Início » Futebol » Saiba tudo sobre a seleção eslovena de futebol

Saiba tudo sobre a seleção eslovena de futebol

Publicado em:

Última atualização:

A seleção eslovena de futebol nasceu na década de 1990, em decorrência da separação do seu país da antiga Iugoslávia. Apesar de fazer parte da nação, nunca foi uma grande celeiro de jogadores para a seleção.

Como o país foi um dos primeiros a declarar independência, seu esquadrão nacional é uma das mais antigas da região. Mesmo assim, como o futebol nunca foi o esporte mais tradicional do país, o desempenho da sua seleção nunca encheu os olhos de sua torcida.

Apesar de grandes destrelas do país dominarem outras modalidades, como Tadej Pogačar, no Ciclismo, e Luka Dončić, no Basquete, a seleção atual também tem um grande ícone do futebol atual.

Confira a história da seleção eslovena de futebol logo abaixo!

A história da seleção eslovena de futebol

A era pré-independência

Antes da Eslovênia separar-se da Iugoslávia, sua história estava vinculada aos resultados do país, mesmo não os herdando posteriormente. O país que recebeu a história futebolística iugoslava foi a Sérvia.

Apesar de não ser reconhecida como uma seleção nacional de futebol, o selecionado esloveno jogava partidas não oficiais como uma equipe regional. Os moldes eram parecidos com o que a seleção da Catalunha realiza nos últimos anos.

A primeira partida desse modo aconteceu em junho de 1921, na sua capital, Liubliana. O duelo foi contra a França, que venceu o confronto por 5×0.

Muito disso é consequência do país não formar jogadores no mesmo nível dos vizinhos para servir a Iugoslávia. Dentre os que alcançaram o feito, os mais destacados são:

  • Branko Oblak;
  • Srecko Katanec;
  • Danilo Popivoda.

Depois da dissolução, o futebol do país ganhou tração e a Eslovênia passou a figurar nos grandes campeonatos.

Os primeiros anos da seleção eslovena

A Associação de futebol da Eslovênia foi admitida na UEFA e na FIFA em 1992, um ano após a independência do país.

Além disso, ainda naquele ano, fez a sua estreia oficial em um amistoso contra a Estônia. Com o empate em 1×1, a seleção marcou o seu primeiro gol oficial com Igor Benedejcic. O treinador da seleção eslovena de futebol era Bojan Prasnikar. Posteriormente, a primeira vitória veio em uma nova partida amistosa contra a Estônia. Dessa vez, o placar foi de 2×0 para os eslovenos.

Primeiros torneios internacionais

A estreia da seleção eslovena de futebol em competições oficiais aconteceu nas Eliminatórias para a Euro 1996. O ano era 1994, e a seleção, dessa vez comandada por Zdenko Verdenik terminou na penúltima posição do seu grupo, com 11 pontos.

No entanto, o time conquistou uma grande resultado ao empatar com a Itália, atual finalista da Copa do Mundo, na sua estreia. Nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1998, terminaram na lanterna da competição, com apenas um ponto conquistado.

Primeira grande seleção eslovena de futebol

Prestes a disputar mais um qualificatório para a Euro, a federação do país escolheu uma das suas maiores estrelas para comandar o time. Nesse contexto, Srecko Katanec foi nomeado novo treinador da Eslovênia. Sob o seu comando, a seleção terminou as Eliminatórias para a Euro 2000 em segundo lugar do seu grupo, atrás da Noruega.

Por consequência, teve de enfrentar a Ucrânia na repescagem em busca da participação inédita em uma grande competição.

Na disputa, o time venceu a primeira partida disputada em casa por 2×1, e empatou a segunda em Kiev em 1×1. Assim, garantiu a classificação até então inédita para o torneio.

Euro 2000

Quis o destino que a seleção eslovena caísse no grupo C, junto a Espanha, Noruega e Iugoslávia.

Os resultados da equipe foram:

  • Empate em 3×3 contra a Iugoslávia;
  • Derrota para a Espanha por 2×1;
  • Empate em 0x0 contra a Noruega;

Apesar da pouca tradição, o desempenho chamou a atenção, pois o país chegou a última rodada podendo se classificar com uma vitória simples.

A escalação da Eslovênia naquele torneio foi:

  • Mladen Dabanovic, Marinko Galic, Zeljko Milinovic, Darko Milaninc;
  • Dzoni Novak, Miran Pavlin, Ales Ceh, Zlatko Zahovic, Amir Karic;
  • Saso Udovic, Miraden Rudonja;

O grande destaque da seleção eslovena de futebol no torneio foi Zlatko Zahovic, com três gols marcados.

Eliminatórias para a Copa do Mundo 2002

Na qualificatória seguinte, a Eslovênia venceu apenas uma partida das cinco primeiras rodadas. Contudo, na segunda metade da fase de grupos, a equipe venceu quatro duelos. Apesar da falta de constância, a Eslovênia conseguiu terminar na segunda colocação. Com isso, foi para a repescagem.

Nela, enfrentou a Romênia. A vitória por 2×1 em casa, e o empate em 1×1 na volta garantiram a participação do país em sua primeira Copa do Mundo.

Copa do Mundo de 2002

Classificada para o torneio na Ásia, a seleção eslovena de futebol caiu em um grupo com Espanha, Paraguai e África do Sul. Na partida de estreia, contra os rivais europeus, perderam por 3×1. O primeiro gol do país em Copas foi marcado por Sebastjan Cimirotic.

O time amargaria derrotas nas duas partidas seguintes. Após a participação no torneio, enfrentaria um declínio dos seus jogadores, e enfrentaria um hiato de oito anos nos grandes torneios de seleções.

A nova geração da seleção eslovena de futebol

Com uma nova geração de jogadores surgindo no país, as esperanças de voltar aos grandes torneios voltaram. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, a Eslovênia fez uma campanha convincente na primeira fase. O país novamente ficou na segunda colocação de seu grupo, vencendo seis jogos, empatando dois e perdendo dois. Dessa forma, teve de disputar uma repescagem para garantir a vaga no Mundial.

O confronto da vez foi contra a Rússia, mas, dessa vez, decidindo em casa. Depois de uma derrota por 2×1 em Moscou, e uma vitória por 1×0 em Maribor, o país voltou a Copa do Mundo.

Eslovênia na Copa de 2010

Para a Copa do Mundo da África do Sul, o país contaria com nomes promissores na sua equipe. Entre eles estavam o goleiro Samir Handanovic, o meia Valter Birsa e o atacante Milivoke Novakovic.

No torneio enfrentou Inglaterra, Argélia e Estados Unidos. Contra o país africano, conquistou a sua primeira vitória em Copas. Em seguida, empatou sua segunda partida contra a seleção norte-americana e perdeu para a Inglaterra por 1×0. Apesar da eliminação na primeira fase, após a competição, atingiu a melhor colocação no Ranking da FIFA, ao chegar na 15ª colocação.

No entanto, o país encarou mais um grande hiato de torneios internacionais, ficando de fora de todas as Copas seguintes, e retornando a Euro, somente em 2024.

Mesmo com o surgimento de nomes como o do atacante Josip Ilicic, que teve sucesso no futebol italiano, a seleção desperdiçava as boas chances em momentos decisivos. Outro nome importante que surgiu nessa época foi de Jan Oblak, que, jogando pelo Atlético de Madrid, passou a ser considerado um dos melhores goleiros do mundo.

Eurocopa 2024

Com o novo goleiro se tornando capitão da equipe, o país retornou as competições na Euro em 2024, disputada na Alemanha. Outro nome de destaque na seleção da geração é o atacante Benjamin Sesko, do RB Leipzig, sendo uma grande promessa da seleção eslovena de futebol.

O time fez a sua melhor campanha nos torneios internacionais. Com três empates na primeira fase, sofreu apenas dois gols em toda a competição. Caiu nas oitavas de final na disputa de pênaltis contra Portugal.

Estatísticas da seleção eslovena de futebol

Participações em torneios oficiais:

  • Eurocopa 2000;
  • Eurocopa 2024;
  • Copa do Mundo 2002;
  • Copa do Mundo 2010;

Maiores artilheiros:

  • Zlatko Zahovic: 35 gols;
  • Milivoje Novakovic: 32 gols;
  • Josip Ilicic: 17 gols:
  • Benjamin Sesko e Saso Udovic: 16 gols;

Mais jogos com a camisa da seleção:

  • Bostjan Cesar: 101 jogos;
  • Bojan Jokic: 100 jogos;
  • Jasmin Kurtic: 96 jogos;
  • Valter Birsa: 90 jogos;
  • Josip Ilicic: 86 jogos;