sinal, chegou a treinar a própria seleção. Alguns de seus principais feitos incluem seis Ligas Soviéticas, seis Copas Soviéticas, duas Taças dos Clubes Ganhadores de Taça da Uefa e uma Supercopa da Europa.
É preciso ressaltar que, por ser um trabalhador do Leste Europeu durante a Guerra Fria, fica difícil determinar as influências e as inovações que eram trazidas por lá. Isso, entretanto, não tira os méritos que Lobanovskyi possui ao ter tantos troféus assim.
Carlo Ancelotti: 30 títulos
Ao contrário dos últimos dois citados acima, Ancelotti é um que certamente todos conhecem.
O italiano, da mesma maneira que Lucescu, é um “nômade” do futebol e conquistou títulos em diversos lugares. A diferença para o romeno, no entanto, é que Ancelotti teve um sucesso enorme nos grandes centros.
Algumas das principais façanhas que “Don Carlo” já fez incluem: cinco Champions Leagues, três Mundiais da Fifa, duas La Ligas, uma Serie A, uma Premier League, uma Bundesliga e uma Ligue 1. Ou seja, possui em sua galeria todas as cinco maiores ligas da Europa, feito que somente ele conseguiu realizar até então.
José Mourinho: 26 títulos
O “Special One” também tem vários troféus ao longo de sua carreira para se gabar.
Mourinho já treinou onze clubes ao todo e ganhou títulos em seis deles, um aproveitamento impressionante. Além disso, é conhecido por sua habilidade de fazer com que times rendam ao máximo, mesmo que não sejam do primeiro escalão do futebol europeu.
A prova disso são as duas Ligas dos Campeões que conquistou com Porto e Inter de Milão, longes de serem os melhores plantéis do Velho Continente quando levantaram o prêmio.
Fora essas duas taças, “Mou” possui três Premier Leagues, duas Serie A, uma La Liga, e uma Liga Portuguesa em seu currículo, além de uma Tríplice Coroa obtida com a Inter de Milão em 2009-10.
O técnico com mais títulos do futebol sul-americano
E quanto aos comandantes da América do Sul? Há alguém que consiga ter números similares? A resposta é sim, e o nome em questão é:
Luiz Felipe Scolari: 26 títulos
Mais um dos treinadores que se aventuraram em diversos locais, Felipão conseguiu ser bem-sucedido em praticamente todos eles. Na sua lista de taças, que vai desde 1982, alguns dos feitos mais memoráveis incluem: uma Copa do Mundo, uma Copa das Confederações, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma J League e três Superligas Chinesas.
Lembrando também que “Big Phil” é um dos técnicos do país mais conhecidos mundo afora, com passagens por times como Chelsea e a Seleção de Portugal.