Início » Futebol » Saiba quem era o técnico do Corinthians quando o Timão estava no rebaixamento

Saiba quem era o técnico do Corinthians quando o Timão estava no rebaixamento

Publicado em:

Última atualização:

Em 2023, o Corinthians se encontrou novamente em uma situação complicada como fantasma da Série B. O time não se depara com um cenário tão adverso nos campeonatos desde 2007, quando teve seu primeiro rebaixamento em décadas. Mas quem era o técnico do Corinthians no rebaixamento e como isso aconteceu?

A seguir, relembre o que ocorreu nessa época e entenda a atual situação do Timão em 2024. Em 2023, sob o comando de Mano Menezes, o quarto treinador no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Corinthians não teve a melhor atuação.

O que aconteceu para gerar o rebaixamento de 2007?

A queda durante o Brasileirão de 2007 não começou de um dia para o outro. Sendo assim, vale dizer que o Timão teve um ano de conquistas em 2005 e de muita dor de cabeça em 2006. A parceria com o fundo MSI estava no seu fim e o elenco da época s encontrava em um impasse.

O Paulistão daquele ano começou com um time base dos anos MSI, como Roger, Marinho, Amoroso e Magrão, e com jogadores da base como Rosinei e Betão, além de Emerson Leão. No começo do campeonato, a atuação não foi das piores, tendo três vitórias em cinco jogos.

Christian era um dos destaques do time na época, porém, quando Timão decidiu vendê-lo para o Internacional, o cenário mudou. Em 14 jogos, foram apenas cinco vitórias e o Corinthians sofreu uma eliminação precoce no Paulista.

Quem era o técnico do Corinthians no rebaixamento?

Para esquecer tudo que aconteceu no Paulistão e apostar em um novo cenário, a diretoria do Corinthians contratou Paulo César Carpegiani. Sendo o técnico do Corinthians no rebaixamento de 2007, a atuação de Carpegiani trouxe um começo de Brasileirão com resultados relativamente bons.

Foram três vitórias e um empate em cinco jogos. No primeiro momento, o time ficou entre os líderes do campeonato. Porém, perdeu a invencibilidade no clássico contra o Palmeiras, com uma derrota de 1 a 0. A partir daí, o time despencou.

O Corinthians entrou em uma sequência de oito derrotas e isso tirou qualquer chance de obter um título. Carpegiani continuaria até o segundo turno como técnico. Então, o treinador saiu apenas depois de uma derrota de 3 a 0 contra o Cruzeiro. Após isso, Zé Augusto assumiu o comando do time.

Quais foram as piores campanhas do Corinthians?

O Timão já teve diversos resultados abaixo da média que deixaram alguns torcedores pouco satisfeitos. Sendo assim, veja alguns exemplos de estatísticas do Campeonato Brasileiro ao longo dos anos:

  • 1º – 2007 (38 jogos: 10V, 14E e 14D): 38% de aproveitamento
  • 2º – 2018 (38 jogos: 11V, 11E e 16D): 38% de aproveitamento
  • 3º – 2001 (27 jogos: 9V, 7E e 11D): 41% de aproveitamento
  • 4º – 2003 (46 jogos: 15V, 12E e 19D): 42% de aproveitamento
  • 5º – 2020 (38 jogos: 13V, 12E e 13D): 44% de aproveitamento

Atualmente, o Corinthians se encontra na 19ª posição do Brasileirão Série A. Os torcedores não estão muito satisfeitos com a atuação do time no momento, que tem apenas uma vitória na competição.