Início » Futebol » Descubra se o Santos é uma SAF ou não

Descubra se o Santos é uma SAF ou não

Publicado em:

Última atualização:

Você que é fã de futebol brasileiro deve saber que um dos assuntos mais polêmicos da modalidade hoje em dia envolvem as chamadas “SAFs”. Elas mudaram bastante a forma como o esporte é tratado no país e vários dos clubes mais importantes passaram a utilizar esse modelo em suas políticas internas. No entanto, ainda há uma certa confusão sobre esse tema, especialmente no que diz respeito aos times que são SAF, e o Santos será o tema da vez.

Dessa forma, não perca a oportunidade de ler o conteúdo abaixo. Iremos discorrer sobre a equipe da Vila e revelar qual o tipo de administração que o Peixe possui atualmente.

Afinal, o Santos é uma SAF?

Por mais que alguns acreditem no contrário, o Santos, hoje em dia, não é uma Sociedade Anônima do Futebol. Os santistas possuem uma diretoria e um presidente no comando: Marcelo Teixeira. Além disso, existem eleições, nas quais os próprios fãs podem participar, para determinar quem irá gerir o clube em um novo ciclo.

Esse tipo de cenário, em tese, não é possível de se encontrar em uma organização que seja SAF. Afinal, nesse caso, o time teria um proprietário, dono de boa parte do capital que é investido na companhia, e ele teria um controle quase total do que acontece dentro e fora dos gramados, até mesmo sobre o presidente. Isso ocorre, por exemplo, na relação entre Botafogo e John Textor.

O Santos pode virar uma SAF?

Todavia, embora o Santos não seja uma SAF, não significa que, no futuro, isso continue assim. Afinal, segundo a Lei 14.193/2021, criada em seis de agosto de 2021 no Congresso Federal, qualquer equipe de futebol pode ser convertida de associação civil sem fins lucrativos para Sociedade Anônima, ou até mesmo realizar uma cisão do seu departamento.

De acordo com a atual mandatária do Palmeiras, Leila Pereira, essa pode ser uma resposta para quem tem um alto número de dívidas. Em entrevista ao Palmeiras Cast, em março de 2024, ela afirmou que: “Não sou contra a transformação de clubes em empresas, acho que é o futuro. Não faria (no Clube), para deixar claro, mas para determinados clubes eu não tenho dúvida que a solução seria essa”.

Relação do Peixe com esse tema

Além disso, vale destacar que a ideia de SAF já surgiu na Baixada Santista. Como os alvinegros não estão em situações financeiras favoráveis, nesse mesmo ano, alguns veículos já revelaram um possível interesse de empresários em comprar o Santos.

Nomes como Nasser Al-Khelaifi, que é dono do PSG e já tem experiência com esse tipo de administração, e o próprio Neymar, que já atuou lá quando mais jovem, foram especulados. No entanto, ao menos até agora, não houve mais nenhuma novidade em relação a ambos os casos.

Os times que são SAF no Brasileirão

E, afinal, quais são os times SAF que disputarão o próximo Brasileirão de 2025? Temos seis ao total:

Vale destacar que o Red Bull Bragantino, que muitos consideram ser uma SAF, é na verdade um clube-empresa (ou LTDA).