Pouca gente sabe, mas a Seleção Chilena de futebol, mais conhecida como La Roja, tem mais de cem anos de história e tradição. O time pode não ter muitos títulos em sua coleção, mas participou de importantes campeonatos internacionais. A seguir, repasse a história, as conquistas e os principais jogadores da seleção latina.
A história da seleção chilena
No início dos anos 1900, o futebol apenas engatinhava no Chile. Apesar de já existirem a Associação de Futebol do Chile e a Federação Nacional Desportiva, as duas entidades não eram unificadas e não havia grandes competições no país.
No entanto, em 1910, o país recebeu o convite para participar da Copa Centenário Revolución de Mayo, em homenagem aos cem anos de um dos maiores marcos da história da Argentina. O torneio seria realizado em Buenos Aires e, além dos anfitriões, contaria com a presença da Seleção Uruguaia.
Assim, após uma série de partidas entre equipes locais, foram escolhidos os jogadores que disputariam o torneio. Gibson, Ash, Barriga, Hormazábal, McWilliams, Allen, González, Hoyl, Campbell, Davidson, Hamilton, Robson, Simmons, Sturgess e Valenzuela atravessaram a cordilheira rumo à capital argentina para competir.
Contudo, antes do início da Copa Centenaria, a equipe chilena teve a oportunidade de fazer um amistoso contra uma equipe argentina. Foi o primeiro jogo da história da La Roja. Em campo, os chilenos surpreenderam ao abrir o placar logo no início da partida. Ao final, a experiência da equipe argentina — fundana em 1901 — venceu, e a partida terminou em três a um para os anfitriões.
Contudo, os chilenos deixaram o campo com a sensação de vitória, pois não apenas marcaram contra a já temida Seleção Argentina, como ainda defenderam um pênalti, já deixando, então, a impressão de que, no futuro, seriam adversários difíceis de parar.
A primeira participação em uma Copa do Mundo
A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930, em Montevidéu, no Uruguai. Apenas 13 equipes participaram do torneio, e a Seleção Chilena de futebol estava entre elas. A La Roja venceu o jogo contra os times da França e do México. No entanto, foi eliminada antes das semifinais pela equipe da Argentina.
Desde então, o Chile participou de nove Copas do Mundo, em 1930, 1950, 1962, 1966, 1974, 1982, 1998, 2010 e 2014. Destes, a equipe obteve seu melhor resultado em 1962, quando foi equipe anfitriã do evento e terminou em terceiro lugar.
O que foi o Maracanazo da seleção chilena?
No final dos anos 1980, uma polêmica envolveu a equipe do Chile durante as eliminatórias da Copa do Mundo. Após uma série de jogos, as seleções chilena e brasileira estavam empatadas na tabela de classificação. Naquelas circunstâncias, o Chile precisava de uma vitória, enquanto, para o Brasil, um empate bastava.
Assim, em 3 de setembro de 1989, as duas equipes se enfrentaram em pleno Maracanã lotado. Quando o Brasil ganhava por um a zero, o goleiro chileno, Roberto Rojas, aproveitou que um sinalizador caiu próximo a ele e fingiu ter se ferido, alegando haver sofrido uma agressão por parte da torcida brasileira. Com isso, a seleção chilena deixou o campo alegando que não havia garantia de segurança para seus jogadores.
Porém, Rojas posteriormente confessou que havia autoinfligido um corte no rosto para parecer uma agressão por parte da torcida do Brasil; tudo a fim de forçar a interrupção da partida para que um novo jogo fosse marcado em campo neutro.
Diante disso, o goleiro foi banido permanentemente do futebol, enquanto o Chile foi proibido de participar das eliminatórias da Copa de 1994. Além disso, o presidente da Federação Chilena de Futebol, o técnico da equipe, o vice-capitão e o médico também receberam sanções da FIFA. E, a este evento, deu-se o nome de Maracanazo, motivo pelo qual as torcidas de Chile e Brasil são grandes rivais.
Os títulos da seleção chilena de futebol
Embora tenha mais de cem anos de história, a seleção chilena ainda em tímidas conquistas no futebol mundial. Ela possui apenas dois títulos da Copa América de 2015 e 2016. Veja a seguir a lista completa de honras da equipe.
- Copa do Mundo de Futebol
- Terceiro lugar em 1962
- Copa das Confederações FIFA
- Vice-campeão em 2017
- Copa América
- Campeã em 2015 e 2016
- Vice-campeã em 1955, 1956, 1979 e 1987
- Terceiro lugar em 1926, 1941, 1945, 1967 e 1991
- Campeonato Pan-Americano de Futebol
- Vice-campeã em 1952
- Jogos Olímpicos
- Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000
Os craques a seleção chilena de futebol
Assim como qualquer equipe, a seleção de futebol do Chile também tem seus ídolos e craques. Um deles, para não dizer o primeiro, foi Frank Simmons, responsável pelo primeiro gol da história do La Roja, em 1910.
Mas o grande destaque da seleção chilena foi Elías Figueroa, considerado por muitos torcedores o melhor jogador da história do futebol do país. O defensor, inclusive, também tem sus fãs no Brasil, visto que jogou no Internacional entre 1972 e 1976. Outro ídolo da torcida chilena é Marcelo Salas, um dos maiores artilheiros da seleção, marcando 37 gols em 70 partidas.
O tempo passou e, hoje, outros nomes fazem sucesso com a camisa do La Roja. Dois deles são Alexis Sanchez e Eduardo Vargas. Atualmente, os dois são os maiores goleadores da seleção, com 50 e 45 gols marcados, respectivamente. Vale destacar que ambos estavam nas duas conquistas da Copa América que o Chile tem.
Qual é a convocação da seleção chilena de futebol para 2024?
Para os últimos jogos que o Chile disputou em 2024, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, a equipe entrou em campo com os seguintes jogadores:
Goleiros: Brayan Cortes, Lawrence Vigouroux e Vicente Reyes.
Defensores: Guillermo Maripán, Paulo Díaz, Benjamín Kuscevic, Francisco Sierralta, Fabian Hormazábal, Felipe Loyola, Marcelo Morales e Gabriel Suazo.
Meio-campistas: Rodrigo Echeverria, Erick Pulgar, Vicente Pizarro, Williams Alarcón, Esteban Pavez, Diego Valdés e Darío Osorio.
Atacantes: Alexander Aravena, Luciano Cabral, Maximiliano Guerrero, Lucas Cepeda, Eduardo Vargas, Gonzalo Tapia e Felipe Mora.
O atual técnico da seleção chilena de futebol é Ricardo Gareca.