Comandando atualmente o Juventude, o treinador Roger Machado tem voltado a chamar a atenção dos torcedores por suas boas atuações. Assim, está sendo visto como um dos comandantes mais promissores do futebol brasileiro. Ao lado de Fernando Diniz, Antônio Oliveira e Rogério Ceni, o técnico tem ideias inovadoras e estilo de jogo ofensivo.
O verdão alviverde gaúcho chegou às finais do estadual vencendo o Internacional de Eduardo Coudet e atualmente ocupa a 11º posição da Série A. No total são nove partidas, três vitórias, quatro empates e só duas derrotas. São 13 pontos em nove jogos, além de estar na frente de equipes como Corinthians, Fluminense, Grêmio e Vasco da Gama.
Quer saber estatísticas, desempenho e times dirigidos por Roger Machado? Acompanhe a leitura do artigo para entender tudo sobre o treinador.
Os times dirigidos por Roger Machado
Embora seja considerado um dos técnicos mais promissores do futebol brasileiro, as passagens de Roger Machado com elencos competitivos e maior pressão de trabalho foram vistas como decepcionantes. Sendo assim, visto como um estudioso na parte tática, sua trajetória pelo Juventude até aqui tem surpreendido muitas equipes e promete lutar pela parte de cima da tabela.
Como comandante, o ex-lateral esquerdo já conquistou dois campeonatos baianos, além de um estadual mineiro e um gaúcho. Fora isso, o treinador também já levantou a taça da Recopa Gaúcha. Confira a sua trajetória até aqui:
- Juventude (2014/2024) – 32 partidas e aproveitamento de 51,4%
- Novo Hamburgo (2015) – 32 jogos e aproveitamento de 53,13%
- Grêmio (2015-2016/2022) – 138 partidas e aproveitamento de 58,21%
- Atlético Mineiro (2017) – 43 jogos e aproveitamento de 60,47%
- Palmeiras (2018) – 44 partidas e aproveitamento de 68,18% (a maior de sua carreira)
- Bahia (2019-2020) – 74 jogos e aproveitamento de 50,45%
- Fluminense (2021) – 42 partidas e aproveitamento de 53,97%
Vale destacar que essa é a segunda passagem de Roger Machado pelo Jaconero. Aliás, em sua história até aqui, somente pelo Juventude e pelo Grêmio, o treinador voltou para uma segunda tentativa de trabalho. Em suas estatísticas gerais, ele acumula 358 partidas, 174 vitórias, 93 empates e 91 derrotas, com um aproveitamento de 57,58%.
Além disso, entre os prêmios individuais, o comandante já recebeu o título de treinador revelação pela FBTF em 2015 e de melhor técnico do campeonato paulista de 2018.
Segunda passagem pelo Juventude
Após a saída de Thiago Carpini para o São Paulo, o técnico Roger Machado voltou ao Juventude para a sua segunda passagem no clube. Após dez anos de seu início de carreira pelo Jaconero, o comandante vem apresentando bom trabalho até aqui, chegando às finais do campeonato estadual ao passar o Colorado de Coudet e tendo desempenho otimista no campeonato brasileiro.
Na temporada 2024, são 27 partidas, dez vitórias, dez empates e sete derrotas. Vale destacar as grandes partidas do Alviverde gaúcho com o comando do ex-lateral esquerdo. A vitória contra o Vasco por 2 a 0 e contra o Corinthians são as de maiores dominâncias do clube até aqui.
O time reencontra o Internacional na terceira fase da Copa do Brasil em busca de avançar para as oitavas.