Início » Futebol » Club Sportivo Luqueño: histórico e estatísticas

Club Sportivo Luqueño: histórico e estatísticas

Publicado em:

Última atualização:

A primeira rodada do Campeonato Clausura paraguaio está prestes a começar. Assim, o Club Sportivo Luqueño vem com tudo para melhorar a classificação após terminar o Apertura em quarto lugar. Além disso, o time não foi além da fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana deste ano.

Mostrando que o fair play faz mesmo parte do espírito do futebol, o Sportivo Luqueño surgiu da fusão de três times que eram grandes rivais: El Marte Atlético, el Vencedor e General Aquino. Contudo, em 1º de maio de 1921, o bispo Pantaleón García intermediou a junção e, assim, nasceu o clube auriazul.

Em 1924, o Luqueño conquistou o acesso à primeira divisão do futebol paraguaio, mas foi nos anos 1950 que o time viveu a que ficou conhecida como “época de ouro”. Esse não apenas foi o período em que grandes nomes do futebol do Paraguai passaram pelo clube, mas também quando ele foi bicampeão da liga nacional.

Também foi nessa época que o Sportivo Luqueño participou de torneios importantes, como a Copa Montevidéu, precursora do Mundial de Clubes. Em 1975, o Kure Luque foi vice-campeão do Mundial de Clubes, conquistando, assim, sua primeira participação na Copa Libertadores da América

Estatísticas do Sportivo Luqueño

Este ano, o Luqueño entrou em campo 29 vezes — 22 pela Liga Paraguaia Apertura e outras sete pela Sul-Americana. Por um lado, o Luque caiu na fase de grupos da Sula. Por outro, o time auriazul terminou o Apertura em quarto lugar após ganhar dez jogos, empatar cinco e perder sete. Com 25 gols marcados e 22 sofridos, o time terminou o torneio nacional com 35 pontos, 13 a menos que o vencedor, o Libertad.

Os números, no entanto, são melhores que os da temporada passada. Isso porque, em 2023, o clube terminou a liga Apertura em oitavo lugar e não foi além da décima colocação na Clausura. Por fim, caiu nas oitavas de final da Copa Paraguay. 

Os dados de vitórias e derrotas foram bem equilibrados na última campanha. Das 46 vezes em que o Luqueño entrou em campo, em 13 ele saiu vitorioso, mas em outras 17 ocasiões, o clube saiu derrotado. Além disso, o Kure ainda empatou 16 vezes. 

Os jogadores do Luqueño

O time comandado pelo técnico paraguaio, Júlio Cáceres, conta com os seguintes nomes:

  • Goleiros: Gonzalo Falcón e Alfredo Aguilar.
  • Defensores: Alexis Villalba, José Leguizamón, Alan Ledesma, Pablo Aguilar, Adrián Brizuela, Mathías Suárez, Rodrigo Alborno, Diego Vera, Rodi Ferreira e Sergio Otálvaro.
  • Meio-Campistas: Fernando Benitez, Jorge Mendoza, Rubén Darío Ríos, Rodrigo Rojas, Roger Rojas, Diego Fernández, Sebastián Ruíz Díaz e Guillermo Hauché. 
  • Ataque: Kevin Pereira, Lautaro Comas, Elvio Vera, Nicolás Maná, Derlis Alegre, Angel González, Aldo Parra, Alex Álvarez, Marcelo Ferreira, Jorge Benítez, Lucas Barrios, Diego Acosta e Derlis Alegre.

O atacante Derlis Alegre é quem mais esteve em campo pelo Luqueño, atuando em 202 jogos desde que entrou no clube, em 2013. Na temporada de 2024, no entanto, o título é de Nicolás Maná, com 28 jogos. Já o artilheiro deste ano até o momento é Jorge Benítez, com quatro gols marcados.

Títulos e conquistas do Sportivo Luqueño

O Kure Luque tem 3 títulos na sala de troféus do Estádio Feliciano Cáceres. São eles:

  • Bicampeonato do Paraguai nas temporadas de 1952/53 e  1950/51;
  • Campeão da Liga Paraguaia Apertura em 2007.