Início » Futebol » Chance de G4? Confira as expectativas do Internacional para o restante da temporada de 2024

Chance de G4? Confira as expectativas do Internacional para o restante da temporada de 2024

Publicado em:

Última atualização:

Apesar de ainda restarem alguns meses, o 2024 do Internacional ficou abaixo das expectativas. Isso porque, a equipe não conseguiu sequer conquistar o Campeonato Gaúcho, mesmo terminando como líder na primeira fase. Depois, caiu nas competições mata-mata, restando apenas o Campeonato Brasileiro. Dito isso, confira uma análise sobre o ano do Colorado e ambições para a temporada.

Contexto na temporada

Ainda em 2023, o Internacional divulgou suas metas e expectativas esportivas para a temporada de 2024, utilizando essas projeções para balizar o orçamento do clube.

Os dirigentes, então, estipularam um ano de desempenho superior, com metas mais ambiciosas. No Campeonato Gaúcho, a meta foi a conquista do título, algo que não acontece desde 2016, quando o Inter venceu sob o comando de Argel Fucks.

Campeonato Brasileiro

Assim, a expectativa do Internacional era terminar entre os quatro primeiros colocados no Campeonato Brasileiro de 2024, com o presidente Alessandro Barcellos destacando que a competição seria a grande obsessão, título que não vem desde 1979.

Nas competições de mata-mata, a expectativa era alcançar as semifinais na Copa do Brasil e as quartas de final na Copa Sul-Americana.

Campeonato Gaúcho

No Gauchão, o Internacional teve um início promissor na primeira fase. Com 28 pontos em 11 partidas, o time registrou 21 gols marcados e apenas sete sofridos, encerrando a fase de grupos na liderança. Nas quartas de final, enfrentou o São Luiz, e o Colorado não teve dificuldades para avançar, vencendo por 3 a 0.

No entanto, o desafio nas semifinais foi maior. Enfrentando o Juventude, após dois empates, o Internacional acabou sendo eliminado nos pênaltis, frustrando a primeira grande expectativa da diretoria para o ano.

Copa do Brasil

Na Copa do Brasil, a jornada do Internacional começou em Arapiraca, Alagoas, onde enfrentou o ASA. Com uma vitória tranquila por 2 a 0, o time avançou para a segunda fase. Posteriormente, enfrentou o Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro, e repetiu o placar.

Na terceira fase, o destino colocou o Juventude novamente no caminho do Internacional, aumentando as expectativas pela melhora de desempenho em 2024.

Entretanto, as partidas precisaram de adiamento devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul e quando, finalmente ocorreram, o Inter foi derrotado em casa e segurou um empate em Caxias do Sul, sendo eliminado mais uma vez.

Sul-Americana

Na Sul-Americana, o Internacional fez parte de um grupo com Belgrano, da Argentina, Delfín, do Equador, e Real Tomayapo, da Bolívia. O time começou de forma lenta, com dois empates sem gols contra Belgrano e Tomayapo.

Contudo, três vitórias seguidas mantiveram o Internacional na disputa da Sul-Americana 2024, mas uma derrota em casa para o Belgrano na última rodada da fase de grupos quebrou as expectativas. Como resultado, o time brasileiro terminou em segundo lugar no grupo, o que o obrigou a disputar os playoffs de classificação.

Nessa fase, o adversário do Internacional foi o Rosario Central, da Argentina. Após uma derrota por 1 a 0 no Gigante Arroyito, o Colorado só conseguiu empatar em 1 a 1 no Beira-Rio, sendo eliminado da competição.

Na sequência, o próprio Rosario Central foi eliminado pelo Fortaleza na fase seguinte. Assim, mais uma meta estabelecida pela diretoria não conseguiu se concretizar, que era chegar às quartas de final.

Expectativas para o Internacional no restante da temporada

No Campeonato Brasileiro, única competição em disputa, o Internacional ocupa a 11ª colocação, com 28 pontos, mas ainda tem quatro jogos a disputar. Para alcançar a meta de terminar no G4, o time precisa superar os 44 pontos do Flamengo, que ocupa a quarta posição atualmente.

Para isso, o Internacional precisa conquistar 16 pontos a mais que o Flamengo nas suas três partidas extras e nas outras 14 rodadas restantes do campeonato.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de o Internacional terminar no G4 gira em torno de 8,2%, o que exige que a equipe some, pelo menos, 63 pontos ao final do campeonato.

Até a 24ª rodada, porém, o Internacional acumulava um aproveitamento de 53,33% como mandante, uma porcentagem abaixo da expectativa para 2024. Com nove partidas ainda por realizar no Beira-Rio, a expectativa é de que o time conquiste 14 pontos nesses jogos.

Jogando fora de casa, o Colorado tinha um aproveitamento de 40%, o que, considerando os nove jogos restantes como visitante, resultaria em 11 pontos esperados.

Mantendo esse desempenho, o Internacional terminaria o campeonato com 53 pontos, o que daria ao time uma probabilidade de apenas 3% de terminar entre os quatro primeiros.

Para atingir os 63 pontos, será necessário aumentar o aproveitamento para 65%, um nível que só o líder do campeonato, Fortaleza, alcançou até o momento. Portanto, as chances de o Internacional cumprir sua meta para o Brasileirão são bastante reduzidas.

O G4 é possível?

Com 53 pontos, a posição mais provável para o Internacional seria fora do G6, mas ainda dentro do G10, garantindo uma vaga para a Sul-Americana. Uma classificação para a Libertadores dependeria de vagas extras abertas por títulos nas competições internacionais conquistados por equipes brasileiras.

Uma análise mais detalhada, considerando a produção ofensiva e defensiva, a partir de gols esperados e gols esperados contra, aumenta a chance de o Internacional terminar no G4 para 10,88% e no G6 para 18,11%, com uma pontuação esperada de 56 pontos.

No entanto, a faixa de classificação mais provável ainda gira em torno do sétimo e o décimo lugar.

Assim, diante de todos esses cenários, o mais provável é que o Internacional não consiga atingir nenhuma de suas expectativas para a temporada de 2024. Como resultado, a situação evidencia uma considerável distância entre as expectativas da diretoria colorada e a realidade enfrentada pelo clube.