Início » Futebol » Veja como foi o desempenho do Palmeiras com Abel nas principais competições dos últimos anos

Veja como foi o desempenho do Palmeiras com Abel nas principais competições dos últimos anos

Publicado em:

Última atualização:

O momento que o Verdão atravessa atualmente é um dos piores desde a chegada do técnico Abel Ferreira. O time tem encontrado dificuldades para render em vários aspectos do seu jogo e, consequentemente, venceu apenas duas das suas últimas oito partidas. Inclusive, nesse ínterim, sofreu eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil e perdeu o jogo de ida das oitavas da Libertadores para o Botafogo. Para mostrar de forma mais clara a fase que o clube atravessa, iremos fazer um retrospecto do Palmeiras nas últimas temporadas e lembrar os resultados obtidos com Abel.

Sendo assim, leia o texto a seguir para ver as campanhas que o time do Allianz Parque teve desde 2020 na Libertadores, Copa do Brasil, Paulistão e Campeonato Brasileiro.

Retrospectiva do Palmeiras no Paulistão

Sem dúvidas, o Campeonato Estadual é o torneio que o time paulista mais dominou com a chegada do técnico português. Para se ter uma ideia, a equipe é atual tricampeã consecutiva e venceu quatro dos últimos cinco torneios. A única edição que não venceu foi a de 2021, quando perdeu para o São Paulo por um placar agregado de 2 a 0.

Além disso, vale destacar que a campanha mais dominante foi a de 2022. Na ocasião, os palmeirenses venceram 12 jogos, empataram três e perderam apenas um.

Os últimos Campeonatos Brasileiros

Tratando-se de Campeonato Brasileiro, também é possível notar um alto grau de consistência dos alviverdes. Em uma retrospectiva do Palmeiras nas temporadas de Abel, são 2 títulos conquistados em quatro anos: 2022 e 2023. Aliás, um desses títulos, o de 2022, marcou uma das melhores campanhas na história dos pontos corridos no Brasil.

No geral, naquele ano, foram 81 pontos em 38 rodadas. Aproveitamento que só fica abaixo do Flamengo de 2019, do Atlético Mineiro em 2021 e do Cruzeiro em 2003.

Bicampeonato da Libertadores

Já no que se refere a Libertadores, também foram 2 títulos em quatro temporadas: 2020 e 2021. No entanto, vale destacar que, em todas as edições com o treinador, o clube, no mínimo, chegou até a semifinal. Isso faz com que o retrospecto do Palmeiras nos últimos anos seja o time mais bem-sucedido do torneio continental, até mais do que River e Boca, por exemplo.

O único oponente que tem números parecidos, aliás, é o Flamengo. Os rubro-negros cariocas venceram em 2022 e chegaram até a decisão em 2021, quando perderam para os próprios comandados de Abel.

Retrospecto do Palmeiras na Copa do Brasil

Por fim, o único torneio dos quatro em que a equipe não ganhou mais de uma vez nos últimos tempos é a Copa do Brasil. A única edição que parou nas mãos dos palestrinos foi a de 2020, em que derrotaram o Grêmio de Renato Gaúcho na final.

Desde então, o clube tem enfrentado um grande carrasco: o São Paulo. Tanto em 2022 quanto em 2023, os tricolores derrotaram um dos maiores rivais no mata-mata e impediram que o Palmeiras sequer chegasse a uma semifinal. Todavia, como dito antes, o confronto não terá um terceiro capítulo, já que apenas o time de Zubeldía está ainda no torneio.