A final da Liga dos Campeões ocorre no próximo 1º de junho de 2024, em uma disputa entre alemães e espanhóis. Com objetivo de atrapalhar a conquista da 15ª taça da competição pelo Real Madrid, o Borussia Dortmund vai tentar focar, principalmente, em Jude Bellingham. O curioso é que o jogador defendia a equipe alemã até 2023 e, logo de cara, vai enfrentar seu ex-clube em uma final europeia.
Devido a essa narrativa, preparamos um post com um raio-x de Jude Bellingham e de seu desempenho pelo Real Madrid. Vem com a gente!
Carreira de Jude Bellingham
Antes de tudo, é importante contextualizar o caminho de Jude Bellingham antes do Real Madrid. O jogador, nascido na Inglaterra, iniciou sua carreira pelo Birmingham City aos oito anos, tendo estreado no profissional em 2019.
Por causa de suas ótimas partidas, Jude foi transferido ao Borussia Dortmund, onde venceu uma Copa da Alemanha (2020-21). Em 14 de junho de 2023, então, o meio-campista foi anunciado pelo Real Madrid.
Principais estatísticas de Jude Bellingham pelo Real Madrid
Em sua primeira temporada com o Real Madrid, Jude Bellingham acumula ótimas estatísticas. Em 41 partidas, somando todas as competições (Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões, Copa do Rei e Supercopa da Espanha), ele marcou 23 gols e distribuiu 12 assistências. Foram 3.559 minutos jogados nesses 41 jogos, tendo recebido nove cartões amarelos e um vermelho.
Destrinchando cada competição, Jude Bellingham jogou 28 partidas no Campeonato Espanhol, marcando 19 gols e seis assistências. Na Liga dos Campeões, então, foram dez jogos, quatro gols e quatro assistências. Atuou ainda nos dois jogos da Supercopa da Espanha, contribuindo com uma assistência. O jogador mal foi utilizado na Copa do Rei, mas deu uma assistência no único duelo disputado.
Jude Bellingham na Liga dos Campeões
Como dito anteriormente, foram dez partidas para Jude Bellingham pelo Real Madrid na Liga dos Campeões. Desse número, pode-se extrair números interessantes sobre o jogo do meio-campista.
Jude Bellingham teve 908 minutos jogados, quatro gols (três com o pé direito e um de cabeça), quatro assistências, dois cartões amarelos e 91,1% de eficiência no passe. Além disso, correu uma distância de 108,07 km, sendo 9,37 km de média.
Ainda nesse aspecto, atingiu uma velocidade máxima de 32,5 km. Houve ainda 496 passes completados de 542 passes tentados, 24 de 34 passes longos bem-sucedidos, com uma eficácia de cruzamento em 42,86%. Defensivamente, Jude teve 25 recuperações de bola e 21 desarmes.
Principais títulos e premiações de Jude Bellingham pelo Real Madrid
Jude Bellingham possui dois títulos com o Real Madrid: uma Supercopa da Espanha (2023-24) em cima do Barcelona e um Campeonato Espanhol (2023-24). Além disso, tem a possibilidade de sagrar-se campeão da Liga dos Campeões no próximo sábado (1º de junho).
Além dos títulos coletivos com o Real Madrid, Jude Bellingham conquistou alguns troféus individuais. Desde que desembarcou na Espanha, levou o prêmio de melhor jogador do mês da La Liga duas vezes (agosto e outubro de 2023), o prêmio Kopa de 2023, organizado pela revista France Football e dado ao melhor jogador com 21 anos ou menos, o Golden Boy, de mesma finalidade.