O Timão está vivendo uma fase de reestruturação e recuperação no ano de 2024. Diante disso, a temporada de 2024 começou com uma série de reforços do Corinthians para trazer uma nova cara ao time.
Contudo, o clube não conseguiu a evolução esperada com as contratações de início de ano e, mais uma vez, o Corinthians foi ao mercado para reforçar o time na janela do meio da temporada.
Após um ano de altos e baixos, a nova diretoria do clube, recém-eleita, optou por uma grande reformulação. Então, novos jogadores chegaram ao Corinthians para diversas posições.
Além disso, algumas peças se despediram do clube, entre elas, alguns veteranos e outros atletas que não tiveram o desempenho esperado.
Contratações oficializadas: os reforços do Corinthians em 2024
Zagueiros
Entre os novos reforços, destaca-se a chegada do zagueiro Félix Torres, ex-Santos Laguna. Torres é conhecido por defender a seleção do Equador e esteve na Copa América de 2024.
Outro zagueiro que chega para reforçar a defesa é Gustavo Henrique, vindo do Real Valladolid. Gustavo traz experiência internacional e uma presença física importante na área defensiva.
Para complementar a zaga, o Corinthians também contratou Cacá, ex-Athletico. Jovem zagueiro com grande potencial, Cacá é conhecido por sua velocidade e capacidade de antecipação. Porém, o defensor está dividindo o torcedor com atuações irregulares.
Laterais
Na lateral, o clube trouxe Hugo, ex-Goiás, um jogador versátil que pode atuar tanto na lateral esquerda quanto na direita, oferecendo mais opções táticas ao técnico Ramón Díaz.
Outra contratação do Corinthians importante é Diego Palacios, ex-lateral do Los Angeles FC. Palacios é um jogador habilidoso e com grande capacidade ofensiva.
Matheuzinho, lateral ex-Flamengo, também chegou para aumentar o nível nas laterais do Corinthians após uma negociação bastante confusa com o rival carioca.
Meio-campo
No meio-campo, Rodrigo Garro, vindo do Talleres, é uma esperança para a criação de jogadas e já se tornou queridinho da torcida em 2024. Garro é conhecido por sua visão de jogo e habilidade em distribuir passes. Além disso, o jogador é um grande cobrador de falta.
Igor Coronado, que estava livre no mercado, também chegou com a missão de adicionar qualidade técnica e experiência ao meio-campo, e está conseguindo fazer isso com boas atuações.
Raniele, volante ex-Cuiabá, é outra contratação estratégica para dar maior solidez defensiva ao meio-campo.
Atacantes
Afinal, Raniele é um jogador combativo, com boa capacidade de marcação e recuperação de bola, características essenciais para proteger a defesa e iniciar jogadas de ataque.
Para o ataque, Pedro Henrique, ex-Internacional, e Pedro Raul, ex-Toluca, chegam para aumentar as opções ofensivas do time. Porém, ainda não conseguiram convencer a torcida.
Por fim, as contratações mais recentes do Corinthians foram Hugo Souza, goleiro emprestado pelo Flamengo, André Ramalho, zagueiro que estava no PSV da Holanda, e Alex Santana, meio-campista que defendia o Athletico-PR.
Reforços do Corinthians: possíveis chegadas
A diretoria do Corinthians continua atenta ao mercado e tem alguns alvos em vista. Entre os possíveis reforços estão Brian Rodríguez, atacante do América-MEX, conhecido por sua velocidade e habilidade no um contra um.
Cristian Borja, lateral disponível no mercado, também é uma opção que pode chegar trazendo experiência defensiva.
Outros nomes na mira do clube incluem Charles, volante do Midtjylland da Dinamarca, e Erick Pulga, atacante do Ceará.
Jogadores que saíram do Corinthians em 2024
O ano de 2024 não está reservando apenas reforços para o Corinthians. Afinal, a temporada também conta com perdas importantes para o clube alvinegro.
Entre as saídas mais significativas está a do zagueiro Gil, que encerrou seu contrato com o clube após ter recebido críticas duras e cobranças da torcida, indo jogar no Santos.
Bruno Méndez, outro zagueiro, também deixou o time ao fim do seu contrato.
Além disso, mais um zagueiro, Lucas Veríssimo, foi vendido ao Al-Duhail do Quatar, enquanto Rafael Ramos foi liberado ao Ceará.
Ainda, a aposentadoria do lateral Fábio Santos marcou o fim de uma era para o jogador no clube. Agora, o ex-atleta é comentarista na televisão.
No meio-campo, o volante Roni foi emprestado ao Atlético-GO, e Cantillo foi transferido ao Junior Barranquilla da Colômbia.
O meio-campista Giuliano e Renato Augusto também deixaram o clube ao fim de seus contratos e, portanto, não renderam nenhum valor co Corinthians.
No ataque, Pedro foi vendido ao Zenit da Rússia, e Felipe Augusto foi transferido ao Cercle Brugge da Bélgica.
Matías Rojas teve seu contrato rescindido após se queixar de não ter recebido valores que o Corinthians devia.
Além disso, o ídolo da torcida, Paulinho, também deixou o Corinthians ao fim do contrato.
No gol, aconteceu uma das perdas mais sentidas pelos corintianos. Cássio, um dos maiores ídolos da história do Corinthians, foi para o Cruzeiro. Para piorar, o reserva de luxo que assumiu a titularidade após a saída do goleiro, Carlos Miguel, foi vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra.
Por fim, Gabriel Moscardo também está de saída e agora vai para ao PSG.
Negociações que não deram certo em 2024
Apesar das várias contratações, o Corinthians também teve algumas negociações que não se concretizaram e deixaram o torcedor frustrado.
Hernani, volante do Parma, era um dos alvos, mas a negociação não avançou.
Walace, volante da Udinese, acertou com o Cruzeiro, frustrando os planos do Corinthians, que buscava contratar o jogador.
Gabigol, atacante do Flamengo, foi outro nome especulado e que fez o Corinthians sonhar acordado, porém a negociação não foi adiante, e o jogador segue no Flamengo.
Além disso, Lucas Evangelista, meio-campista do Bragantino, também esteve na mira, mas o negócio não se concretizou.