O jovem jogador Luis Guilherme, de 18 anos, é cria da base do Palmeiras, no qual foi multicampeão. Com o seu grande destaque nas categorias inferiores do time paulista, logo subiu ao profissional, em que também deixou sua marca.
Após ir muito bem no Alviverde, foi vendido para a Europa e defende atualmente o West Ham, da Inglaterra, time que, atualmente, ocupa a 14ª posição na Premier League e vive uma situação “tranquila” na competição. São nove pontos de distância para a zona de rebaixamento. No entanto, está a sete de conseguir uma vaga em torneio continental.
Natural de Aracaju, Luis Guilherme jogou em diversos times de sua cidade natal até chegar ao Palmeiras, em 2017. Mas foi na temporada de 2022 que ganhou destaque ao estar na equipe do Verdão que conquistou a primeira taça da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Perfil: quem é Luis Guilherme?
O jovem atleta nasceu em 9 de fevereiro de 2006, em Aracaju. Começou a sua trajetória no futebol em sua cidade natal, na qual atuou em diversos times, até chegar ao Palmeiras, em 2017. Mas foi em 2023 que fez a sua estreia na equipe principal, entrando no segundo tempo, de uma partida da Copa do Brasil.
Início da carreira de Luis Guilherme
Nas categorias de base do Palmeiras, fez parte do elenco que mais conquistou títulos pelo clube. Em seu currículo, tem Copa São Paulo, Campeonato Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa, por exemplo.
A seguir, conheça mais da trajetória de Luis Guilherme, jovem meia brasileiro que assinou o seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras em 2022, no qual conquistou dois títulos: Paulistão e Brasileirão, em 2024 e 2023, respectivamente.
Onde joga Luis Guilherme?
Atualmente, Luis Guilherme está no West Ham, da Inglaterra, e tem contrato com a equipe inglesa por cinco anos. Segundo o portal esportivo brasileiro ge, o clube inglês pagou trinta milhões de euros (170 milhões de reais, na época) pela transferência, sendo 23 milhões fixos e sete milhões em bônus.
Na equipe inglesa, ele estreou em 15 de julho deste ano, contra o Ferencvaros, no empate em 2 a 2. Contra o Dagenham & Redbridge, Luis Guilherme foi titular no primeiro tempo. Ambas as partidas foram amistosas.
Sua estreia em jogo oficial pelo West Ham aconteceu em 5 de outubro, quando entrou no lugar de Mohammed Kudus aos 40 minutos do segundo tempo, na vitória por 4 a 1 na Premier League contra o Ipswich Town.
Início da carreira no Palmeiras
Luis Guilherme fez parte do time vencedor das categorias de base do Palmeiras. O time paulista foi o seu primeiro grande clube na carreira. Com a conquista inédita da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, o principal torneio de base do país, ele teve chances no time profissional, com o técnico Abel Ferreira.
Na equipe de base, venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior (2022 e 2023), Campeonato Paulista Sub-17 (2022), Campeonato Brasileiro Sub-17 (2022), Copa do Brasil Sub-17 (2022), Supercopa do Brasil Sub-17 (2022).
O primeiro gol de Luis Guilherme no time alviverde saiu em um jogo da Copa Libertadores, contra o Independiente del Valle, fora de casa. Apesar de jovem, sua trajetória no Palmeiras não foi longa na equipe profissional e ficou somente uma temporada e meia, até chamar atenção do West Ham e se transferir para o time inglês em 2024.
Em junho de 2022, assinou o seu o primeiro contrato com o Palmeiras profissional, mas a sua estreia foi somente em 2023, na Copa do Brasil. No Verdão, ele tem somente um gol, porém foi muito vitorioso, conquistando o Campeonato Brasileiro: (2023) e Campeonato Paulista (2024).
Estatísticas na carreira
Somando todos os jogos no Palmeiras, nas categorias de base e no profissional, Luis Guilherme soma 90 partidas disputadas e 26 gols. Já no West Ham, ele tem apenas cinco jogos, contando os amistosos e nenhum gol até o momento.
Ida de Luis Guilherme ao West Ham
Após seu destaque no Palmeiras, Luis Guilherme chamou a atenção de diversos clubes, mas acabou indo para a Europa, defender o West Ham, da Inglaterra. Segundo o portal Globoesporte.com, o contrato de cinco anos rendeu ao time paulista cerca de trinta milhões de euros (170 milhões de reais, na época); 23 milhões são fixos e sete milhões em bônus.
Porém, no time inglês, Luis Guilherme ainda não teve muito espaço na equipe, sendo que só atuou em cinco jogos. Destes, somente em um amistoso foi titular. Ele ainda não marcou nenhum gol no West Ham.
Trajetória na seleção do Brasil sub-20
Luis Guilherme conseguiu destaque nas categorias de base do Brasil. Pela sub-17, participou do Torneio de Montaigu em 2022, no qual fez três gols, em quatro jogos que a Amarelinha disputou, e auxiliou na conquista do título da competição.
Já na sub-20, ele foi convocado para auxiliar o Brasil na disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria e entrou para a história ao ser o atleta mais jovem a estar na seleção sub-20. Seu bom desempenho nos treinos rendeu a titularidade em dois jogos na campanha que deu o título do torneio para a Seleção Brasileira.
A conquista da taça fez com que o Brasil disputasse a Copa do Mundo sub-20, oito anos após a sua última participação. Porém, a seleção não foi bem, sendo eliminada nas quartas de final por Israel, ao perder por 3 a 2.
Pela seleção sub-17, Luis Guilherme soma quatro jogos disputados e três gols. Já pela sub-20, ele entrou em campo cinco vezes, mas não conseguiu balançar as redes.