A seleção polonesa de futebol tem Robert Lewandowski como capitão, artilheiro e jogador com mais partidas. Mas a história da equipe passou por diversas etapas, com grandes momentos, assim como períodos de baixa. Nesse texto, você vai conhecer um pouco da história da seleção de futebol da Polônia.
História da seleção polonesa de futebol
A primeira partida da seleção polonesa de futebol aconteceu em 1921, estando entre as seleções centenárias do futebol. O jogo foi contra a Hungria, e os poloneses perderam por 1×0. Contudo, logo no ano seguinte, conquistaram a sua primeira vitória, frente a Suécia, por 2×1. O primeiro gol da história da seleção foi marcado por Jósef Klotz.
Sua primeira competição oficial foi a Copa do Mundo de 1938, na França. O país caiu logo na estreia, contra a seleção brasileira, perdendo na prorrogação pelo placar de 6×5. Naquela partida, o atacante Ernest Wilimowski marcou quatro gols.
Com o crescimento das hostilidades entre países no continente europeu, o país jogou o seu último jogo antes da segunda guerra contra a Hungria, perdendo por 4×2.
Impactos da II Guerra Mundial na seleção polonesa de futebol
A Polônia foi invadida pelo exército da Alemanha nazista em setembro de 1939. Como consequência, ocorreu a dissolução de todas as instituições do país, incluindo as esportivas. Dessa forma, a Associação Polonesa de Futebol foi fechada, e as partidas de futebol foram proibidas, impedindo também a manutenção da seleção polonesa de futebol.
Além disso, nove ex-jogadores da seleção foram assassinados durante a ocupação alemã. Três desses jogadores foram mortos em campos de concentração. O time nacional ainda contava com quatro jogadores judeus, que foram encontrados e, tragicamente, mortos.
A volta do futebol na Polônia
Após o conflito, a seleção polonesa de futebol voltou a campo em junho de 1946, em amistoso contra a Noruega. Entretanto, dois anos depois sofreria a maior goleada da sua história, em uma derrota de 8 x 0 para a Dinamarca.
Seleção Polonesa no torneio de futebol das Olimpíadas
No torneio de futebol olímpico, o país conseguiu os melhores resultados da sua história. Até o torneio de 1972, realizado na Alemanha, o país participou de quatro edições. Foi no país vizinho, entretanto, que a seleção brilhou, conquistando a medalha de ouro e abrindo caminho para a época de ouro da seleção polonesa, que passou a ser uma das que mais incomodou as gigantes do cenário mundial.
Além disso, a seleção conquistou a medalha de prata nos Jogos de 1976 em Montreal, Canadá. Foram os times olímpicos que, inclusive, serviram de base para as melhores campanhas do país no maior cenário do futebol mundial.
Entre os jogadores de destaque no período, estão:
- Antoni Szymanowski;
- Jerzy Gorgoń;
- Lesław Ćmikiewicz;
- Zygmunt Maszczyk;
- Kazimierz Deyna;
- Robert Gadocha;
- Kazimierz Kmiecik;
- Grzegorz Lato;
- Zbigniew Gut.
Seleção polonesa na Copa do Mundo de Futebol
Como mencionado anteriormente, a Polônia disputou sua primeira Copa em 1938. Contudo, só voltaria a participar do torneio em 1974, quando alcançou a sua melhor posição, posteriormente igualada em 1982, na Espanha.
Copa do Mundo de 1974
No torneio disputado na Alemanha Ocidental, a seleção polonesa de futebol obteve vitórias expressivas contra seleções tradicionais, como:
- A tricampeã Brasil;
- A bicampeã Itália;
- Argentina;
- Iugoslávia;
Apesar disso, a campanha terminou na semifinal, em uma derrota por 1×0 contra os anfitriões. Na disputa do terceiro lugar, contudo, venceu a seleção brasileira.
Posteriormente, após cair na segunda fase na Copa de 1978, a seleção polonesa de futebol disputou o torneio pela terceira vez consecutiva, e, novamente, em 1986, pela 4ª vez. Isso, aliás, representa o recorde da história da seleção.
Copa do Mundo de 1982
No torneio realizado na Espanha, a seleção polonesa igualou a melhor campanha da sua história. Depois de começar com dois empates sem gols, o time venceu a última partida e classificou-se para a segunda fase.
Foi nesse momento que o artilheiro Zbigniew Boniek deu as caras, marcando um hat-trick contra a Bélgica. Contudo, a campanha terminou nas semifinais, com uma derrota para os italianos por 2×0. Ainda assim, na disputa pelo terceiro lugar, venceu a França por 3×2.Por outro lado, na copa seguinte, foi eliminada nas oitavas de final.
Copas do Mundo de 2002, 2006, 2018 e 2022.
Após a Copa de 1986 no México, a seleção polonesa de futebol enfrentou um longo hiato de 16 anos, sem conseguir classificação para os três torneios seguintes. Somente em 2002, na edição da Coréia e no Japão, a Polônia voltou a conquistar uma vaga, repetindo o feito em 2006, na Alemanha.
Entretanto, o país ficou novamente de fora das Copas de 2010 e 2014. Finalmente, a seleção retornou ao torneio nas últimas duas edições, em 2018 e 2022.
Contudo, o desempenho da equipe não fora de encher os olhos. Confira como foi a campanha da seleção polonesa de futebol nas copas do século XXI:
- 2002: fase de grupos;
- 2006: fase de grupos;
- 2018: fase de grupos.
- 2022: oitavas de final.
Seleção Polonesa em Eurocopas
Apesar da ótima geração dos anos 1970, os poloneses não conseguiram se qualificar para a disputa de nenhuma Eurocopa. A estreia só aconteceu em 2008, no torneio da Áustria e Suíça. Contudo, depois disso, classificaram-se para todas as outras edições. Vale salientar, que em 2012, o país co-sediou o torneio junto a Ucrânia. Inclusive, nas duas edições, a equipe não passou da fase de grupos, e marcou apenas três gols nos dois torneios.
O melhor desempenho do país aconteceu em 2016, quando chegou às quartas de final e foi eliminada nos pênaltis para Portugal, futuro campeão. Nas duas edições seguintes, novas eliminações na fase de grupos.
Robert Lewandowski na seleção polonesa de futebol
O atacante do Barcelona é o maior jogador da história da Polônia. Apesar de pouco sucesso com a seleção, é o único jogador do país a levar o troféu de melhor jogador do mundo, ganhando ele em 2020 e 2021.
O jogador fez a sua estreia na seleção em 2008, e, desde então, já soma 156 partidas, com 84 gols marcados. Além de ser o atleta com mais partidas com a camisa do país, ele é, igualmente, o maior artilheiro.
Ademais, disputou quatro Eurocopas e dyas Copas do Mundo, e, por fim, é um dos poucos jogadores a marcarem gols em quatro edições do torneio continental.