Início » Futebol » Regras do futebol: conheça melhor o esporte

Regras do futebol: conheça melhor o esporte

Publicado em:

Última atualização:

Para entender melhor o esporte mais popular no Brasil, é importante conhecer as regras do futebol. São elas que garantem a coerência em campo e oferecem a melhor condução para os jogadores durante as partidas, tornando tudo mais justo para os times. 

A paixão pelo futebol é vista nos estádios cheios e na emoção das torcidas que vibram a cada gol do seu time favorito. Mas será que todos sabem as regras desse jogo? Este é o momento de ficar por dentro das regras do futebol. Confira!

Quais são as regras do futebol?

As regras do futebol são muito importantes, pois definem como o jogo funciona. Elas determinam desde o tamanho do campo até o que é uma falta. Além disso, indicam como os jogadores devem se comportar e como os árbitros devem agir. Entenda melhor as principais regras do esporte a seguir.

O campo e os jogadores

Para manter a regularidade, o campo de futebol tem que ser retangular, com linhas laterais de 90 a 120 metros de comprimento e linhas de fundo ou meta de 64 a 75 metros de largura. Além da linha de meio de campo, que divide tudo corretamente.

As equipes, em campo, contêm onze jogadores, incluindo um goleiro. Entre eles, há o capitão, líder do time responsável pela conduta da equipe.

Durante o jogo, cada time tem o direito de fazer até cinco substituições. Recentemente, incluiu-se uma regra extra: uma sexta substituição em caso de um jogador sofrer uma concussão, para garantir a segurança dos atletas.

Duração do jogo

A partida de futebol é dividida em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos entre eles. Porém, às vezes os árbitros prolongam o tempo para compensar situações que “roubam” a duração do jogo, como substituições, cartões, algum jogador machucado ou uma comemoração mais animada e demorada de um gol.

Regras do futebol sobre impedimento

Se qualquer parte do jogador, exceto os braços e as mãos, estiver mais perto da linha do gol adversário do que a bola e o penúltimo adversário no momento em que se passa a bola para ele, tem-se um impedimento.

Apesar disso, o impedimento não é uma infração. Ele só acontece quando o jogador está na metade do campo do adversário, na parte ofensiva.

Faltas e condutas incorretas

No futebol, há algumas situações consideradas faltas, como segurar, empurrar e pular em cima de um adversário, chutar e fazer tropeçar, morder ou cuspir em alguém, tocar na bola com a mão ou braço e desrespeitar as decisões do árbitro.

Além disso, temos os cartões amarelo e vermelho para advertir os jogadores. Assim, o jogador pode levar cartão amarelo se atrasar o jogo, reclamar das decisões do juiz, sair do campo sem autorização, invadir a área do juiz ou fingir que levou uma falta.

Se o jogador agir de forma provocativa, cobrir o rosto com máscara ou tirar a camiseta de um jeito exagerado, pode levar cartão amarelo também. Agora, se a coisa ficar mais séria, o jogador levará cartão vermelho. Por exemplo, ao tocar na bola com a mão para evitar um gol, ter uma atitude violenta e levar dois cartões amarelos no mesmo jogo.

Regras do futebol sobre pênalti

Um pênalti acontece quando um jogador comete uma falta dentro da área do gol adversário. Na hora de bater o pênalti, todos os jogadores, exceto o que vai tentar o gol e o goleiro, precisam ficar a uma distância de pelo menos 9,15 metros da marca do pênalti, fora da área. O batedor só pode chutar a bola depois que o árbitro apitar.

Tiros livres

Os tiros livres são concedidos à equipe adversária quando ela comete uma infração. Existem dois tipos de tiros livres: os diretos, dados após uma falta mais grave, e os indiretos, feitos após uma falta menos grave.

Geralmente, cobra-se o tiro livre no local onde a falta aconteceu. Antes de bater a bola, os jogadores adversários precisam ficar a uma distância de pelo menos 9,15 metros da bola. Quando a equipe defensora forma uma barreira, os jogadores da equipe atacante precisam ficar a pelo menos 1 metro de distância da barreira até a cobrança do tiro livre.

Arremesso lateral

No arremesso lateral, a equipe adversária que tocou por último na bola antes de ela sair pelas linhas laterais do campo deve jogá-la de volta ao campo.

Na hora de fazer o arremesso, o jogador precisa estar de pé e olhando para o campo, no ponto exato onde a bola saiu de jogo. Além disso, deve segurar a bola com as duas mãos, passando-a por trás da cabeça e lançando por cima dela.

Tiro de meta

Ocorre quando a bola atravessa a linha de fundo após um jogador da equipe atacante tocá-la por último. Ao chutar a bola, o jogador precisa estar dentro da área de meta, também conhecida como pequena área. Os adversários devem ficar fora da área penal, que é a grande área, até que a bola esteja em jogo novamente.

Escanteio

Quando a bola atravessa a linha de fundo após ter sido tocada por último por um jogador da equipe defensora, há um escanteio.Na hora de chutar a bola, ela deve estar na área de escanteio mais próxima do local onde a bola saiu pela linha de fundo.

Novas regras do futebol para 2024/2025

Você sabia que, em março de 2024, houve algumas mudanças nas regras do futebol?

Confira as principais alterações para a temporada:

  • Substituições adicionais permanentes de concussão: as equipes podem fazer substituições extras para jogadores que sofreram concussão, uma lesão cerebral.
  • Capitão de equipe com braçadeira de identificação: cada equipe deve ter um capitão de equipe que usa uma braçadeira de identificação para todos saberem quem é o capitão do time.
  • Caneleiras obrigatórias: os jogadores devem usar caneleiras adequadas e do tamanho certo, parte obrigatória do equipamento dos jogadores.
  • Infrações de mão na bola: infrações em que a bola toca na mão do jogador acidentalmente ocorrem da mesma forma que outras faltas. Ou seja, não haverá falta se não for intencional.
  • Cobranças de pênalti: durante as cobranças de pênalti, parte da bola deve tocar ou ultrapassar o centro da marca de pênalti. Além disso, a invasão dos jogadores de campo só será penalizada se tiver um impacto real na cobrança.