Não é uma tarefa fácil ser técnico de futebol, principalmente em grandes times como o Corinthians. O gaúcho Mano Menezes, especialista em competições nacionais, possui três passagens pelo Timão. A seguir, relembre os títulos de Mano Menezes pelo Corinthians e a sua trajetória no futebol.
Qual é o total de títulos de Mano Menezes pelo Corinthians?
Primeiramente, Mano Menezes tem três títulos pelo Corinthians: um Campeonato Brasileiro da Série B (2008), o Campeonato Paulista (2009), e a Copa do Brasil (2009).
O técnico gaúcho viveu três passagens pelo Timão: a primeira em 2008, a segunda em 2014 e a terceira em 2023. O curioso é que ele conquistou títulos apenas em uma delas.
Vamos relembrar as três passagens e os títulos de Mano Menezes pelo Corinthians:
Primeira passagem de Mano no Timão: três títulos
Em 2005, Mano Menezes trouxe o Grêmio de volta à elite do futebol brasileiro. Dois anos depois, 2008, o Corinthians decidiu adotar a mesma fórmula: contratar o técnico gaúcho para salvar o alvinegro do rebaixamento.
O esforço deu certo: com 85 pontos, o Timão assumiu a liderança com 25 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas. Não apenas subiu à elite, como garantiu o título da segunda divisão.
Em 2009, Mano venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Sendo assim, são três os títulos de Mano Menezes pelo Corinthians.
No ano seguinte, desligou-se do clube para assumir a Seleção Brasileira. Foram 177 partidas, 97 vitórias, 49 empates e 31 derrotas entre os três anos, de acordo com estatísticas do portal O Gol.
Segunda passagem de Mano no Timão: resultados ruins
Com a saída de Tite, Mano assumiu, em 2014, o comando do Corinthians pela segunda vez, mas a estrela do treinador não brilhou. Ele não teve sucesso e não conseguiu títulos ou sequência de vitórias.
Foram 31 triunfos, 15 empates e 15 derrotas em 61 jogos, segundo o portal O Gol.
Terceira passagem de Mano no Timão: salvo do rebaixamento
Em 2023, Mano Menezes mais uma vez foi contratado para ser o ‘salvador da pátria’ do Corinthians. Com a demissão de Vanderlei Luxemburgo após as eliminações da Libertadores e Copa do Brasil, a diretoria corintiana buscou uma nova opção.
O treinador afastou o perigo de rebaixamento, mas terminou em 13º, com 50 pontos. O Corinthians de Mano também foi eliminado na semifinal da Sul-Americana, após perder para o Fortaleza.
Por sua vez, ele foi desligado em fevereiro de 2024 após quatro derrotas consecutivas no Campeonato Paulista. Sua campanha teve 19 partidas, com seis vitórias, cinco empates e oito derrotas.
Outros títulos de Mano Menezes
O treinador também ganhou campeonatos com o Cruzeiro, Guarani (Rio Grande do Sul), Grêmio e a Seleção Brasileira. Porém, não há troféus internacionais no currículo de Mano Menezes.
No Guarani, venceu o Campeonato Gaúcho em 2002, o primeiro título como profissional. Pelo Grêmio, conquistou a Série B do Brasileirão em 2005, e o Gaúchão em 2006 e 2007.
Ganhou a medalha de prata com a Seleção Brasileira em 2012, nas Olimpíadas de Londres, na Inglaterra. Por fim, levantou duas taças da Copa do Brasil no Cruzeiro, 2017 e 2018, e o Campeonato Mineiro em 2018 e 2019.
Carreira de Mano Menezes
Luiz Antônio Venker Menezes, ou apenas Mano Menezes, é um treinador de futebol de 61 anos, nascido em Passo do Sobrado, no Rio Grande do Sul. Formado em Educação Física, começou como jogador de futebol, mas em 1992 assumiu a responsabilidade de treinar categorias de base de times gaúchos.
Em 1997, Mano Menezes estreou no comando do Guarani, do Rio Grande do Sul, onde venceu o Campeonato Gaúcho em 2002. Dois anos depois, transferiu-se para o 15 de novembro, depois ao Caxias e, por fim, o Grêmio.
O primeiro grande desafio da carreira foi: levar o Grêmio, um clube de elite, de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Mano conseguiu com honras. Ainda no Tricolor, conquistou dois títulos estaduais e o vice-campeonato da Libertadores, contra o Boca Juniors.
O sucesso de Mano Menezes no futebol gaúcho atraiu olhares de outros clubes. Ao decidir se aventurar em outro estado, assinou com o Corinthians em 2008 sob o mesmo objetivo: subir o Timão até a elite do Brasileirão. O desafio foi cumprido, e o Corinthians voltou com o título da Série B, líder com 85 pontos. Naquele mesmo ano, disputou a final da Copa do Brasil, mas perdeu para o Sport.
Sucesso na carreira e, por outro lado, demissão
Ceramente, o ano de 2009 foi vitorioso para Mano. Ganhou o Campeonato Paulista com o alvinegro e derrotou o Internacional na final da Copa do Brasil. Posteriormente, foi convidado para assumir a Seleção Brasileira, onde permaneceu por dois anos.
Mano teve uma breve passagem pelo Flamengo. Retornou em 2014 ao Corinthians para substituir Tite, mas não animou a torcida. Entre 2015 e 2016, treinou o Cruzeiro e o chinês Shandong Taishan.
O profissional retornou para a Toca da Raposa, em Minas Gerais, no segundo semestre de 2016. Em terras mineiras, conquistou duas Copas do Brasil e dois Campeonatos Mineiros.
Treinou também o Palmeiras, Bahia, Al-Nassr, da Arábia Saudita, e o Internacional. No ano de 2023, Mano Menezes foi contratado para substituir Vanderlei Luxemburgo no Corinthians. Sua terceira passagem, infelizmente, não teve sucesso, demitido após a pressão da torcida.