Início » Futebol » Entenda o recorde mundial do Al-Hilal no futebol

Entenda o recorde mundial do Al-Hilal no futebol

Publicado em:

Última atualização:

Em 2024, o Al-Hilal conquistou o 19º título do Campeonato Saudita e, de quebra, entrou para o Guinness após bater o recorde mundial. Mesmo sem Neymar, fora desde outubro do ano passado por lesão, o clube teve uma boa temporada. Mas do que se trata o recorde do Al-Hilal? Entenda a conquista.

O que é o recorde do Al-Hilal no Guinness?

O Al-Hilal entrou para os livros de história. Isso porque o time de Neymar recebeu o certificado oficial do Guinness pelo recorde mundial de maior número de vitórias consecutivas em campeonatos masculinos de futebol. Sendo assim, foram 34 vitórias seguidas, obtidos entre 25 de setembro de 2023 e 11 de abril de 2024.

O período em que permaneceu invicto aconteceu em quatro competições: Campeonato Saudita, Supercopa Saudita, Liga dos Campeões da Ásia e Copa do Rei Saudita. Assim que chegou em 34, a invencibilidade caiu após a derrota por 4 a 2, diante do Al Ain, na semifinal da Champions em 17 de abril de 2024.

Mesmo após o fim da sequência recorde de vitórias, o Al-Hilal fechou a sua campanha no Campeonato Saudita com 100% de aproveitamento, sem derrotas e com o título.

História do clube saudita

Tradição é a palavra que define o Al-Hilal. O time foi fundado em 1957 por Abdul Rahman bin Saeed, mas só no ano seguinte adotou o atual nome por decisão do rei Saud bin Abdulaziz em alterar a identidade do clube.

Desse modo, o Al-Hilal conquistou o primeiro título em 1961, a Taça do Rei, além da Copa do Príncipe Herdeiro em 1963/64. Com o sucesso, o elenco ganhou força nas arquibancadas e, surpreendentemente, em todo o continente.

Os azuis venceram o Campeonato Saudita pela primeira vez em 1976/77. Hoje, é o maior campeão da história, além da possibilidade de se gabar sobre nunca ir para o rebaixamento da segunda divisão. Em 1978, o brasileiro Mario Zagallo assumiu o Al-Hilal.

No mesmo ano, o campeão mundial com a Seleção Brasileira venceu o Campeonato Saudita. O elenco continuou a enfileirar troféus, como a Copa do Rei e a Liga dos Campeões da Ásia, organizada pela Confederação Asiática de Futebol (AFC).

Os Blues disputaram três edições do Mundial de Clubes da FIFA: 2019, 2021 e 2022. Em 2019, ao perder para o Flamengo na semifinal, garantiu o quarto lugar na classificação geral. Em 2021, caiu para o Chelsea nas semis e perdeu para o Al-Ahly na disputa pela medalha de bronze.

A melhor campanha do Al-Hilal no Mundial de Clubes foi em 2022. Venceu o Wydad Casablanca nas quartas de final, o Flamengo na semifinal e, por fim, caiu para o Real Madrid na decisão por 5 a 3.

Títulos do Al-Hilal

Troféus do Campeonato Saudita, Liga dos Campeões da Ásia, Copa do Rei da Arábia Saudita e Copa do Príncipe Herdeiro estão expostos na prateleira do Al-Hilal. O time de Riade é o maior campeão nacional, com 19 títulos.

Ainda, o desempenho do clube na Liga dos Campeões da AFC, o mais importante torneio do continente, é exemplar. São nove participações em finais, com vitórias em 1991 e 2000, e em 2019 e 2021 na era pós AFC.

Dessa maneira, confira a lista completa de títulos do Al-Hilal:

  • 19 Campeonatos Sauditas
  • 13 Copas do Príncipe Saudita
  • 10 Copas do Rei da Arábia Saudita
  • 7 Copas da Federação Saudita
  • 4 Supercopas Saudita
  • 4 Ligas dos Campeões da AFC/Ásia
  • 2 Supercopas Asiáticas
  • 2 Copas Asiáticas dos Campeões de Copa