Atual melhor jogador do mundo, Rodri foi alvo de polêmicas após ganhar a Bola de Ouro de 2024. Isso porque, segundo a mídia e fãs do futebol, havia outros atletas que deveriam ter ganhado o prêmio. Mas, afinal, Rodri mereceu ou não levantar seu troféu de forma inédita?
Continue a leitura e relembre o ano do jogador, bem como o de seus principais concorrentes: Vini Jr. e Jude Bellingham.
Bola de Ouro de 2024: relembre como foi a premiação
A Bola de Ouro é uma das premiações mais importantes do futebol. A cerimônia aconteceu no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França, e coroou jogadores e clubes em dez categorias.
Responsável pelo prêmio, a revista France Football faz uma lista com os 30 melhores atletas da temporada 2023-24, das categorias feminina e masculina. O TOP 30 é entregue para jornalistas de diferentes países, que elegem os dez melhores. Dessa forma, as posições de cada lista viram pontuações para o prêmio final.
No entanto, o prêmio mais esperado da noite foi também o que mais gerou revolta dos brasileiros — e de parte do mundo. Isso porque os espectadores tinham expectativa da coroação da temporada mágica de Vini Jr., mas se viram decepcionados com o que viria a seguir.
Isso porque o meio-campista Rodri, do Manchester City e da Seleção Espanhola, encerrou o jejum de 64 anos sem um título para um jogador espanhol. O último vencedor do país foi o meia do Barcelona, Luis Suárez, em 1960.
Como foi a temporada do melhor do mundo Rodri
Na temporada 2023-24, Rodri fez 58 jogos, 12 gols e 13 assistências. Porém, a estatística mais impressionante do jogador está no número de derrotas. A única partida que perdeu na temporada foi a final da Copa da Inglaterra por 2 a 1 para o Manchester United. Pupilo de Pep Guardiola, Rodri conquistou quatro troféus no ano: a Premier League, a Supercopa Europeia, o Mundial de Clubes e Eurocopa.
Dessa forma, o Brasil segue sem vencer a premiação há 17 anos. O último a conquistá-lo foi Kaká, em 2007.
Vini Jr. em 2023-24
Vinícius Júnior, que era cotado como favorito a vencer o prêmio, ficou em segundo na votação. O brasileiro terminou a temporada com 49 jogos, 26 gols e 11 assistências. Além de números melhores em comparação ao vencedor Rodri, o atacante do Real eliminou o City nas quartas de final da Champions League.
Jude Bellingham em 2023-24
Com apenas 21 anos, o britânico Jude Bellingham foi o terceiro mais votado para ganhar a Bola de Ouro de 2024. O companheiro de equipe de Vini Jr. é um dos atletas mais promissores de seu país, bem como do mundo, nos últimos anos. A temporada do jogador terminou com 42 partidas, 23 gols e 13 assistências, segundo o site OGol. Assim como Vini Jr., Bellingham conquistou a La Liga, sendo eleito o melhor jogador da temporada, e a UEFA Championgs League de 2023-24.
Como ficou a premiação da Bola de Ouro
Confira a seguir o top 5 da eleição da Bola de Ouro Masculina:
- 5º: Erling Haaland (Manchester City e Noruega);
- 4º: Dani Carvajal (Real Madrid e Espanha);
- 3º: Jude Bellingham (Real Madrid e Inglaterra);
- 2º: Vini Jr. (Real Madrid e Brasil);
- 1º: Rodri Hernández (Manchester City e Espanha).
Afinal, Rodri mereceu ser eleito melhor do mundo?
Essa é a pergunta que não quer calar. Clubismo à parte, apesar de ter excelentes números na temporada de 2023-24, bem como quatro conquistas importantes, Rodri não mereceu ser eleito melhor do mundo — ainda.
Isso porque, para além de Vini Jr. e Jude Bellingham, o norueguês Haaland, companheiro de equipe de Rodri, também vem fazendo temporadas de excelentes números nos últimos anos — inclusive em 2023-24 —, e deveria até mesmo estar à frente do espanhol no ranking.
O camisa 9 do City é um goleador nato. Na temporada passada, foram 38 gols e oito assistências em 45 jogos, números maiores até mesmo que os do brasileiro e do britânico da equipe merengue.
Nas redes sociais, os internautas, brasileiros ou não, dividiram opiniões. Alguns indicaram que Vini Jr. foi alvo de racismo por parte da banca avaliadora; outros, que não houve racismo, mas que não necessariamente Rodri merecia o troféu.
Polêmica entre Vini Jr., Real Madrid e o melhor do mundo, Rodri
Após saber que Vini Jr. não seria vencedor da premiação, o Real Madrid declarou que não faria parte da cerimônia. Assim, nem o jogador e nem o clube estiveram presentes na noite da premiação.
Rodri abriu o jogo sobre a ausência por parte de ambos em entrevista à revista France Football: “Quando o seu valor é reconhecido em altíssimo nível, vencedor final ou não, é bom vir. Além disso, há também o aspecto coletivo que está no meu coração. Por exemplo, no ano passado, Erling (Haaland) estava em condições de vencer, muito mais do que eu. Eu também queria vir apoiá-lo neste momento especial. Saber ganhar, mas também saber perder, é importante“.
Além de Vini Jr., Jude Bellingham e Dani Carvajal, também jogadores do Real Madrid, não compareceram à cerimônia.