O zagueiro Rodrigo Caio chegou ao Grêmio em junho de 2024. O atleta, Made In Cotia — como são conhecidos os jogadores da base do São Paulo —, atuou também no Flamengo de 2019, o auge da carreira, até 2023, antes de chegar ao Imortal Tricolor. No entanto, devido às graves lesões que sofreu no decorrer dos anos, o então camisa 30 perdeu espaço no rubro-negro, chegando ao Grêmio a pedido do técnico Renato Portaluppi.
Continue a leitura e relembre a trajetória de Rodrigo Caio, bem como seus números e títulos ao longo da carreira — antes do Grêmio e agora no time.
Trajetória
Rodrigo Caio Coquette Russo nasceu em 17 de agosto de 1993, em Dracena, no interior de São Paulo. Em 2006, ele chegou à base do Tricolor Paulista com apenas 12 anos, onde permaneceu até os 17 anos. O atleta tinha como posição de origem a volância, passando a atuar depois tanto como zagueiro como lateral-direito. Lá, o jogador atuou ao lado de Casemiro, hoje no Manchester United, e foi bicampeão paulista entre 2007 e 2008, bem como ergueu a taça da Copa São Paulo de Juniores.
São Paulo (2011-18)
Em 2011, Rodrigo Caio fez a estreia pelo profissional contra o rival Corinthians, com 17 anos. No entanto, o que seria motivo de felicidade virou total decepção. Isso porque, nessa partida, o Alvinegro goleou o São Paulo por 5 a 0 no Pacaembu.
Depois de jogos de muita segurança, o atleta virou essencial no elenco são paulino em 2012. Por isso, atuando ainda como volante, ele foi titular em grande parte do ano.
Já em 2013, Rodrigo Caio foi muito utilizado como lateral-direito. Esse foi o ano em que o jogador fez o primeiro gol com o time principal do Tricolor, em março de 2013. Em uma cabeçada indefensável, ampliou o placar para 2 a 1 contra o São Bernardo pelo Campeonato Paulista, garantindo a vitória de sua equipe. Também nessa temporada, o jogador passou a atuar como um zagueiro. Isso porque os jogadores da posição, Édson Silva e Paulo Miranda, se lesionaram e deixaram a equipe com deficiência na zaga.
Conhecido pelas lesões, o então zagueiro sofreu a primeira contusão em 2014, contra o Criciúma. Na ocasião, ele rompeu o ligamento do joelho e só voltou aos gramados no ano seguinte.
Após enfrentar um momento difícil em 2014, Rodrigo Caio voltou a ser uma peça importante do elenco. Em 2017, se tornou o jogador do time com mais partidas disputadas pelo São Paulo, totalizando 250. Entretanto, as coisas mudaram em 2018, quando o atleta sofreu mais uma lesão que o deixou afastado por cinco meses da equipe. Quando voltou, ele perdeu espaço no elenco e foi bastante criticado devido às más atuações.
Assim, o zagueiro, que teve propostas da Europa, se despediu do São Paulo para chegar ao vitorioso Flamengo de 2019.
Ao todo, Rodrigo Caio fez 277 jogos com a camisa do Tricolor Paulista, com 13 gols e cinco assistências.
Flamengo (2019-23)
Rodrigo Caio não sabia, mas ele chegava, em 2019, ao elenco mais vitorioso da história do Flamengo, sob o comando do técnico português Jorge Jesus. Isso porque, com o rubro-negro naquela temporada, o zagueiro foi campeão da Taça Rio, Campeonato Carioca, Florida Cup, do Brasileirão e da Copa Libertadores da América.
Em 2020, porém, o jogador sofreu mais uma vez com uma lesão no joelho, que atrapalhou o desempenho durante o restante da temporada. Assim, o atleta começou a esquentar o banco do Fla. Já em 2022, passou por uma cirurgia que foi o começo do fim de sua história com o time. Isso porque, em 2023, ele mal entrava em campo e, quando entrava, atuava por pouco tempo, uma vez que o joelho do jogador nunca mais voltou a ser o que era.
Devido às lesões e ao pouco espaço no elenco, Rodrigo Caio e o Flamengo optaram pela não renovação do contrato. Ao todo, o atleta fez 417 jogos pela equipe, marcou 19 gols e distribuiu sete assistências.
Rodrigo Caio chega ao Grêmio em junho de 2024
Depois de muitas cirurgias e um tratamento intensivo, Rodrigo Caio declarou estar 100% recuperado para atuar pelo Grêmio. Assim, atleta e equipe entraram em um acordo contratual de seis meses em junho de 2024.
Todavia, o que parecia ser um recomeço tornou-se uma lembrança das últimas temporadas pelo Flamengo. Apesar dos 94% de acertos nos passes, segundo o Sofascore, o jogador fez apenas três partidas com a camisa do Imortal Tricolor, sendo duas como titular.
Por isso, a tendência é que Rodrigo Caio não renove o contrato com o time depois dos seis meses, e poderá estar livre para assinar com outras equipes. Entretanto, a possibilidade de atuar por um gigante, como o próprio Grêmio ou seus ex-clubes, São Paulo e Flamengo, é baixa, devido ao histórico de lesões e de baixa nas equipes.
Títulos de Rodrigo Caio antes do Grêmio
- Copa Sul-Americana (São Paulo, 2012)
- Jogos Olímpicos (Seleção Brasileira, 2016)
- Campeonato Carioca (Flamengo, 2019-21)
- Campeonato Brasileiro (Flamengo, 2019-20)
- Copa Libertadores da América (Flamengo, 2019 e 2022)
- Supercopa do Brasil (Flamengo, 2020-21)
- Recopa Sul-Americana (Flamengo, 2020)
- Copa do Brasil (Flamengo, 2022)