Início » Futebol » Retrospectiva das temporadas do Santos: desempenho do Peixe nas competições

Retrospectiva das temporadas do Santos: desempenho do Peixe nas competições

Publicado em:

Última atualização:

Pela primeira vez na história do futebol, o Santos amarga a Série B do Campeonato Brasileiro. A mancha na trajetória do time foi resultado da fraca atuação dos jogadores, a intensa troca de treinadores em pouco tempo e a crise na administração. O clube que revelou Pelé ao mundo tem feito uma boa campanha na segunda divisão em 2024, mas você se lembra do desempenho do Peixe nos últimos anos? Preparamos uma retrospectiva para relembrar as temporadas passadas do Santos em competições nacionais e internacionais.

São oito anos sem levantar um troféu. A última conquista do Peixe foi em 2016, com o 22º título do Paulistão.

Retrospectiva do Santos nas últimas temporadas do Brasileirão

Em mais de cem anos de história, o torcedor provavelmente nunca imaginou ver o Santos na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2023, o Peixe deixou a seleta lista de times que nunca foram rebaixados, que inclui São Paulo e Flamengo, e entrou para o grupo dos que já sofreram a queda após terminar em 17º na tabela, com 43 pontos.

Antes de confirmar o rebaixamento pela primeira vez, o clube contabilizou bons resultados no Brasileirão em diferentes épocas. Em 2022, por exemplo, terminou em 12º lugar na classificação, com 47 pontos conquistados em 12 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. Aliás, o Peixe carimbou o passaporte para a fase de grupos da Sul-Americana.

Se voltarmos ainda mais no tempo, em 2021, veremos o Santos em décimo. Já em 2020, o elenco aparece em oitavo lugar, garantido na Pré-Libertadores.

Desempenho do Peixe no Campeonato Paulista

Em 2024, o time da Baixada Santista conquistou a vaga na final do Campeonato Paulista, mas perdeu para o Palmeiras. O resultado mostra que, de fato, o Peixe tem trabalhado muito bem para retomar a confiança. Entretanto, a retrospectiva das últimas temporadas do Santos no estadual não são das melhores.

Isso porque o esquadrão ficou ameaçado com uma possível queda em diversas ocasiões. Em 2023, o time sequer avançou da fase de grupos para as quartas de final, além de terminar a classificação geral em 12º lugar, com 14 pontos após ganhar três partidas, perder quatro e empatar cinco.

Em 2022, o cenário sem brigar nas quartas se repetiu. No geral, ficou muito próximo de cair para a segunda divisão paulista ao ocupar a 14ª posição, com 14 pontos.

Santos na Copa do Brasil

O Santos não participa da Copa do Brasil em 2024 porque não se classificou. Nas últimas temporadas, o elenco também não se destacou o suficiente para brigar pela vaga na final do torneio mais democrático do futebol brasileiro.

Em 2023 e 2022, caiu nas oitavas de final para o Bahia e Corinthians, respectivamente. Em 2021, chegou nas quartas, mas perdeu para o Athletico Paranaense. O fracasso se repetiu também em 2020 e 2019, sem passar das oitavas.

O último bom retrospecto do Peixe na Copa do Brasil foi em 2015, quando disputou a final com o Palmeiras, mas perdeu nos pênaltis.

Retrospectiva do Santos em temporadas de competições internacionais

O Santos está fora de torneios continentais, como a Libertadores e a Copa Sul-Americana em 2024, devido ao rebaixamento para a segunda divisão. O time, que já foi um dos participantes mais tradicionais da história, também não tem bons resultados nos últimos anos.

Em 2023, esteve na fase de grupos da Copa Sul-Americana, com cinco pontos, após somar uma vitória, dois empates e três derrotas. Dessa forma, não conseguiu avançar ao mata-mata.

Na temporada 2022, na Sul-Americana, conseguiu se deslocar até as oitavas de final, mas perdeu para o Deportivo Táchira nos pênaltis. Em 2021, repetiu o feito, mas desta vez caiu para o Independiente.

A última participação do Santos na Libertadores foi em 2020. Com 16 pontos, assegurou a liderança do grupo após anotar cinco vitórias e um empate, com 100% de aproveitamento. Bateu o LDU Quito nas oitavas, o Grêmio, nas quartas, e o Boca Juniors, na semifinal. Na decisão contra o Palmeiras, no Maracanã, perdeu por 1 a 0, com gol na prorrogação.