Serge Gnabry é o principal nome ofensivo do Bayern de Munique. Foi responsável pela classificação dos bávaros na final da Liga dos Campeões em 2020 e fundamental nas conquistas de títulos nacionais, mas como foi a passagem de Gnabry no Arsenal? Antes de chegar ao Bayern, o atacante jogou nos Gunners, mas não foi bem aproveitado.
Lapidado no Stuttgart, clube da sua cidade natal, o atacante defendeu o West Bromwich e o Werder Bremen. Também soma convocações com a Seleção da Alemanha, onde ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Quando Serge Gnabry jogou no Arsenal?
Gnabry foi contratado pelo Arsenal em 2011, quando tinha apenas 15 anos. Antes de completar a idade necessária para entrar em campo, praticou com as categorias de base. Em sua jornada no elenco principal dos Gunners, o atacante fez 18 jogos e marcou um gol, além da participação nas conquistas de 2 taças da Copa da Inglaterra e 1 Supercopa Inglesa.
Estreou com as tradicionais cores vermelho e branco em 26 de setembro de 2012, na goleada de 6 a 1 contra o Coventry City, pela Copa da Liga Inglesa. Entretanto, Gnabry só balançou as redes um ano depois, na vitória por 2 a 1 sobre o Swansea City, na Premier League. O alemão demonstrou talento e habilidade com a bola nos pés, mas não conseguiu a titularidade no time de Wenger.
Em 2015, os Gunners emprestaram o atacante alemão para o West Bromwich para que o jovem buscasse experiência como titular no Campeonato Inglês e, claro, minutagem. A expectativa era de que, assim que voltasse para Londres, Gnabry estaria preparado. Sem render no grupo, o esportista aceitou transferir-se para o Werder Bremen em agosto de 2016.
Logo após Gnabry classificar o Bayern de Munique para a final da Liga dos Campeões em 2020, Arsène Wenger, responsável pela contratação do jovem em 2011, demonstrou insatisfação e arrependimento em perder o jogador tão rápido. Em entrevista para a BeIN Sports, rede de TV por assinatura, o técnico descreveu o atacante como “criativo, consegue fazer gols, é destro, canhoto, boa força, boa penetração e muito inteligente”.
Conheça os números de Gnabry no Arsenal a seguir:
- 18 partidas (2013-2016)
- 1 gol
- 0 assistências
- 3 títulos (Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra)
O que significa a comemoração do Gnabry?
Sempre que balança as redes, Serge Gnabry lança a sua famosa comemoração em que parece estar cozinhando algo. Em uma mão, o jogador finge estar segurando uma panela, enquanto na outra prepara a comida imaginária. É de se esperar que, após o gol, Gnabry tenha a intenção de colocar ainda mais “tempero” na partida e, quem sabe, “cozinhar” os adversários.
Em entrevista ao canal de TV do Bayern de Munique, o alemão explicou que a sua inspiração veio da NBA. Gnabry assistiu um vídeo de James Harden fazendo o gesto, ala-armador da NBA que atualmente defende o Los Angeles Clippers, e então resolveu copiá-lo. O símbolo se tornou a assinatura do jogador em campo.
“Há um vídeo no YouTube onde ele (James Harden) está cozinhando depois de perder, eu acho, uma campainha e ganhar o jogo”, explicou Gnabry. “Então ele estava cozinhando, mexendo, e essa é a celebração“.
Gnabry também disse que assiste aos jogos, apesar do fuso horário, mas não revelou qual é o seu time do coração na liga de basquete.