Início » Futebol » “De olho no lance”: narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos

“De olho no lance”: narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos

Publicado em:

Última atualização:

O mundo do futebol brasileiro ficou mais triste neste mês de maio. Primeiro foi a notícia da morte do jornalista esportivo famoso por seu bom humor, Antero Greco. E, logo em seguida, foi a vez de ser anunciada a morte de Silvio Luiz, narrador esportivo conhecido por seus bordões.

O locutor estava internado em São Paulo desde o começo de abril, após passar mal durante transmissão para a Record – emissora na qual trabalhava ao lado dos humoristas Carioca e Bola. A partida em questão era a final do Campeonato Paulista. 

Na ocasião, Palmeiras e Santos estavam em campo, no entanto, Silvio precisou deixar o local com a ajuda de um agente do Corpo de Bombeiros. O dono do bordão “De olho no lance!” chegou a receber alta do hospital, mas voltou ao centro médico poucos dias depois. No dia 16 de maio, um boletim médico confirmou o falecimento do locutor em decorrência de uma falência múltipla de órgãos.

Silvio era casado com a cantora Márcia desde 1989 e, além dela, deixa três filhos: Alexandre, Andréa e André. O velório e o sepultamento ocorreram no cemitério Gethsêmani, no Morumbi, em São Paulo.

Uma carreira dedicada ao esporte

Nascido em 14 de julho de 1934, Silvio Luiz tinha o jornalismo e o entretenimento correndo em suas veias. Isso porque sua mãe, Elizabeth Darcy, era garota-propaganda da extinta TV Tupi. Sua irmã, Verinha Dercy, era atriz. Poucos sabem, mas Silvio, chegou a participar de duas novelas atuando ao lado da irmã: foram elas Éramos Seis e Cela da Morte.

No entanto, foi no futebol que ele encontrou um lugar para chamar de seu. Foram mais de 50 anos de carreira dedicados à bola, tanto dentro quanto fora de campo. Silvio Luiz foi árbitro de futebol no final dos anos 1960. Ele, então, começou a trabalhar como repórter de campo na TV Record, mas passou por diversas emissoras, sempre levando seu bom humor às transmissões esportivas. Sua dedicação fez com que Silvio Luiz entrasse, então, para o hall dos narradores inesquecíveis do futebol brasileiro, ao lado de nomes como Osmar Santos, Galvão Bueno, Luciano do Valle e outros.

Seu último trabalho foi para o portal R7 e para a plataforma de streaming PlayPlus, ambos pertencentes ao grupo Record. Silvio Luiz dividia a bancada com Carioca e Bola em um formato de transmissão diferente do modelo mais comum dos programas esportivos. Diferente das narrações tradicionais, mais do que descrever os lances com exatidão, os três focavam mais no humor, nas piadas e nas imitações. 

Os famosos bordões de Silvio Luiz

Silvio narrou importantes partidas de futebol, de diferentes campeonatos, incluindo Copas do Mundo. Além de seu humor característico, outro aspecto famoso da narração de Silvio Luiz eram seus bordões. Dentre os principais, é possível citar:

  • “Foi, foi, foi, foi ele… o craque da camisa número…”
  • “Olho no lance, éééé…”
  • “Pelas barbas do profeta”
  • “Foi lá no gogó da ema.”
  • “Balançou o capim no fundo do gol.”
  • “O que eu vou dizer lá em casa?”
  • “Confira comigo no replay.”
  • “Acerta o seu daí que eu arredondo o meu daqui.”
  • “Agora é fechar o caixão e beijar a viúva.”

Foto: Reprodução/Record TV