Caso você seja fã de futebol internacional, deve saber que a Espanha é uma das grandes referências do mundo da bola atualmente. O país, além de ter uma seleção vitoriosa, possui alguns dos clubes mais importantes do planeta, como Real Madrid e Barcelona, que sempre disputam os principais títulos do Velho Continente. E um desses títulos, inclusive, é a Supercopa da Espanha de 2025, que será realizada no mês de janeiro na cidade de Jeddah (Arábia Saudita).
Você sabe como funcionará o evento? E em quais dias ele será disputado? Caso não, leia o texto a seguir para descobrir mais sobre a Supercopa dessa temporada e o seu entorno.
Quais times disputam a Supercopa da Espanha 2025?
Em primeiro lugar, é preciso destacar quais serão os times participantes do torneio. Ao todo, são quatro, e dois deles já foram mencionados anteriormente:
- Real Madrid (Campeão de La Liga 2023/24);
- Barcelona (Vice-campeão de La Liga 2023/24);
- Athletic Bilbao (Campeão da Copa del Rey 2023/24);
- Mallorca (Vice-campeão da Copa del Rey 2023/24).
Vale apontar que esse número passou a ser adotado a partir de 2020. Anteriormente a isso, somente o vencedor de La Liga e o campeão da Copa del Rey disputavam o troféu.
Quando ela acontecerá?
E, afinal, qual é o período que ela acontecerá em janeiro? Temos a seguinte relação sobre a data dos jogos:
- Barcelona x Athletic Bilbao (8 de janeiro): 16:00;
- Real Madrid x Mallorca (9 de janeiro): 16:00;
- Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 (12 de janeiro): 16:00.
No caso, todos os confrontos serão no King Abdullah Sports City, em Jeddah, que possui uma capacidade para 60.000 espectadores e é multiuso, ou seja, pode ter diversas finalidades.
Porque ela será na Arábia Saudita?
Outro questionamento válido é: por que na Arábia Saudita? Afinal, os times são espanhóis e ficarão longe de seus apoiadores locais. A resposta para isso se encontra na própria Federação Espanhola, que é responsável por organizar o evento.
O seu presidente, Luis Rubiales, figura bem polêmica, viu no Mundo Árabe uma chance de monetizar a competição. Sendo assim, fechou um contrato com os sauditas até o ano de 2029 para que o país do Oriente Médio sediasse os duelos. Contrato que, por sinal, estipula o pagamento de € 320 milhões à FEF por parte da Arábia, com o dinheiro sendo reinvestido na estrutura do futebol espanhol.
Além disso, é preciso ressaltar que foi o próprio Luis quem mudou a versão antiga para um “Final 4” com o intuito de tentar aumentar o interesse do público. Um experimento bem-sucedido comercialmente até então e que, não à toa, levou a Supercopa da Itália a seguir os mesmos passos desde 2023.
Onde assistir à Supercopa da Espanha 2025?
Por fim, caso você seja fã de futebol, saiba que a Supercopa estará disponível até 2025 nos canais ESPN e na Disney + (streaming), ambas plataformas do grupo Disney.
Lembrando que ela acontece em janeiro, e não mais em agosto, para não coincidir com o verão da Arábia Saudita, que inviabiliza práticas esportivas por conta das altas temperaturas.