Ronaldo de Assis Moreira, o eterno Ronaldinho Gaúcho, acumulou diversos títulos ao longo de seus mais de 15 anos de carreira, marcados por sua habilidade em campo e seu forte carisma fora dele. Nesse período, entre times brasileiros, europeus e a própria Seleção Brasileira, o meia ofensivo entrou em campo 785 vezes, mandando a bola balançar o capim do fundo do gol – como diria o saudoso Silvio Luiz – 299 vezes.
Ronaldinho Gaúcho estreou profissionalmente no futebol brasileiro em 1998, vestindo a camisa do Grêmio; mas decidiu pendurar as chuteiras em 2015, com apenas 35 anos, após atuar em nove partidas pelo Fluminense. Neste período, ele começou sua coleção de títulos com suas conquistas nacionais. Somente no Brasil, o “bruxo” – como era apelidado – foi bicampeão do Campeonato Gaúcho nos anos de 1999 e 2001. Em 2001, ele ainda estava no Grêmio quando este conquistou a Copa do Brasil.
Além disso, Ronaldinho foi campeão da Copa Sul em 1999. Na sequência, o jogador levou para casa o Campeonato Carioca de 2011, agora defendendo o Flamengo; além de atuar na dupla conquista do Campeonato Mineiro de 2012 e 2013 com a camisa do Atlético Mineiro. Foi também pelo Galo que Ronaldinho conquistou sua primeira Libertadores, além da taça da Recopa Sul-Americana de 2014.
Os títulos internacionais de Ronaldinho Gaúcho
A carreira internacional de Ronaldinho Gaúcho é marcada por grandes feitos e vários títulos. Em 2001, o jogador carimbou o passaporte rumo ao velho continente, onde jogou primeiro pelo Paris Saint-Germain. Na temporada que o brasileiro passou na França, foram 77 jogos, 25 jogos e a conquista da UEFA Intertoto Cup.
Em 2003, Ronaldinho assinou com aquele que seria o clube de maior destaque de sua carreira: o Barcelona. O meia atacante ficou no clube catalão até 2008, atuando em 207 jogos e marcando 94 gols. Assim, ele ajudou o time a conquistar nada menos do que a UEFA Champions League.
Além disso, ele foi fundamental para quebrar o jejum do Barça na La Liga, o campeonato espanhol. O prêmio Bola de Ouro e os dois títulos de Melhor Jogador do Mundo da FIFA que recebeu entre 2004 e 2005 confirmaram a excelente fase que Ronaldinho Gaúcho viveu na Catalunha.
Tais resultados fizeram brilhar o olho de outra equipe europeia e, assim, em 2008 Ronaldinho foi para o Milan. Pelo clube italiano, Ronaldinho entrou em campo 95 vezes, marcando 26 gols. Ele também ajudou o time a vencer a temporada 2010/11 da Série A, o campeonato italiano.
No entanto, dentre todas as suas conquistas, os títulos mais importantes de Ronaldinho Gaúcho foram aqueles que conquistou vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Em 97 jogos defendendo o Brasil, ele marcou 33 gols. E foi com a canarinho que Ronaldinho conquistou a Copa América em 1999, além da Copa das Confederações, em 2005.
No entanto, o melhor ainda estava por vir. Ronaldinho Gaúcho também esteve entre os escolhidos para participar da Copa do Mundo FIFA do Japão e Coreia, em 2002. Ou seja, ele fez parte da inesquecível seleção que trouxe o pentacampeonato para casa.