Início » Futebol » Conheça Mike Maignan, goleiro do Milan que abandonou gramado após receber insultos racistas

Conheça Mike Maignan, goleiro do Milan que abandonou gramado após receber insultos racistas

Publicado em:

Última atualização:

A temporada europeia de 2023–24 chegou ao fim recentemente, encerrando também um calendário envolvendo episódios de preconceitos, controvérsias e problemas com arbitragem. Para exemplificar, o atual goleiro principal do Milan, Mike Maignan, foi vítima de racismo em partida no Campeonato Italiano. Em resposta, ele abandonou o gramado por um breve momento e deu declarações fortes sobre a luta antirracista.

Quem é Mike Maignan, goleiro do Milan?

Nascido na Guiana Francesa, Mike Maignan é o atual goleiro do Milan, da Itália. O francês iniciou sua carreira em 2009 nas categorias de base do Paris Saint-Germain. Após longo período entre os juniores, Maignan foi promovido ao PSG B em 2012. Alguns anos depois, ele se transferiu para o Lille B.

Nesse contexto, Mike Maignan foi promovido ao time principal do Lille em agosto de 2015, onde ficou até 2021. Apesar de ter iniciado sua carreira por lá na reserva, ele acumulou 180 jogos no período que defendeu as cores do rival de seu clube formador.

Vale observar que muitas dessas partidas se deram a partir de 2017–18, quando o técnico Marcelo Bielsa bancou Enyema e colocou Maignan na titularidade. Três temporadas depois, em 2020–21, o goleiro foi campeão do Campeonato Francês com sua equipe.

Após grande temporada na França, Mike Maignan deixou o posto de goleiro do Lille para defender o Milan. O jogador chegou à Itália para substituir Gianluigi Donnarumma, que havia feito o contrário: foi para a França defender o Paris Saint-Germain.

O status com que o francês chegou na equipe de Milão gerou alguns tipos de situações, com as quais ele precisa lidar até atualmente. Isso porque, logo de cara, ainda em sua primeira temporada, ele sofreu racismo em partida diante da Juventus no Campeonato Italiano.

Mesmo com inúmeras formas de conscientização ao longo dos anos, Mike Maignan continuou sendo vítima de ofensas na Itália. O caso mais recentemente aconteceu na temporada 2023–24, quando o goleiro do Milan ouviu imitações de macaco vindo da arquibancada quando foi buscar uma bola atrás do gol.

Na ocasião, o jogador comunicou ao árbitro, que paralisou a partida, e se encaminhou para fora do campo na sequência. A Udinese foi punida com mando de campo sem torcida.

Carreira no Milan

2021–22

A primeira temporada de Mike Maignan como goleiro do Milan foi positiva por alguns aspectos. Isso porque, apesar do episódio de racismo e de uma cirurgia, ele se consagrou campeão do Campeonato Italiano e venceu o prêmio de melhor goleiro da temporada na Série A italiana.

Aliás, é interessante relembrar a lesão de Maignan, pois era esperado que o goleiro ficasse fora de campo por dez semanas. Entretanto, foram necessárias apenas seis semanas para a recuperação. O francês retornou fazendo defesas e tendo atuações sólidas nos jogos seguintes, inclusive uma assistência para Rafael Leão. A ação foi a primeira do tipo entre goleiros desde Dida em 2006.

2022–23

Na temporada 2022–23, Mike Maignan disputou 29 jogos como goleiro do Milan. Desses, foram 22 partidas no Campeonato Italiano e outras sete na Liga dos Campeões. O francês não conseguiu fazer um calendário completo naquela oportunidade devido à duas lesões.

Em primeiro lugar, uma ruptura muscular do músculo do perônio o deixou fora de combate. Quando ele mal havia se recuperado, então, sofreu uma lesão na panturrilha.

Em relação à advertência por cartões, Mike Maignan é um goleiro bastante disciplinado, tendo se tornado referência no Milan. De acordo com analistas, aliás, o arqueiro pode ser descrito como um líder em campo, pessoa centrada e muito profissional.

Uma das situações que pode servir de exemplo para fundamentar isso é a quantidade de cartões recebidos por ele ao longo das temporadas. Em 29 jogos disputados em 2022–23, ele recebeu apenas um cartão amarelo.

2023–24

A temporada 2023–24 foi bem melhor para o goleiro do Milan. Isso porque Mike Maignan disputou 42 partidas. Foram 29 pelo Campeonato Italiano, seis pela Liga dos Campeões, seis pela Liga Europa e, por fim, um jogo pela Copa da Itália. Ainda falando sobre punições, o arqueiro recebeu três cartões amarelos e um vermelho na última temporada europeia.