Início » Futebol » Retrospectiva do Juventude nas últimas temporadas

Retrospectiva do Juventude nas últimas temporadas

Publicado em:

Última atualização:

Ao fazermos uma retrospectiva do futebol brasileiros nas últimas temporadas, percebemos que o Juventude é um dos times que mais resgatou seu protagonismo nacional.

O Juve é um dos principais clubes do Rio Grande do Sul. Ao todo, o time da Serra Gaúcha soma mais de 60 temporadas na elite do futebol estadual, participações em Libertadores e Copa Sul-Americana e um título de Copa do Brasil. Além disso, o Papo tem 20 temporadas na Série A do Campeonato Brasileiro.

Veja um resumo do desempenho do Juventude no futebol brasileiro nos últimos anos.

2020: a volta à elite

O time Jaconero participou da primeira divisão do Brasileirão pela primeira vez em 1977. Desde então, se tornou um frequente participante da elite do futebol brasileiro, até 2007, quando caiu para a Série B e, em seguida, chegou até a disputar a Série D, a quarta divisão do futebol nacional.

Contudo, a equipe voltou para a Série A quando conquistou o acesso ao terminar a Série B na terceira colocação, com 61 pontos. O time gaúcho, surpreendentemente, subiu para a primeira divisão logo em sua primeira temporada na segunda, após passar boas temporadas na Série C do Brasileirão.

Desse modo, o Rio Grande do Sul voltou a ter três clubes na elite do futebol do Brasil, algo que não acontecia desde 2007. Assim como naquele ano, em 2021, seria Grêmio e Internacional representando Porto Alegre, e o Juventude representando Caxias do Sul.

Os anos na Série A

O Alviverde, então, ficou por dois anos na primeira divisão nacional: 2021 e 2022.

Em seu primeiro ano, o Juventude se salvou do rebaixamento apenas na última rodada ao vencer o Corinthians no Estádio Alfredo Jaconi. Com o gol de Chico Kim na reta final da partida, o time de Caxias se salvou do descenso ao alcançar 46 pontos e rebaixou o Grêmio, que ficou com 43.

Logo depois, o clube não conseguiu escapar da queda mais uma vez. Desta vez, o Jaconero foi o lanterna do campeonato, com apenas 22 pontos conquistados em 38 jogos disputados.

Para aquela temporada, o clube gaúcho havia demitido Jair Ventura, treinador que esteve no final da campanha do Brasileirão de 2021. Assim sendo, nenhum técnico que veio na sequência se firmou no Alfredo Jaconi, o que levou a equipe ao desempenho muito abaixo do esperado.

Retrospectiva do Juventude nas últimas duas temporadas

Porém, em 2023, o Juventude conquistou mais uma vez o acesso à Série A. Comandado por Thiago Carpini, o Papo foi vice-campeão da Série B, ficando atrás apenas do Vitória, que foi o campeão. O resultado que garantiu a promoção ao time foi conquistado apenas na última rodada, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Ceará fora de casa.

O Juventude ainda melhorou seu histórico recente em 2024. Sem Thiago Carpini, que trocou o time de Caxias pelo São Paulo, o clube contratou Roger Machado, ex-Grêmio e outros times da Série A.

Com ele, o Ju foi finalista do Gauchão, algo que não acontecia desde 2016. Além disso, o time engatou um bom início no Brasileirão, ficando longe do Z-4. No entanto, o treinador acertou sua ida ao Internacional, e o Juventude recorreu a Jair Ventura, mesmo técnico que salvou o time do rebaixamento em 2021.

O novo treinador não apenas seguiu a boa campanha da equipe no Campeonato Brasileiro, como também classificou o Juve para as quartas de final da Copa do Brasil.

Atualmente, o Jaconero é o 11º colocado da Série A, com 28 pontos conquistados em 22 partidas, sete pontos à frente do Vitória, primeiro time na zona de rebaixamento.