Fundado em 2001, o Cuiabá rapidamente se estabeleceu como uma força emergente no futebol brasileiro e alguns torcedores brincam que o clube não tem rival em sua região.
Aliás, o Cuiabá está na lista seleta de clubes que nunca foram rebaixados no Brasileirão, ao lado de rivais gigantes como Flamengo e São Paulo.
O clube do Mato Grosso, conhecido como “Dourado”, conquistou diversos títulos estaduais e, mais recentemente, alcançou destaque nacional ao garantir uma vaga na Série A, onde permanece em 2024.
Entretanto, os verdadeiros rivais do Cuiabá estão dentro do próprio estado e são o Operário Várzea-grandense e o Mixto Esporte Clube.
Mixto Esporte Clube (o maior rival do Cuiabá)
Fundado em 1934, o Mixto é um dos clubes mais antigos e respeitados de Mato Grosso. O “Tigre da Vargas”, como é conhecido, tem uma história rica e muitos títulos estaduais.
A rivalidade com o Cuiabá surge da competição por hegemonia no estado e pelo desejo de ambos os clubes de se afirmarem como os melhores de Mato Grosso.
Os duelos entre Cuiabá e Mixto, conhecidos como o clássico “vovô X netinho”, devido à diferença de idade entre os clubes, costumam ser intensos.
Nas disputas, o Cuiabá tem obtido melhores resultados nos últimos anos, aproveitando a fase ascendente do clube.
O histórico de confrontos entre o Cuiabá e seu maior rival mostra 31 jogos feitos, com 16 vitórias do Dourado contra sete do Mixto e mais oito empates.
Além disso, o Cuiabá marcou muito mais gols do que o seu rival em confrontos diretos. Foram 51 gols contra 30 do Mixto.
Operário Várzea-Grandense (Operário-MT)
A rivalidade entre o Cuiabá e o Operário Várzea-Grandense, também conhecido como Operário-MT, é uma das mais acirradas do estado do Mato Grosso e é chamada de “clássico várzea-cuiabano”
O Operário-MT é um dos clubes mais tradicionais do Mato Grosso, com uma história que começou em 1949.
O retrospecto recente favorece o Cuiabá, que tem demonstrado uma superioridade crescente nos últimos anos.
Em partidas válidas pelo Campeonato Mato-Grossense, o Cuiabá frequentemente leva a melhor, mostrando a força do time na região.
Para ilustrar, as equipes se enfrentaram 26 vezes e o Cuiabá tem a vantagem com 16 vitórias contra apenas uma vitória do Operário-MT e mais nove empates.
Além disso, enquanto o Cuiabá balançou as redes do Operário-MT por 45 vezes, o rival conseguiu marcar somente 18 gols no Dourado.
Outros rivais do Cuiabá
Apesar de Mixto e Operário-MT serem os principais rivais do Cuiabá, o Dourado também tem rivalidades menores com outros clubes do estado do Mato Grosso.
Luverdense Esporte Clube e o União Esporte Clube são exemplos de rivalidades menores do Cuiabá em sua região.
Entretanto, os confrontos do Cuiabá com essas equipes não têm a mesma intensidade e tradição das disputas contra Mixto e Operário-MT.
Além disso, considerando o campeonato brasileiro, o Cuiabá possui um rival nada agradável que nunca conseguiu derrotar: o Internacional.
Afinal, em oito jogos, foram seis vitórias do Colorado, dois empates e nenhum triunfo do Dourado.