Início » Futebol » A história do Shakhtar Donetsk: veja tudo sobre o time ucraniano

A história do Shakhtar Donetsk: veja tudo sobre o time ucraniano

Publicado em:

Última atualização:

Sendo um dos times com mais brasileiros em toda a sua história, o FC Shakhtar Donetsk conquistou mais um título de campeonato ucraniano na temporada 23-24. Fundado em 1936, já são 15 taças do torneio local, além de nove Supercopas, 14 Taça de Copa e também uma Europa League. 

Com a passagem de jogadores como Fernandinho, Willian, Fred, Bernard, Douglas Costa e Elano, muitos atletas do Brasileirão já foram para o time como sua primeira grande equipe no continente europeu. 

O Hirnyky tem ganhado muito destaque desde o fortíssimo investimento que os donos da equipe fizeram para melhorar a estrutura. Em 2011, os Kroty chegaram até mesmo a estar entre os oito melhores times da Champions League.

Quer saber mais sobre a história do Shakhtar Donetsk, estatísticas e desempenho do plantel? Acompanhe o artigo para todas essas informações.

A história do Shakhtar Donetsk

A história do Shakhtar Donetsk começa em 1935, entretanto, antes, o clube possuía nomes diferentes. Em sua origem, a equipe era conhecida como Stakhanovets. O time passou por reformulações após a Segunda Guerra Mundial e passou a ser Shakhtyor até o início dos anos 90.

Quando o plantel passou para o território da recém-independente Ucrânia, começou a ser oficialmente o Shakhtar Donetsk que conhecemos. Desde que foi comprado pelo bilionário Rinat Akhmetov, os Hirnykuy começaram a investir gradualmente em seu elenco, assim como na base e em sua estrutura.

É na gestão do CEO Palkin que o clube começa a ser mais reconhecido no continente europeu. Com seu comando iniciado em 2004, a equipe também contratou o técnico romeno Mircea Lucescu. Pelo Shakhtar Donetsk, o treinador conseguiu oito campeonatos de pontos corridos, seis taças de copas da Ucrânia, sete supercopas e também a Europa League. O dirigente ficou por mais de dez anos na equipe.

Fora isso, seu estádio inaugurado em 2009 também chama a atenção de muitos amantes de futebol. A moderna Donbass Arena é um verdadeiro caldeirão com capacidade para 51 mil espectadores, sendo um verdadeiro símbolo da dinastia do clube no território local. Vale destacar também que o espaço foi uma das sedes da Eurocopa de 2012.

Além disso, os Krosty sempre tiveram como característica uma linha ofensiva formada, em sua maioria, por jogadores brasileiros. Para melhor noção, mais de 15 atletas da seleção canarinho já vestiram a camisa do clube, entre eles: Fernandinho, William, Douglas Costa, Jadson, Luiz Adriano e Brandão.

Equipe atual

A equipe atual do Shakhtar Donetsk é a vencedora do campeonato ucraniano, com 71 pontos em 30 partidas e somente duas derrotas. Aliás, o time também foi campeão da Taça da Ucrânia em cima do Vorskla por 2 a 1. Danylo Sikan e Yukhym Konoplya marcaram os gols da vitória. Vale ressaltar que o clube se classificou para a Champions League 24-25 e está na 26ª posição atualmente.

Confira o plantel completo dos esportistas que fazem parte do elenco comandado pelo treinador Marino Pusic:

  • Goleiros: Dmytro Riznyk, Denys Tvardovskyi, Artur Rudko e Tymur Puzankov
  • Defensores: Mykola Matvienko, Valeriy Bondar, Stav Lemkin, Yaroslav Rakitskyi, Luka Latsabidze, Irakli Azarovi, Pedrinho, Novatus Miroshi, Yukhym Konoplya e Giorgi Gocholeishvili
  • Meio-campistas: Taras Stepanenko, Marlon Gomes, Dmytro Kryskiv, Yegor Nazaryna, Viktor Tsukanov, Georgiy Sudakov e Artem Bondarenko
  • Atacantes: Kevin, Eguinaldo, Newerton, Khusrav Toirov, Oleksandr Zubkov, Oleksiy Kashchuk, Maryan Shved, Danylo Sikan e Lassina Traoré.

Na equipe, os principais jogadores da temporada foram o meia-ofensivo Georgiy Sudakov, de 21, anos e o ponta-esquerda Kevin (ex-Palmeiras). Ambos tiveram boa valorização e devem ser vendidos posteriormente por um valor alto de mercado.

Nas estatísticas gerais, o centroavante Danylo Sikam foi o artilheiro de 23-24, com dez gols. Além disso, o ponta-direita Oleksandr Zubkov liderou nas assistências do Shakhtar Donestsk, com oito passes. 

Maiores ídolos do Shakhtar Donetsk

Além do lendário treinador romeno Mircea Lucescu, há também esportistas que gravaram seu nome na história do Shakhtar Donetsk dentro de campo. Entre eles, uma boa parte dos que deixam saudades entre os torcedores são brasileiros.

Luiz Adriano (ex-Palmeiras e Internacional) é um desses. Sendo o maior artilheiro da história do clube, o jogador tem 128 gols pelo time em 266 partidas, uma média de 0,48 por confronto. 

Fora o atacante, o meio-campista ex-São Paulo Jadson também está no Hall da Fama dos Hirnyky, se juntando a outros ídolos da história da equipe, como: o atacante Vitaliy Starukhin, que atuou no time entre 1973 e 1981; o goleiro Yuriy Degterev, 1961-83; e o meio-campista Mikhail Sokolovskiy, 1974-87.

Entre pesquisas feitas recentemente, o brasileiro Fernandinho (ex-Manchester City e atual Athletico-PR) aparece no ranking dos torcedores como o melhor jogador estrangeiro que passou pelo clube. No total, foram oito anos defendendo a camisa do time, com 14 taças levantadas.

Dos esportistas que mais jogaram pelos Krotys, o croata Darijo Srna é quem aparece no topo. No total foram 536 jogos defendendo a equipe ucraniana. Entre os que fazem parte do plantel atual, o meio-campista Taras Stepanenko e o zagueiro Yaroslav Rakitskyi também devem entrar no Hall da Fama do time. São 424 e 358 partidas, respectivamente, para cada um dos atletas.